Clube Outdoor 20/10/2021 10:15 com 6 participantes
    Tijuca (Estação Uruguai) x Pico da Tijuca

Trilha no Rio de Janeiro, saindo do bairro da Tijuca e chegando ao ponto mais alto do Parque Nacional da TIjuca. Relato: Adhemar Sette

Evento: Pico da Tijuca via metrô Uruguai

Data: 16/10/2021.

Local: Parque Nacional da Tijuca.

Atividade: Caminhada de 1 dias (21 km aproximadamente).

Participantes: 8 pessoas.

Início: Estação do metrô Uruguai.

Fim: Praça Afonso Viseu.

RELATO

Primeiro evento do Clube puxado pelo Adhemar Sette. A ideia era fazer uma trilha com aproximação pelo Alto da Boa vista ao invés de pegar uber ou ônibus até a Praça Afonso Viseu, podendo todos os participantes terem um novo olhar da subida do Alto, trecho que muitos já devem ter feito várias vezes, mas sem prestar atenção nos arredores.

A trilha do Pico da Tijuca, desde a portaria do parque ficaria classificada como moderada, porém com o acréscimo do trecho do Alto, dada sua quilometragem e tempo disposto para atividade, acabou sendo classificada até como pesada.

Outro fato a destacar sobre a concepção do evento era de fato ter uma quilometragem maior e consequentemente um maior tempo de atividade sem prejudicar os participantes com toda uma dificuldade técnica que algumas trilhas apresentam, fazendo com que a trilha de fato subisse algum grau de dificuldade, mas que mesmo assim ainda fosse algo não muito absurdo.

Começamos a nossa caminhada por volta das 7:15 com todos juntos em frente ao banco Itaú, na esquina da Rua Conde de Bonfim com a Uruguai. Seguimos andando sem nenhuma parada até a Praça Afonso Viseu por volta de 8:50, onde fizemos uma pausa para descansar levemente e comer algo, todos subiram em um ritmo cadenciado, sem abrir muito entre os participantes e, quando ocorria, acabamos agrupando de novo. Encontramos um grupo enorme de ciclistas com uma grande estrutura de evento, ônibus e tendas para atendê-los, um dia chegaremos nesse nível.

Pausa para tirar uma foto na entrada do parque e começamos nossa subida, paramos muito brevemente para apreciar a Cascatinha Taunay e aqueles que quiseram foram ao banheiro rapidamente.

Toda a subida foi feita sempre procurando ir o máximo possível pelas trilhas do parque, sem andar pelo asfalto. Fizemos uma parada no centro de visitantes para recarregar nossa água e acabamos parando para conversar sobre os trechos da Trilha Transcarioca, olhando o famoso horóscopo dos animais que tem em frente a placa da Transcarioca.

Chegando no Bom Retiro fizemos novamente uma pausa para aqueles que precisavam ir ao banheiro e encher os reservatórios e garrafas de água. Seguimos com afinco pela trilha praticamente todos uniformes sem abrir muito o grupo, chegando no trecho onde bifurca entre o Tijuca e Tijuca Mirim, decidimos ir primeiro ao Mirim. Lá encontramos dois guarda-parques e ficamos um tempo, alguns comeram seus lanches, outros só beberam água e todos ficaram admirando, na opinião da maioria, a vista mais bonita que do próprio Pico da Tijuca, ficamos tentando identificar também as montanhas todas que circundam o Parque e seus trechos, chegou um pequeno grupo de 3 pessoas, os guarda-parques já haviam se retirado quando decidimos seguir.

Partimos então para o Pico da Tijuca, lá estávamos com o pico só para gente por volta de 11:45. Vale destacar que o dia tinha previsão de que não abriria sol, e poderia chover a qualquer momento, sendo que os modelos meteorológicos apontavam para uma chuva certa a partir das 15h, isso deve ter feito com que muitos desistissem de ter ido ao parque então toda a nossa caminhada foi muito tranquila com menor sinal de aglomeração cruzando com pouquíssimas pessoas, uma verdadeira situação única.

Perto das 12:30 decidimos então começar nossa descida, fizemos uma parada na cachoeira das almas para tirar um pouco da tensão da trilha e os que quisessem poderiam estar se banhando e duas outras pequenas paradas para admirar umas árvores centenárias do Parque, nossa descida foi pensada em não pegar a chuva prevista, que no final das contas não veio. Inclusive quando chegamos de volta na Cascatinha Taunay o sol começou a dar as caras com seus raios passando entre as copas das árvores.

Finalmente terminamos a nossa pernada, todos muito felizes e satisfeitos, começamos a comparar o que os aplicativos e relógios haviam marcado e começamos a decidir como seria feita a volta, inicialmente Adhemar havia pensado em estender a pernada de volta ao metrô da Uruguai, Renata como mora no Recreio ficaria por lá mesmo e já estava de olho nos ônibus que serviriam para sua volta, os demais todos teriam que descer para a Tijuca para depois seguir para respectivas casas. Depois de cada um dizer como estava se sentindo, decidimos voltar de uber em 2 carros, voltamos exatamente para o primeiro ponto de encontro e fomos todos tomar um açaí no Big Nectar.

Esse foi nosso segundo evento após a retomada das atividades. Agora temos mais alguns quilômetros sobre nossos pés e um desejo profundo de conexão. É ótimo estar com tanta gente legal em lugares incríveis. Melhor ainda ver todo mundo bem e saudável. Que venha esse fim de 2021 e muito mais emoção em 2022.

Clube Outdoor

Publicado em 20/10/2021 10:15

Realizada em 16/10/2021

Henrique Protázio Bruno Negreiros Adhemar Renata  Faustini William Nascimento Danielle Hepner