AventureBoxExplore
Sign Up

Pedra Aguda

Evento com acampamento no Refúgio Pedra Aguda e ataque aos Picos da Pedra Aguda e Mundo Novo (Relato: Bruno Negreiros)

Mountaineering Hiking

Evento: Pedra Aguda
Data: 12 a 13/10/2019
Local: Refúgio Pedra Aguda, Bom Jardim, Nova Friburgo.
Atividade: Camping com duas trilhas, rapel e escalada.
Participantes: 18 pessoas.
Transporte: Van de 15 lugares (Beto) + Carro extra (Negreiros)
Hospedagem: Refúgio Pedra Aguda

RELATO

Dia 1 - 12/10/2019

Saímos do Rio de Janeiro por volta das 3:00 da manhã. Negreiros pediu para adiantar a saída pensando em ter uma margem de erro melhor para chegar no camping, tomar café com tranquilidade e retornar antes do fim do almoço. A viagem estava ocorrendo com tranquilidade até chegarmos no pé da Serra de Guapimirim e descobrirmos que a estrada estava fechada por conta de uma queda de barreira. Tivemos que retornar e subir por Teresópolis, aumentando consideravelmente o tempo de viagem. Mas sem deixar a animação baixar, seguimos em frente, chegando no Refúgio por volta das 9:00.

Já no local, optamos por reservar os nossos lugares no camping e montar as barracas rápido. Negreiros marcou a saída para 10:30. Após tudo montado, fomos tomar café da manhã (16,00). Tudo arrumado, todos alimentados e, por volta das 10:40, iniciamos a subida da trilha da Pedra Aguda com todos os participantes. Vale lembrar que foi ótima a ideia de fazermos uma entrega de camisas coletiva. Quase todos que receberam já as vestiram na hora. Foi uma ótima oportunidade de fazer a trilha bem caracterizados e de testar o novo material.

Acampamento pronto.

Galera no início da trilha da Pedra Aguda

E lá fomos nós. O início da trilha não era difícil e, surpreendentemente, o grupo se manteve bem próximo. Foi uma subida de aproximadamente 40 minutos até a primeira corda. Lá, os participantes passaram bem, um com mais dificuldades, outros com menos. Foi muito legal ver o trabalho de equipe, com membros mais experientes dando suporte para os com menos. Foi muito lindo ver o espírito do grupo em vigor. Agradecimentos especiais ao Thiago, Golias, Roberto e Adhemar nessa.

Passando pela corda.

Após a corda, o primeiro grupo pegou uma subida errada, mas que foi contornado pelos mesmos, que encontraram a trilha verdadeira um pouco à frente. Nesse local é preciso ter muito cuidado. Mais alguns minutos de caminhada e começamos a perceber um ritmo mais lento no grupo de trás. Alguns participantes passaram da corda, mas começaram a ter um certo pânico da altura que estávamos. Já próximo ao cabo de aço, os administradores se posicionaram para ajudar a todos, Henrique na frente e Negreiros atrás dando um suporte mais emocional.

Começou então um trabalho de acalmar e motivar. Assim como na corda, alguns participantes estavam com muito medo. E assim, foi. Passo após passo, respiração após respiração, sempre motivando e fazendo que percebessem a sua força. Mais um tempo e já estavam todos no pico. Todos se ajudaram. Bom, no pico rolou a comemoração de sempre, lanches, voos de drone e muitas fotos. Vale ressaltar a grande presença e força feminina nesse evento. Lugar de mulher é na montanha. Até que, aproximadamente às 13:30, iniciamos a descida. 

Pico da Pedra Aguda.

Lugar de mulher é na montanha.

Henrique assumiu a dianteira com um grupo mais experiente, Negreiros foi no meio e Adhemar e Ricardo dando suporte pra galera de trás. Bom, após o cabo de aço, todos passaram bem da corda. Henrique desceu na frente pra garantir o almoço. E, aproximadamente às 15:45 estávamos de volta ao refúgio, almoçando (32,00) e comemorando a subida de muita superação, tanto pela força de vontade dos participantes, como dos problemas de logística no transporte.

O fim de tarde foi livre, com piscina, sauna, escalada na pedra e até descanso. O grupo estava com uma amizade e um entrosamento muito legal. Percebemos claramente que o bom humor era o nosso segredo para fazer desse evento especial. A noite caiu e alguns preferiram comer o que levaram, outros o caldo (16,00). Rolou muita zoação e bate papo na piscina e no restaurante até às 22:00, quando abaixamos o som e migramos para perto das barracas. E lá continuamos até próximo de 00:00, onde aos poucos, os participantes foram dormir.

Dia 2 - 13/10/2019

Acordamos por volta das 7:00 e fomos tomar café da manhã. Domingo era o dia de subir o Mundo Novo ou ficar relaxando no refúgio/fazer outras atividades. Após o café da manhã, 12 pessoas resolveram ir para a trilha, enquanto que 4 (Vilma, Patrícia, Larrisa e Camilla) preferiram ficar no refúgio e 2 (Adhemar e Roberto) foram escalar.

A subida do Mundo Novo foi mais longa, porém com menor dificuldade técnica. É uma trilha pelo meio do vale, com certas horas de observação do nosso objetivo. Como o grupo era menor, andamos de forma mais homogênea. Saímos às 8:40 e logo já estávamos no trecho final: uma difícil subida com um solo bastante erodido e com os grãos se soltando. Os últimos 20 minutos de trilha são bem íngremes e cansativos. Mas tivemos um ótimo rendimento e aproximadamente às 10:10 estávamos no pico. Estava muito sol e calor. Tiramos mais inúmeras fotos e comemoramos. Mas, na real, o dia pedia uma piscina. Por isso, sem nos prolongar muito, às 10:40 começamos a descida. Uma descida bem tranquila, com muitos escorregões no solo solto. Foi legal perceber a interação e a rápida amizade que se formou entre os membros. Aproximadamente às 12:20 estávamos de volta. Adhemar e Roberto mapearam as vias da Pedra Aguda e adoraram a escalada. Voltaram por conta do forte calor que fazia, mas pareciam satisfeitos. 

Cume do Mundo Novo.

A tarde foi de preguiça, piscina e mais um pouco de escalada. O ponto alto foi a participação da Amanda Rizzo no rapel. Deu pra sentir a vontade dela de aprender transbordando pelos olhos. Por volta das 17:00 começamos a desmontar tudo e acertar as contas para ir embora. Ninguém parecia querer sair dalí. Por volta das 18:00 já estávamos na estrada. 

Negreiros e Amanda no rapel.

No retorno, conseguimos descer pela serra de Guapimirim, com um pequeno desvio por niterói. Por volta das 23:00 chegamos de volta na Rodoviária Novo Rio, todos felizes e satisfeitos.

Clube Outdoor
Clube Outdoor

Published on 10/31/2019 11:07

Performed from 10/12/2019 to 10/13/2019

2 Participants

Henrique Protázio Bruno Negreiros

Views

242

Clube Outdoor

Clube Outdoor

Rio de Janeiro

Adventures
22
Rox
614

Grupo de amantes da natureza com o objetivo de promover práticas outdoor e o desenvolvimento do autoconhecimento e da conscientização crítica, ambiental e social.

Map

578 Contacts