/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ce0a158306ce/adventure/5d5b2ea9119c5/5d5b2ea915a83-2.jpg)
Branca de Neve - PETP
Trilha no Parque Estadual dos Três Picos (Relato: Josye Villela).
Hiking MountaineeringData: 10/08/2019
Local: Parque Estadual dos Três Picos, Teresópolis / RJ
Atividade: Hiking
Participantes: 8 pessoas
Transporte: Van
Encontro: Posto Shell, Praça Mal. Floriano, 80 – Santo Cristo | 5h30
Início da trilha: Fazenda Itatyba, Vale dos Frades - Teresópolis
Ponto Final: Posto Shell, Praça Mal. Floriano, 80 – Santo Cristo | 19h
RELATO
Sábado, 10 de agosto. A aventura marcada, Cume da Branca de Neve, no Parque
Estadual dos Três Picos, situado entre os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo.
Marcamos de nos encontrar as 5h30 para sair do Rio em direção a região serrana. Seríamos em 9 pessoas, mas uma pessoa perdeu a hora de acordar e então seguimos em 8. 6h10 partimos. Do Rio até o início da estrada de chão batido que leva a trilha são cerca de 2h, antes de pega-la paramos rapidamente para um café. Da estrada de chão batido até o início da trilha são 11km de terreno bem acidentado, onde a van precisa subir com calma e atenção. Essa estrada também marca o fim da travessia Vale dos Deuses, em Nova Friburgo x Vale dos Frades, em Teresópolis. Chegamos Na Fazenda Itatyba, local de início da trilha. A fazenda é uma propriedade particular, porém é permitida a entrada para fazer as trilhas do Parque Estadual.
As 9h10 começamos a trilha entrando por um caminho ao lado da fazenda. A caminhada passa por um pasto de onde já se pode contemplar um vista linda das montanhas ao redor, além de algumas vaquinhas e bois. Ao subir um pouco, a trilha se espalha em caminhos de bois e, por um descuido, pegamos um deles. parte do grupo voltou para retornar a trilha original e outra parte seguiu por outros caminhos de bois até retornar a trilha que estava logo acima, como podíamos ver pelo gps.
Subida da Branca de Neve
Súbida do PR
Após algum tempo de caminhada, chegamos a um pequeno lance de corda, e então começam seguidas subidas em laje de pedra. Até esse momento a trilha não tem grandes dificuldades, caminhada em pasto e em mata um pouco fechada. As subidas em laje são íngremes e não devem ser exploradas em dias úmidos ou que tenha chovido anteriormente, bem ao contrário do dia lindo que tivemos, de céu muito limpo e calor. O quilometro final, dos 4km da trilha, é todo em pedra. Subimos devagar, respeitando as dificuldades de alguns, até que, enfim, chegamos ao cume já quase 12h30. A trilha não demora tanto, mas subimos sem pressa, paramos para tirar fotos, para conversar e curtir o local.
Galera quase no Cume
Josye Villela no cume
Ricardo Sertâ no cume
Do topo da Branca de Neve é possível ter uma vista completa dos 3 Picos, da Caixa de Fósforo,
Cabeça de Dragão, para o outro lados o 2 Bicos, Seio da Mulher de Pedra, ao fundo o Parnaso. É uma vista 360º graus de montanhas.
Por volta de 14h começamos a descer e sem muita dificuldade chegamos as 16h na fazenda Itatyba. Nosso motorista, o melhor de todos, nos esperava tranquilamente com bebidas geladas e sanduiches como ele costuma nos mimar. Foi um dia lindo, com uma vista espetacular e uma vibe muito boa da galera toda.
Foto irada do Gil na descida da trilha
O incrível visual do fim do dia. Foto: Osório.
O evento de 2019