AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Clube Outdoor 30/10/2019 08:35 com 3 participantes
    Aiuruoca (Pico do Papagaio e Cachoeira dos Garcias)

    Aiuruoca (Pico do Papagaio e Cachoeira dos Garcias)

    Acampamento n e realização de trilhas para o Poço das Fadas, Pico do Papagaio e Cachoeira dos Garcia (Relato: Henrique Protázio)

    Montanhismo Hiking

    Aiuruoca + Papagaio
    Data:
    05/10/2019 e 06/10/2019
    Local: Aiuruoca, Minas Gerais
    Atividade: Camping Estruturado + Ataque para Pôr do Sol
    Participantes: 14 pessoas (6 novatos)
    Transporte: Van de 15 lugares (Beto)
    Início: Camping O Panorâmico, dia 05/10/2019
    Ponto Final: Cachoeira dos Garcias, dia 06/10/2019

    RELATO

    Dia 01 - 05/10/2019

    Ponto de encontro marcado no posto Shell da Rodoviária, o grupo se manteve pontual e saímos às 00:25, tivemos um participante faltante em cima da hora, circunstâncias da vida. Fizemos uma viagem tranquila. o grupo, como sempre, ERA muito bom e se manteve com entrosamento excelente.

    Nossa primeira parada foi num posto após a subida da Serra das Araras, que durou mais ou menos uns 30 minutos. Seguimos viagem pela Dutra, com trânsito excelente, acabei cochilando e ao me deparar com um dos trajetos que o GPS nos indicava, pedi ao nosso anjo da guarda e motorista, Beto, alterar o trajeto pois conhecia a estrada e era bem ruim, aumentamos o trajeto em uns 40 km, mas fizemos uma viagem bem tranquila, fizemos mais uma parada para abastecimento em Resende e seguimos viagem, subimos a serra dos 3 Estados em direção ao nosso destino, estrada com muitas curvas sinuosas, fizemos mais uma parada na cidade de Pouso Alto para um café, lá pelas 5 hs da manhã, o termômetro marcava 14º graus.

    Seguimos viagem até o centro de Aiuruoca, chegamos e fomos logo tomar café da manhã na padaria Delícias do Trigo. Após o café, seguimos com a Van rumo ao Vale do Matutu, onde se localizava nosso ponto de apoio, o Camping O Panorâmico, após cerca de 40 min de estrada de chão, chegamos . Fomos muito bem recebidos pelo Odilon, proprietário do Camping. Retiramos nossas coisas da Van, escolhemos nosso canto para montar as barracas, colocamos roupas de banho e seguimos em direção a Cachoeira das Fadas, que localizada bem próxima de um local bem conhecido da região chamado Casarão. Tomamos um bom banho gelado, tiramos fotos, e conversamos um bocado.

    Nosso acampamento.

    Galera curtindo a Cahcoeira (Poço) das Fadas

    Não demoramos muito, pois estávamos preocupados com o horário do almoço e para a grande aventura do dia, que seria o ataque do Pico do Papagaio para assistirmos o pôr do sol. Voltamos para o Camping, almoçamos aquela comida caseira mineira, descansamos um pouco e nos arrumamos para iniciar a trilha. Por volta das 13:15 hs iniciamos a trilha, tínhamos a previsão de 03:30 hs de duração, a ida com subida bem intensa, boa parte da trilha era exposta, estava bem quente neste dia, um dos cães do Camping nos acompanhou pela trilha o tempo inteiro, um verdadeiro guia e companheiro, logo foi carinhosamente apelidado de “Paçoca”.

    Subidão

    Rumo ao Papagaio

    Durante nossa subida, fizemos paradas para descanso, alimentação e fotos. Nosso querido motorista e amigo, Beto, subiu conosco para fazer a cobertura de nossa aventura com seu Drone. Haviam participantes bem experientes com fotos e fizeram clicks incríveis do pessoal e da paisagem, agradecimento total ao Golias e ao Sílvio. O primeiro grupo chegou ao cume por volta de 16:50 hs, e os demais por volta de 17:05 hs. Tiramos fotos, lanchamos e nos posicionamos estrategicamente para assistir o espetáculo.

    Cume do Pico do Papagaio de Aiuruoca

    O tempo estava aberto, contemplamos o pôr do sol, e não demoramos muito a iniciar a nossa descida, antes de descer nos agasalhamos e munidos de nossas lanternas para iluminar nosso retorno, iniciamos a descida de volta ao camping. Atenção redobrada, pois já estava escuro e mantivemos o grupo junto na parte mais fechada da trilha. Após um tempo de caminhada, o grupo da frente abriu uma diferença e, em comum acordo com quem fechava a trilha, combinamos de ir direto sem paradas, descida tranquila e com bastante atenção. Por volta das 20:30 hs estávamos de volta ao camping famintos, havíamos combinado de tomar um caldo. Após a chegada de todos, parte do grupo resolveu comer uma pizza num bar próximo ao camping. Após todos de banho tomado, partimos então caminhando para o bar para nos hidratarmos e comermos pizza, sempre em companhia de nosso fiel cãopanheiro “Paçoca”. Comemos nossas pizzas, bebemos e conversamos bastante, nossa já famosa pós-trilha, por volta de meia noite, voltamos ao camping para descansar para o dia seguinte.

    Valeu, Paçoca.

    Dia 2 - 06/10/2019

    Acordamos com calma no camping, tomamos café e definimos o real rumo do nosso último dia. Decidimos ir direto para a cachoeira dos Garcias, a mesma fica localizada no Vale dos Garcias, também em Aiuruoca. Pegamos a estrada de saída da cidade, e em um determinado ponto acessamos a estrada de terra rumo ao Vale dos Garcias. A estrada em sua maior parte é razoável, alguns pontos bem ruins, mas o Beto e sua Van deram conta do recado, não descemos para o Restaurante Casal Garcia de Van, ela ficou parada em um recuo mais acima e fizemos uma caminhada de cerca de uns 20 min.

    O caminho para a cachoeira é bem marcado, uma descida leve que nos deixou direto na poço da queda da cachoeira, estava um dia bem quente e aproveitamos bastante o poço. A água estava bem gelada, o que por sua vez nos deixava com frio ao ficarmos muito tempo na água, nos esbaldamos muito pelas águas do Garcia.

    Cachoeira dos Gárcias.

    Antes de ir embora, paramos um pouco no Restaurante para fazermos uma hidratação e petiscar, a previsão do tempo foi precisa ao apontar início de chuva leve para aproximadamente 14hs, ao caírem as primeiras gotas d'água, encerramos nossa conta e fomos em direção a Van para retornarmos ao Rio de Janeiro. Fizemos uma parada na estrada, especificamente em Baependi, para almoço tipicamente mineiro, ao fim do almoço, fiz um discurso de agradecimento e então seguimos viagem de barriga cheia. Fizemos uma parada na Garganta do Registro para compras de queijos e tomarmos um cafézinho e logo seguimos viagem rumo ao Rio de Janeiro. Chegamos cedo ao nosso destino final, o Posto Shell próximo a rodoviária novo rio, nos despedimos e seguimos cada um para sua casa.

    Clube Outdoor
    Clube Outdoor

    Publicado em 30/10/2019 08:35

    Realizada de 05/10/2019 até 06/10/2019

    3 Participantes

    Henrique Protázio Bruno Negreiros Adhemar

    Visualizações

    1036

    3 Comentários
    Talii Nasi Safaris LTD 24/11/2019 05:12

    Seems was nice place.!

    Clube Outdoor 20/03/2020 19:41

    Aiuruoca é o lugar!

    David Sousa 17/04/2021 07:00

    Lindo!

    Clube Outdoor

    Clube Outdoor

    Rio de Janeiro

    Rox
    2263

    Grupo de amantes da natureza com o objetivo de promover práticas outdoor e o desenvolvimento do autoconhecimento e da conscientização crítica, ambiental e social.

    Mapa de Aventuras
    clubeoutdoor.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.