/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ce0a158306ce/adventure/63404952bf135/63404952c2582-2.jpg)
Pico do Perdido | Parque Estadual do Grajaú
Trilha de um dia realizada até o Pico do Perdido do Grajaú, no Rio de Janeiro/RJ.
HikingPico do Perdido + Churrasquinho + Santo Remédio
Data: 10/09/2022
Relato: Henrique Protázio
Local: Grajaú, Rio de Janeiro
Atividade: Caminha dentro da Cidade do RJ
Participantes: 19 pessoas
Início: Final da Rua Mariópolis, às 08:40 do dia 13/07/2019.
Ponto Final: Parque Estadual do Grajaú, por volta de 11:50.
RELATO
O dia estava ensolarado e com tempo aberto, prometia estar calor e com ótima visibilidade. Cheguei antes do horário ao ponto de encontro e já haviam participantes à espera, esperei por volta de 15~20 minutos todos chegarem, para que pudéssemos iniciar a caminhada, enquanto esperava, fui conferindo os participantes e mandando mensagem para quem havia dito que iria e não tinha dado sinais, fui removendo do grupo do WhatsApp quem não compareceu. Todos a postos, cumprimentei os participantes, me apresentei assim como apresentei o Bruno Negreiros, expliquei um pouco da dinâmica de como iria ser nossa pernada e assim seguimos em direção à Rua Mariópolis, onde a trilha seria iniciada, fui puxando o grupo e o Bruno foi encerrando, estávamos com os rádios para comunicação.
Caminhada iniciada, seguimos um ritmo cadenciado evitando abrir um buraco entre o começo e o fim, fizemos três paradas para descanso, ingerir água e agrupar. Foi uma caminhada tranquila e somente subida, com 40 minutos de começo de caminhada, saímos da mata e chegamos à base da pedra, esperamos o grupo todo chegar, peguei a corda e entreguei ao Bruno que foi montar a segurança e dar suporte na subida, os participantes subiram sem maiores dificuldades com o auxílio da corda e seguiram rumo ao cume do perdido.
Ficamos um tempo no cume aproveitando para tirar fotos, fazer gravações com o Drone do Gautama, comer algo e descansar. Fizemos a descida por um caminho diferente do que subimos, fizemos uma descida cautelosa, pois o terreno estava com terra seca e bem escorregadio. Saímos dentro do Parque Estadual do Grajaú, a Kátia estava com o joelho doendo devido ao esforço da descida. Alguns participantes foram embora, outros foram ao banheiro do parque.
Seguimos então à segunda parte do evento, a ida ao famoso Churrasquinho do Verdun (Cláudio e Nete), estava calor e chegamos famintos, havia um local reservado para o Grupo, fizemos os pedidos e ficamos colocando o assunto em dia, amigos do grupo que não haviam participado da primeira parte do evento foram chegando e se juntando à nos, já com todos de barriga cheia e se aproximando ao horário de fechamento, encerramos a conta e nos dirigimos a um bar perto para a continuação do sábado, seguimos para o Bar Santo Remédio, conhecido pelos petiscos de Jiló, há participantes que são veganos/vegetarianos e foi uma boa escolha de local em que todos puderam aproveitar.
