/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ce0a158306ce/adventure/5d37c31a242e5/5d37c31a252a7-2.jpg)
Pico do Perdido
Trilha de 1 dia realizada no parque Estadual do Grajaú, no Rio de janeiro (Relato: Henrique Protázio)
Hiking MountaineeringEvento: Pico do Perdido
Data: 13/07/2019
Local: Grajaú, Rio de Janeiro
Atividade: Caminhada dentro da Cidade do RJ
Participantes: 9 pessoas (2 novatos)
Início: Final da Rua Mariópolis, às 08:40 do dia 13/07/2019
Ponto Final: Parque Estadual do Grajaú, por volta de 11:50.
RELATO
Rio de Janeiro, 13/07/2019.
Chegamos no ponto de encontro às 08:30hs. No total éramos 10 pessoas bem animadas, o entrosamento foi muito bom, o dia estava perfeito, um céu azul sem nuvens. Saímos da praça em direção ao ponto de início da trilha. Nossa caminhada se iniciou pela parte do parque que pertence ao PNT e a descida era prevista pelo parque do Grajaú.
Início do evento.
Fizemos uma caminhada tranquila, a subida ainda não era exposta ao sol, com 3 paradas para hidratação e descanso. Ao chegarmos próximo da subida da pedra, já estávamos expostos ao sol e já avistávamos a paisagem de pontos conhecidos do PNT. O administrador responsável subiu na frente para disponibilizar a corda de apoio no ponto conhecido como "carrasqueirinha", Fizemos a subida bem tranquila, ninguém teve dificuldades no ponto, continuamos a subida e atingimos o pico com 01:15 de trilha.
Clube Outdoor no Pico do Perdido.
Ficamos curtindo a paisagem, identificamos vários pontos no qual somos acostumados a ver apenas de outro ponto de vista, tiramos fotos, conversamos e descansamos. Notamos que além do Parnaso, é possível visualizar também os 3 picos. Haviam algumas nuvens que nos atrapalharam a ter plena visualização da paisagem, mas foi bem recompensador.
Vale ressaltar o comentário emocionante de um dos participantes do evento, o Golias:
"Sabe aquela monte enorme que vc viu a sua vida toda pela janela da sua casa, e sempre se perguntou como deve ser a vista lá de cima, então hoje finalmente matei essa curiosidade, e a enorme vontade de conhecer esse lugar lindo. Equipe maravilhosa."
Participante Golias no Pico.
Participante Cátia no Pico.
Iniciamos a descida. A passagem pela “carrasqueirinha” novamente foi tranquila e fomos em direção ao Parque do Grajaú, com vários pontos bem escorregadios, falta manejo na trilha. Fizemos a descida bem tranquila, grupo bem homogêneo, andamos juntos o tempo inteiro, logo chegamos na base do pico do perdido, onde haviam pessoas treinando escalada. Em pouco tempo chegamos ao ponto final, já dentro da estrutura do parque. Obrigado, Pico do Perdido, nosso dia foi incrível.
Obrigado, Pico do Perdido.
tmj galera !!!
Saudade Brunão