Cléria 14/05/2017 13:46
    Rappel no Buraco das Andorinhas

Dolina com 70m de profundidade, originada pelo afundamento do teto de uma grande gruta, devido a ação da água sobre o terreno de calcário.

Localizada a aproximadamente 133km de Brasília apartir da rodoviária do Plano Piloto, seguindo pela br 020 em estrada muito boa e sinalizada, pegando a esquerda da rodovia um trecho de estrada de chão com aproximadamente 17km.

A estrada de chão é a mesma que dá acesso ao Buraco das Araras, aproximadamente 10km ao sair da rodovia, prossegue-se ao passar por este mais uns 7km. O final do trajeto está um pouco ruim e, por isso, é necessário atenção para os veículos de passeio. Chegando à porteira de uma fazenda com uma casinha vazia, percorre-se a pé uma trilha fácil, mas não tão bem marcada, que a princípio margeia um muro de pedras.

Chegando a parte de cima da dolina, acessamos seu interior através de rappel. Deve-se ter cuidado em preservar o silêncio, pois existe um enorme cacho de abelhas encrostado na pedra logo na descida.

Chegando ao fundo, caminha-se uma trilha de aproximadamente 200m até o lago no interior da caverna. A trilha é bem íngreme e com pedras soltas, portanto perigosa. O lago possui uma água cristalina e azulzinha que propicia um excelente mergulho, em que pese ser bem gelada. É revigorante para podermos enfrentar a subida que nos espera. A trilha de retorno requer um pouco de condicionamento físico e atenção, pois é bastante íngreme.

Após o passeio pode-se seguir de carro até a Fazenda Lajedo, bem próxima, onde pagando 5 reias ao Seu Vanderley se tem acesso a uma pequenina cachoeira com um poço para banho, o lugar é bem bonito e a água um pouco turva e esverdeada.

A Fazenda possui boa estrutura para camping, restaurante, passeio a cavalo, venda de queijos e doces produzidos por lá mesmo.

Pra finalizar o passeio pegue a estrada de volta um pouquinho antes do pôr do sol e aproveite essa maravilha da natureza, que na estrada de terra, contornando as árvores retorcidas, dá um tom todo especial ao cerrado.