/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ce0a158306ce/adventure/6453a21d59ae4/6453a21d5d746-2.jpg)
Torres de Bonsucesso / PETP - RJ
Trilha (hiking) de 1 dia realizado no Vale de Bonsucesso, no Parque Estadual dos Três Picos, Rio de Janeiro/RJ.
Hiking MontanhismoEvento: Torres de Bonsucesso - Parque Estadual dos Três Picos
Data: 11/03/2023
Local: Parque Estadual dos Três Picos - PETP
Atividade: Hiking (trilha) de aproximadamente 7km.
Participantes: 14 pessoas
Transporte: Van (Suprema Rios).
Início e Fim: https://goo.gl/maps/7C3G4PDhnZF8R6yWA
RELATO
Nos encontramos na Rodoviária perto das 4:30 da manhã, com algum atraso na hora da saída, mas tudo dentro do controle. Fizemos um deslocamento tranquilo até que, por volta das 6:20, chegamos na Padaria Mini Max, em Teresópolis. Lá, apesar da porta fechada, checamos que o estabelecimento estava em funcionamento. Com o procedimento de pagamento antecipado (achei justo pela quantidade de pessoas), todos foram tomando seus cafés da manhã com calma, além de comprando uns últimos lanches para a trilha. Retornamos à van e chegamos ao ponto de destino próximo das 7:50.
Lá, encontramos o Mafra, que veio de Macaé, fizemos um bate-papo inicial e, próximo das 8:10, iniciamos a nossa subida. Inicialmente, pelo restante da estrada de concreto, chegamos à porteira e adentramos a mata mais fechada, nos deslocando em grupo, alguns mais rápidos, outros mais lentos, mas com boas paradas para reagrupar. Com aproximadamente 1,2km de trilha, saímos dessa mata e entramos em uma última subida antes das cristas cheias de samambaias de grande porte, que horas tomam o leito da trilha... Logo 500m depois, nos reagrupamos em baixo do Ferro de Passar, uma bonita formação rochosa que mais parece uma barbatana de granito. Dali, uns atacaram a Torre Menor passando por difíceis trechos de trilha erodida, outros preferiram descansar. Na sua base. A vista das Torres Centrais e Maior estava encoberto, mas davam o ar de sua beleza em relances rápidos quando as nuvens subiam... Continuava tudo muito bonito.
O Ferro de Passar.
Todos agrupados na Base da Torre Menor, seguimos pelas cristas das Torres em solo também muito erodido, a caminhada se desenvolveu bem rápido, tiramos fotos na Pedra entalada e, logo próximo das 11:00, chegamos todos no cume da Torre Central, como tempo fechado, nenhum vento e temperatura agradável... Tempo perfeito para comer algo, brincar e conversar sobre a vida. Ah, claro, assinamos o livro de cume.
Cume da Torre Central.
Próximo às 11:30 nos mobilizamos para subir a Torre Maior. Uns toparam a última subida, outros preferiram ficar descansando e curtindo o visual da Torre Central que apresentava boas chances de abrir. Com 8 pessoas, moramos para leste, descemos do cume, entramos em um colo, descemos mais um pouco, erramos e acertamos o rastreamento da trilha que está um pouco fechada entre árvores caídas e logo chegamos na subida final... Cerca de 200m de toca pra cima, joelho no peito, cordas velhas e barulhentas deixadas na trilha, lama, árvores que ainda dão algum tipo de segurança e pedras encaixadas... Aos poucos, fomos vencendo lance por lance... Chegamos no cume da Torre Maior perto das 12:30, após 1 hora de caminhada em um curto trecho, mas com muitos obstáculos. Lá, tudo fechado novamente... Só valeu mesmo pela conquista do cume... Três Torres atingidas com sucesso.
Logo descemos os trechos técnicos com Muito Cuidado, usamos uma corda do Clube Outdoor para passar de um pedaço mais crítico e encontramos o restante do pessoal na ligação entre as trilhas da Torre Maior e a Torre Central. Lá, ouvimos o primeiro trovão soando à nossa esquerda... A chuva estava vindo.
O incrível visual da Torre Central na descida.
Aceleramos o passo e descemos em um ótimo ritmo, apesar dos trechos bem erodidos e escorregadios (que não queríamos enfrentar com chuva). Passamos por todas as Torres (com fotos no mirante por que o tempo abriu rapidamente), pelo Ferro de Passar, pelas Samambaias até que, já na mata final, a chuva veio com força... Dando o tom dos últimos 1km de caminhada. Chegamos ao ponto inicial por volta das 16:00... Felizes, molhados e com a sensação do dever cumprido... Mais engraçado é que, logo após chegarmos, a chuva passou... Foi só um bom desafio para o final do nosso evento.
Galera no fim da descida.
Lá em baixo, veio à cabeça a felicidade do que tínhamos feito... Com 14 pessoas, um grupo grande e com diferentes preparos, conseguimos fazer todas as Torres e descer ainda no meio da tarde, em segurança e sem chuva no cume... Excelente desempenho do Clube Outdoor. Às Torres fica o nosso imenso agradecimento e contemplação... Imponentes e belas, obrigado pelo grande evento.
O grupo estava em uma vibe tão boa que disfarçou a dificuldade elevada dessa trilha.