/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ce0a158306ce/adventure/6151ba8857cc4/6151bab5534cf-2.jpg)
Pedra do Quilombo | Parque Estadual da Pedra Branca
Trilha (hiking) de retorno às atividades do Clube Outdoor em 2021. Relato: Bruno Negreiros.
HikingEvento: Pedra do Quilombo
Data: 26/09/2021.
Local: Parque Estadual da Pedra Branca.
Atividade: Caminhada de 1 dia (6 km).
Participantes: 6 pessoas.
Transporte: Caronas.
Início e Fim: Núcleo Pau da Fome - Parque Estadual da Pedra Branca
RELATO
Depois de um longo período de pausa nos eventos por conta da pandemia provocada pelo Covid-19, optamos por retornar às atividades do grupo assim que uma quantidade representativa de pessoas já estivesse vacinada e que os índices de mortes e contágios diminuíssem. E assim nos sentimos seguros o suficiente em setembro de 2021. A ideia era promover um retorno gradual, para um local não muito frequentado, mas que não deixasse de ser legal e divertido. Negreiros optou pela Pedra do Quilombo exatamente por representar isso tudo.
Chegamos todos lá (em 3 carros) por volta das 8:30, encontramos um local bom e seguro para estacionar, arrumamos os últimos equipamentos e fomos até a entrada do Parque. Fizemos o registro de entrada e logo pegamos à esquerda para a trilha do Quilombo. Alguns metros à frente, paramos em um ponto de água para fazer um briefing inicial, que basicamente se tratavam de agradecimentos, cuidados e descritivos sobre a trilha. A caminhada começou para valer às 9:00.
Seguimos a caminhada em um ritmo cadenciado e constante, conversando bastante sobre tudo que foi vivido nos últimos meses anteriores e sobre a emoção de estarmos, apesar de ainda poucos, juntos ali novamente. Fomos caminhando pelas curvas verdes da mata atlântica por cerca de 2,5km. Ali, encontramos uma cerca que marca a bifurcação à esquerda, rumo à Pedra do Quilombo.
Agora a trilha ficava um pouco mais íngreme e com algumas boas pirambas para subir. Nada que atrapalhasse o ritmo constante do pessoal. Fomos vencendo os obstáculos até reagruparmos em um colo, já próximo ao pico e um pouco antes do Cabo de Aço. Uma passagem cuidadosa na escalaminhada que o antecede, depois uma passagem segura e com muita “consciência corporal” pelo cabo horizontal (que necessita de manutenção dos degraus urgente por parte da administração do Parque). Só restavam uns cuidados especiais em uma passagem fina, umas pirambas e a escalaminhada final em raízes até o cume.
É cumeeeeeee! Depois de tanto tempo, vencer um desafio novamente em grupo traz uma sensação maravilhosa. Muitas boas conversas sobre o mundo e sobre a vida. Muita brincadeira também. Ah, claro, muitas boas fotos na Pedra do Quilombo que se alonga com a paisagem da Mata ao fundo e se posiciona de forma harmônica com o Pico da Pedra Branca. Chegamos lá por volta das 11:00 e lá permanecemos até 12:00.
Partimos para visitar o mirante/cume próximo, ficamos alguns minutos e retornamos o caminho de volta. Sem muitos problemas em nenhum outro trecho, seguimos ainda mais felizes do que no começo da manhã. Tão felizes que tivemos demonstrações técnicas de escalada em árvore para recolher Jabuticabas. PR que o diga…
Por volta das 14:00 chegamos de volta à entrada do Parque. Comemoramos no quiosque próximo e comemos umas bananas e salgados. Nos cumprimentamos felizes da vida pela manhã de domingo.
É, nós voltamos. Ainda gradualmente e com muito cuidado. Reaprendendo como funciona isso tudo e como podemos ser ainda melhor que antes. Mas voltamos e temos certeza das tantas histórias boas que ainda viveremos. Que venham as montanhas! Pelo domingo, obrigado a todos os presentes… vocês foram incríveis.
Não dá! Tenho que sair dessa de "só falar" e participar urgentemente de um evento do clube!
Eduardo, você é peça fundamental em nosso grupo de debate... Agora esperamos você também nos eventos.
Vamo Eduardooooooo!
Voltamos e não poderiamos ter voltado com um grupo tão bom no primeiro evento. Saudades de trocar ideia com as pessoas em trilha.
Grande retorno!!!
Foi um dia muito agradável! Excelente retorno e trilha muito bacana!
Meu quintal