AventureBoxExplore
Create your account
CEP 09/16/2020 18:16
Centro Excursionista Petropolitano: 62 anos de história

Centro Excursionista Petropolitano: 62 anos de história

História da fundação do CEP, clube de montanha sediado em Petrópolis

Mountaineering Trekking Hiking

Centro Excursionista Petropolitano: 62 anos de história

A presença do botânico escocês George Gardner na Pedra do Sino (2.257m), em 1841, é o mais antigo registro da atividade de montanhismo em Petrópolis, levando-se em conta que o ponto culminante da Serra dos Órgãos é também a convergência das divisas de três municípios: Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim. Gardner efetuou a ascensão a partir da fazenda do Dr. March, onde hoje é o alto de Teresópolis; as cidades de Petrópolis e Teresópolis ainda não existiam. Gardner em seu livro "Travels in the interior of Brazil" (Londres, 1846) relata sua passagem pela povoação de Corrêas, quando em viagem de Minas para o Rio, mostrando-se empolgado com a vista do morro Açu e montanhas próximas, nostálgico que era das belas montanhas escocesas.

O Club Excursionista de Petrópolis foi a primeira agremiação do gênero fundada em Petrópolis em 28 de junho de 1931 e a segunda no Brasil. A segunda agremiação em Petrópolis foi o Centro Excursionista Petrópolis, fundado em 10 de julho de 1945. Nesse período o montanhismo teve em Petrópolis um impulso considerável. Principalmente sob a liderança de Geraldo Fiorini, petropolitanos tornaram-se assíduos frequentadores do Dedo de Deus, da Agulha do Diabo, do Pico Maior nos Três Picos de Friburgo, os "bichos-papões" da época.

Em 15 de maio de 1958 era fundado o atual Centro Excursionista Petropolitano, o CEP, que desde então vem sendo formador de montanhistas na cidade, promovendo a prática segura das atividades em montanhas. E dentre tantas atividades foi uma das associações fundadoras da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, FEMERJ, em 29 de Agosto de 2000, que é associada a UIAA - Union Internationale des Associations d'Alpinisme.

partir de 1960, ano de sua primeira conquista, o Paredão Dom Pedro II (2ºIII), no Cobiçado, montanhistas do CEP conquistaram inúmeras vias de escalada que atestam o alto nível técnico por eles atingido. Neste particular, merece destaque André Silva Ilha, Antônio Carlos Magalhães, Jeferson Monteiro Costa.

O CEP não se limita à prática do montanhismo: a agremiação tem participado, também, de atividades voltadas para a conservação da natureza. Acolhendo proposição da Câmara Municipal - em apoio à iniciativa do vereador Miguel Pachá - o prefeito Dr. Nelson de Sá Earp sancionou a Deliberação nº1180, de 18 de novembro de 1959, declarando de utilidade pública o CENTRO EXCURSIONISTA PETROPOLITANO. Em 2018 o CEP recebeu da Câmara Municipal de Petrópolis o Prêmio Chico Mendes por relevante desempenho no cuidado com o Meio Ambiente de Petrópolis. O CEP atualmente faz parte no conselho consultivo da APA – Petrópolis e do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela - REVISEST.

Faça parte da história do montanhismo, faça parte de um clube de montanha!

Sempre em frente!

CEP
CEP

Published on 09/16/2020 18:16

Performed on 09/16/2020

Views

226

2
Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 09/17/2020 10:05

Muito bom ver um clube tão importante como o CEP no AventureBox. Tenho certeza de que veremos muita história e transmissão de conhecimento por aqui.

CEP
CEP 09/18/2020 18:14

Valeu Bruno! Sempre em frente!

CEP

CEP

Petrópolis - Brasil

Rox
59

O CEP é um clube de montanha em que os associados se reúnem para caminhadas, escaladas, cursos e palestras relacionados ao montanhismo e preservação do ambiente natural.

Adventures Map
www.petropolitano.org.br/

1 Posts


220 Following