AventureBoxExplore
Create your account
Curso Básico de Escalada com o Armazém Aventura

Curso Básico de Escalada com o Armazém Aventura

Curso básico que três meninas do grupo fizeram em São Bento do Sapucaí com o Armazém Aventura (relato: Josye Villela)

Climb Mountaineering

Nos dias 24 e 25 de agosto o Clube Outdoor promoveu o primeiro curso de escalada do grupo. Fechamos um grupo lindo, 3 meninas, as alunas do curso, e mais 2 meninos que já haviam feito o curso anteriormente, e seguimos rumo a São Bento para sermos ensinados pelo Antônio Calvo, do Armazém Aventura.

Éramos as 3, Zoé, Ana Paula e Josye, as alunas. Todas com alguma pequena experiência em escalada. Zoé fez Curso Básico de Montanhismo há pouco tempo, e gostaria de melhoras a técnica no esporte. Ana Paula, pouco tempo antes do curso, havia escalado o Dedo de Deus com um guia experiente, e decidiu que precisava saber mais para alcançar metas maiores. E Josye, essa que vos escreve, fez também o Curso Básico de Montanhismo há 7 anos atrás e depois disso não escalou mais.

Apesar de nossas pequenas experiências que já haviam nos colocado em contato com a rocha e alguns entendimentos sobre o esporte, nos dispusemos a fazer o curso básico desde o início, dos pequenos detalhes de nós, até as partes mais complexas. Mas a verdade é que apesar de básico, o curso foi bastante amplo e produtivo.

Revisando tudo.

Saímos do Rio na sexta a noite, já era perto de meia noite, e chegamos a São Bento por volta de 5h. A viagem foi tranquila, fomos de carro e Henrique e Bruno dividiram a direção enquanto nós 3 dormíamos no banco de trás. Chegamos e aguardamos uma padaria abrir para tomar café e então esperamos pelo Antônio para seguirmos para o que seria nosso campo escola, a Falésia do Chá.

São Bento é uma cidade bem pequena e muito charmosa, conhecida por montanhistas por suas muitas vias de escalada e pelas famosas Pedra do Baú e Ana Chata, além de receber o Mountain Festival.

A parte inicial do curso foi mais teórica, sobre procedimentos e tipos de escalada, e adentramos nos nós, parte de grande importância para a prática segura do esporte. A aula do Antônio é bastante envolvente, ele tem uma ótima didática e domínio sobre o assunto, além da simpatia e gosto com que ministra suas aulas (é muito elogio mesmo, porque a aula dele é muito única). Seguimos as primeiras horas de curso na teoria e prática de nós, até que então começamos a colocar os aprendizados em prática em nosso primeiro contato com a rocha no curso em uma via 3sup. Intercalamos entre as escaladas e dar segurança uma pra outra e pouco a pouco fomos superando nossos medos e inseguranças. Conforme evoluíamos no curso, Antônio se sentia seguro para seguir com os ensinamentos. Durante o curso vimos técnicas de ancoragem, e até como se guia uma escalada, fizemos uma simulação com uma segunda corda e subimos colocando costuras. Claro que não é a ideia guiar nada agora, mas foi interessante ter essa pequena experiência de guiar uma via e também como o curso pode ser moldado de acordo com o quanto é absorvido.

Educação ao ar livre.

Antônio ensinando com muita felicidade

Enquanto escalávamos nosso 3sup, Bruno e Henrique faziam um 5 na via ao lado, sempre dando uma bisbilhotada em como ia nosso desenvolvimento e nos incentivando.

O primeiro dia de escalada terminou, depois de muito aprendizado, em uma mesa de bar bebendo cerveja pra pagar todas as vezes que a gente pisou na corda rsrs, com direito até a cobertores, porque tava muito frio.

O sábado, além de repleto de novos conhecimentos, foi um dia muito leve e divertido.

E o domingo não foi diferente. Depois de uma ótima noite de sono no hostel Quintal Sem Fim, e também um café espetacular (gente, que café!), Antônio foi até o Quintal nos encontrar para voltarmos a Falésia do Chá, que fica um pouquinho mais afastada do Centro da cidade, uns 20 minutos, após andar por pequenas ruas asfaltas e então entrar em estrada de terra.

Demos início a mais uma aula repleta de conhecimento. Confesso que não lembro a ordem dos assuntos abordados, quais foram no sábado e quais no domingo, mas o conteúdo abordado é que é o importante rsrs.

Do início da tarde de domingo em diante a gente tentou escalar quase todas as vias do campo escola. Zoé conquistou um 5 e Josye e Ana Paula deram uma empacada no último crux chegando no grampo.

Vai, Zoé.

Josye superando tudo.

Cola na pedra, Ana.

Depois desse fim de semana incrível, até nos juntamos para comprar um corda e não acabar deixando a prática da escalada de lado.

Ao final do dia voltamos para o Rio, um pouquinho cansados, mas muito felizes e satisfeitos.

Clube Outdoor
Clube Outdoor

Published on 10/09/2019 23:34

Performed from 08/24/2019 to 08/25/2019

2 Participants

Josye Villela Zoé

Views

349

1
Antônio Calvo
Antônio Calvo 01/07/2021 16:58

Aeeeee muito obrigado pela participação de vocês ! Foi tudo de bom.

Clube Outdoor

Clube Outdoor

Rio de Janeiro

Rox
1262

Grupo de amantes da natureza com o objetivo de promover práticas outdoor e o desenvolvimento do autoconhecimento e da conscientização crítica, ambiental e social.

Adventures Map
clubeoutdoor.com.br

4 Posts

See More

2923 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 156 others support the Together page.