AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
CEM 07/08/2022 11:49 com 1 participante
    TRAVESSIA OURO BRANCO - OURO PRETO PARTE 03/03

    TRAVESSIA OURO BRANCO - OURO PRETO PARTE 03/03

    Trecho entre o distrito de Lavras Novas e o Parque Estadual do Itacolomi

    Trekking Hiking


    Mirante do Custódio, com a represa ao fundo.

    TRAVESSIA OURO BRANCO - OURO PRETO

    TRECHO 2: Lavras Novas até o Parque Estadual do Itacolomi

    Extensão aproximada: 12 km

    A partir da igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, descemos pela rua Nossa Senhora dos Prazeres, sentido represa do Custódio, passando pelo mirante, onde seguimos por uma trilha em leito de rocha que desce o morro em direção à cachoeira Três Pingos. Para fugir da estradinha poeirenta, pegamos um atalho íngreme por onde passa uma linha de distribuição de energia. Cruzamos o córrego da Brenha no fundo do vale e saímos novamente na mesma estradinha. Trata-se de um desnível bastante acentuado, motivo pelo qual, a opção por evitá-lo e continuar pela estradinha deve ser avaliada, especialmente por quem está com mochila cargueira. De lá, seguimos até a represa do Custódio, com o seu barramento recentemente reformado e reforçado.

    A represa do Custódio, que marca o limite do P. E. do Itacolomi, é formada pelo barramento do córrego dos Prazeres, cujas águas são desviadas por um canal que alimenta a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Funil, em operação desde 1949. A montante do reservatório está a cachoeira dos Prazeres, uma das mais belas de Lavras Novas.

    Depois de cruzar a barragem, já dentro dos limites do Parque, seguimos por uma agradável estradinha em meio à mata, que circunda a margem esquerda da represa. Em mais meia hora de caminhada, chegamos ao mirante do Custódio, uma projeção de rocha de onde se tem uma bela vista da represa. A partir deste ponto, existe uma bifurcação. O caminho correto é o da direita, pela trilha oficial do Parque para o mirante.

    A trilha para o mirante do Custódio, adaptada ao leito de algum antigo acesso, possui um traçado bastante agradável, com subidas e descidas suaves, largura da pista adequada para duas pessoas e sem irregularidades ou processos erosivos, limpa, e bem cuidada. Passamos ao lado de belas e imponentes escarpas fraturadas que compõem o maciço do Itacolomi e por um agradável pocinho em meio à mata, onde é possível tomar um banho rápido. Do mirante do Custódio até o entroncamento da trilha com o caminho que segue para o pico do Itacolomi foram 5 km percorridos em uma hora de trilha. Em mais 10 minutos chega-se à Casa Bandeirista, que marca o final deste trecho.

    O Parque abriga o Pico do Itacolomi, com 1.772 metros de altitude, referência para os antigos viajantes da Estrada Real, como o bandeirante paulista Antônio Dias, que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”. A palavra “Itacolomy” vem da língua tupi e significa “pedra menino”, os índios viam o pico como o “filhote” da montanha ou “pedra mãe”. A Fazenda São José do Manso, no interior da unidade, era um polo produtor de chá na primeira metade do século 20, e um exemplar da arquitetura colonial deixado pelos bandeirantes em Minas (informações extraídas do site do IEF).

    O Parque dispõe de uma área de camping com capacidade para 30 barracas ou 120 pessoas, quatro casas alojamento com capacidade para até oito pessoas cada e uma casa de hóspedes com capacidade para 13 pessoas. A proposta é que sirva de local de apoio para quem percorre este segmento da TESP. É cobrada uma entrada e tarifas para o pernoite, portanto, o acesso ao Parque via represa do Custódio e as reservas para o pernoite devem ser acertadas previamente, por meio do e-mail: peitacolomi@meioambiente.mg.gov.br ou telefone (31) 3551 6193.

    Da área de camping até a portaria do Parque junto à MG-129, são mais cerca de 6 km de caminhada pela estrada oficial de acesso. Em frente ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia, praticamente dentro da área urbana de Ouro Preto, existe um ponto de ônibus e disponibilidade de taxi e demais opções de transporte público para quem deseja visitar os atrativos da cidade ou seguir pela TESP.


    Trecho da travessia Ouro Branco - Ouro Preto, de Lavras Novas ao Parque Estadual do Itacolomi

    Trecho inicial da trilha a partir de Lavras Novas, sentido represa do Custódio.

    Represa do Custódio, próximo à barragem.

    Estradinha em meio à mata, dentro dos limites do Parque Estadual do Itacolomi.

    Vista da represa do Custódio a partir do mirante.

    Trilha oficial do Parque para o mirante do Custódio.

    Pocinho na trilha para o mirante do Custódio.

    Sinalização no Parque Estadual do Itacolomi.

    A cidade de Ouro Preto, com o Parque Estadual do Itacolomi ao fundo.

    CEM
    CEM

    Publicado em 07/08/2022 11:49

    Realizada em 18/06/2022

    1 Participante

    André Deberdt

    Visualizações

    426

    2 Comentários
    Fabio Fliess 08/08/2022 11:49

    Curti muito. Em breve vou fazer com a Leticia!!! Obrigado por compartilhar.

    CEM 09/08/2022 05:45

    Oi Fabio! Digo aos colegas que é uma caminhada gourmet, para degustar com calma: belas paisagens, muita história e cultura pelos vários caminhos da "Estrada Real". Tem que fazer sem pressa. Precisando de mais dicas é só chamar!

    1
    CEM

    CEM

    Belo Horizonte, MG

    Rox
    117

    Centro Excursionista Mineiro. Clube de montanhismo, desde 18/08/05. Filiado a FEMEMG e CBME.

    Mapa de Aventuras
    sitedocem.org.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Bruno Negreiros e mais 451 pessoas apoiam o manifesto.