Celso Domingues 11/08/2015 22:01
    Caminho da Fé e Rodovia Rio-Santos (900km)

Cicloviagem pelo caminho da fé, saindo do ramal de São Carlos e uma esticada para o litoral, descendo a serra sentido Paraty, em 13 dias.

Cicloviagem Mountain Bike

O Caminho da Fé foi inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela e foi criado com a intenção de dar uma estrutura e apoio as pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida.

Com o apoio das paróquias e prefeituras, por onde o caminho passa, o peregrino encontra hoje diversos pontos de apoio como pousadas, restaurantes e água potável, além de um povo muito hospitaleiro e acolhedor.

Originalmente saindo da cidade de Águas da Prata SP, hoje o Caminho da Fé conta com outros ramais de onde o peregrino pode iniciar o trajeto no interior do estado de São Paulo e seguir por várias cidades do sul de Minas, contemplando as belezas naturais de rios, cachoeiras e montanhas. proporcionando momentos de reflexão, fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.

Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.

(www.caminhodafe.com.br)

A viagem...

Com o objetivo de superar os limites, curtir a natureza e conhecer novos lugares, parti para o caminho da fé nas férias de 2013, eu e minha bike.

Saindo do ramal da cidade de São Carlos, são 540km até Aparecida, e para "incrementar" a viagem, sai pedalando da minha casa, aumentando em 60km o percurso.

De Rio Claro SP, minha cidade, até Aparecida, foram nove dias pedalando, passando por dias de calor, dias de frio, outros com chuva, mas todos muito bem aproveitados, conhecendo e curtindo cada quilometro do caminho.

Trajeto concluído, foram 600km pedalando, e depois desse "esforço" todo, já que estava tão perto do litoral e de férias, hora de curtir. Uma noite de descanso na cidade de Guaratinguetá e no dia seguinte foram oito horas pedalando para chegar na cidade de Paraty, já no estado do Rio de Janeiro.
    Foram dois dias em Paraty para conhecer as praias de Trindade e seguir rumo a Ubatuba pela rodovia Rio-Santos, pedalando e parando em diversas praias, descobrindo e conhecendo os locais.

Mais um dia de pedal, cheguei na cidade de Caraguatatuba, com 900km rodados.

Com o sentimento de "dever cumprido" encerrei minha viagem, voltando para casa de ônibus após 13 dias na estrada.

Todas as fotos dessa cicloviagem podem ser vistas aqui:

Celso Domingues

Publicado em 11/08/2015 22:01

Realizada de 03/05/2013 até 15/05/2013

Celso Domingues

Rio Claro - SP

Amante da natureza e da bike, cicloturista nas horas vagas.