Aventura Não Tem Idade 06/03/2018 23:33
    IRUYA Noroeste Argentina

Trilha do silencio Iruya a San Izidro onde as montanhas são coloridas, altas onde lá no alto só mesmo os condors embelezam o Céu azul.

Mes de Outubro .

Saimos de Humahuaca e fomos até Iruya quase divisa com a Bolivia. A estrada em zigue zague e vai ganhando altitude até enjoar literalmente já que o bus não consegue andar rápido. É lindo e emocionante passar por pequenos vilarejos esquecidos no mundo e que dependem muito dessas passadas dos onibus uma vez ao dia para levar mantimentos naquelas altitudes.

Apesar de ser uns 246 km leva mais de 5 horas dependendo das condições do bus. De repente em meio as montanhas coloridas e num sobe e desce de montanhas se avista uma igreja literalmente encravada no meio da montanha. E quanto mais iamos nos aproximando mais nos encantavamos com o lugar e pra nossa surpresa estava iniciando uma Festa religiosa católica e toda comunidade ali estava. Claro que nos infiltramos para ver de perto aquela maravilha. Havia toda uma encenação com cavaleiros, máscaras e interação do povo. A alegria do povo local era contagiante e só fomos buscar uma pousada após o término do evento. E as pessoas ainda estavam em extase.

No dia seguinte fizemos uma trilha até San Izidro Na verdade, não há uma trilha muito bem definida dentro do vale, mas basta seguir o leito do rio que levará até bem próximo de San Isidro. Pela característica geográfica do local, evite fazer esse percurso em dias de chuva forte, pois se o rio subir muito estará um pouco enroscado.

No final da trilha San Izidro é um pueblo que fica no alto, lá encontramos uma bodega, fizemos um lanche junto com um pessoal argentino que encontramos durante o percurso. Muito boa gente, sabe aquelas amizades que fazemos enquanto viagem e que são super intensas e depois nunca mais se vê mas guarda pra sempre aqueles momentos mágicos.

No trajeto de volta encontramos uma garotinha local de uns 10 anos que ia para escola sózinha, faz esse trajeto todos os dias ida e volta para estudar! Ficamos encantados de ver a força de vontade e o perigos que passa em dias de tempestades. É vergonhoso pensar que na cidade com todo conforto muitos estudantes fazem corpo mole para ir a escola.

A noite saimos para jantar e combinamos a volta no dia seguinte para Humahuaca numa carona no carro dos argentinos. Foi fantastico, porém quem tem problemas com estradas em zig zag e em altitude passa mal, mas os visuais compensa qualquer mal estar.

De volta em Humahuaca nos programamos para fazer mais dois trekkings La Señorita e Vale de la Colores. Essa região da Quebrada tem muitos mas muitos passeios muito interessantes a fazer. Se for no Carnaval então, tem que reservar alguns meses antes pois dizem os quebradeños que são 5 dias e noite e festa em Humahuaca. Ainda bem que fomos fora de temporada...rss