AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Clube Outdoor 05/08/2022 08:27 com 5 participantes
    Travessia Marins x Itaguaré | Serra da Mantiqueira

    Travessia Marins x Itaguaré | Serra da Mantiqueira

    Travessia (trekking) de 2 dias e 19,5 km, realizado entre o Pico dos Marins e o Pico do Itaguaré, em São Paulo.

    Montanhismo Trekking

    Evento: Travessia Marins x Itaguaré

    Relato: Bruno Negreiros

    Fotos: Thiago Caetano, Filipe Brito e Bruno Negreiros

    Data: 16/07/2022 a 17/07/2022

    Local: Serra da Mantiqueira

    Atividade: Travessia (trekking) de 2 dias e 19,5 km.

    Participantes: 12 pessoas

    Transporte: Van (Suprema Rios) + Transfer (Seu Clóvis)

    Início e Fim na cidade: Marmelópolis - Transfer Clóvis - https://goo.gl/maps/718pS9GE5tCRcwAd9

    Inicio da Travessia: Camping Base Marins (Dito) - https://goo.gl/maps/SBsyg3DjHj9R9R8N7

    Fim: Passa Quatro/Marmelópolis - https://goo.gl/maps/AZiKRfFAiNcZvcUv5

    RELATO

    Dia 1 - 16/07/2022

    Nos encontramos no Posto Shell, atrás da Rodoviária Novo Rio. Como a saída do evento estava marcado para as 21, um pouco de atraso foi normal por conta do caos de sexta-feira na cidade, até mesmo da van… saímos do ponto de encontro por volta de 21:50.

    Na ida, nos deparamos com um trânsito intenso na Rodovia Dutra, por conta de uma carreta virada na pista… foram quase 2 horas de atraso, fazendo com que o começo de nossa caminhada também atrasasse. A parada na casa do Seu Clóvis foi sensacional… café da manhã na hora certa. O transfer foi perfeito.

    Chegamos atrasados (6:00) e iniciamos a caminhada. Ainda era noite, mas não estava tanto frio… Negreiros foi puxando na frente um ritmo mais cadenciado na trilha inicial, seguido de um ritmo mais puxado na estrada desativada que sobe pro Morro do Careca. Ali, depois de passarmos por inúmeros grupos e pessoas, reagrupamos. Nossos participantes apresentavam ritmos e preparos diferentes, o que se tornaria um desafio para o evento, facilmente contornado com muita simpatia e empatia de todos. Já de dia, começamos a ver os picos que surgiam à frente… Negreiros dizia para Gautama: "Marins, Maria e Mariana…".

    A subida ainda no amanhecer...

    Grupo junto, fomos subindo agora por trilha bem definida e bem manejada, com destaque para as placas "Z" que marcam pontos conhecidos de localização em caso de emergência (também com QR Codes). A pirambeira surgia… Negreiros ia alternando entre a frente e o meio do grupo, tentando cuidar dos mais rápidos, enquanto Adhemar, já atrás, cuidava dos demais… fomos progredindo com muita união… O grupo podia até abrir um pouco, mas as piadas e o bom humor animavam e afastavam o frio enquanto esperávamos reagrupar. Com todos juntos, seguíamos a caminhada…

    Logo vieram uns trepa-pedras mais técnicos, mas facilmente (com cuidado) transpostos... "É por aqui?". Era por ali mesmo. O dia foi ficando mais quente e buscávamos subir e encontrar o sol. Contornamos o morro à frente depois de muitas pirambeiras e, por volta de 9:15, chegamos na Base dos Marins, que ainda não estava lotada, mas possuía um fluxo intenso de pessoas chegando e seguindo. Deixamos as mochilas, dois participantes resolveram ficar para descansar mais e partimos para o ataque ao Marins.

    Utilizando o GPS e navegando pelas pedras, fomos subindo por aquele cenário intergaláctico… à esquerda, o belo visual do restante da caminhada, com os cumes do Marinzinho, Pedra Redonda e Itaguaré. O dia estava lindo e a visibilidade maravilhosa. Ao chegarmos no cume, cerca de 10:00, entre comemorações, assinaturas e fotos, começou um vento muito forte… A sensação térmica diminuía e o vento levava… comemoramos e descemos… uma volta tranquila, seguida de uma parada mais longa na Base Marins para comer algo reforçado para a segunda parte do dia.

    O visual do Cume dos Marins.

    A galera toda reunida...

    Comemos e logo pegamos o subidão de ida até o Marinzinho… sobe, sobe, sobe soooobeee… caramba, tá todo mundo vindo junto! Uhuuuuuul. Lá em cima, pegamos uma caída para a esquerda, demos a volta no alto da frente, fomos percorrendo uma trilha um pouco mais difícil, com trepa-pedras laterais e perpendiculares, até avistarmos as pedras delicadamente encaixadas que formam o cume do Marinzinho. Fomos chegando um por um, nos abrigando do frio e assinando o livro de cume. Ah, teve muita foto legal também. Thiagão e Gautama são feras nisso!

    O Pico dos Marins visto da caminhada...

    Fomos adiantando para chegar na corda. Lá, nos deparamos com um número enorme de pessoas passando. Sem problemas, paramos e esperamos… pedimos para que todos se agasalhassem, pois o vento forte que batia poderia diminuir a temperatura corporal enquanto esperávamos. Enfim, depois do grupo da frente, fomos passando um a um, com cuidado e muita destreza. Olha, até que a gente passou rápido.

    Descemos o grande vale a frente… subimos, subimos e subimos… estávamos cansados, mas o horário estava muito bom. O grupo foi abrindo um pouco e, ao chegarmos na linha de cume, Negreiros, foi com o grupo da frente, enquanto Adhemar cuidava dos de trás, sempre se comunicando via rádio.

    A Pedra Redonda se aproximava...

    Perto das 14:30 chegamos na Pedra Redonda. Negreiros pediu para que os primeiros fossem ao camping logo depois, procurar vagas (tão poucas) e se alojar, enquanto esperaria todos chegarem com segurança mais atrás… ficou ali no rádio até que, perto de 15:30 todos estavam juntos… uns muito cansados e outros muito tranquilos… faz parte.

    Lá em baixo, Dani e o pessoal acharam as boas áreas para montarmos barracas, apesar da má vontade em ajudar de quem estava por lá (aquele grupo na nossa frente da corda)... E assim fomos nos abrigando pouco a pouco. Mesmo assim, ainda faltava um lugar confortável para uma barraca… muito animados e dispostos, Gautama e Mafra foram para o próximo ponto de acampamento, levando um dos rádios… em constante comunicação, ficaram por lá. Câmbio e desligo, vamos descansar. Todos bateram aquele pratão de comida e, logo quando o sol se pôs, foram dormir… que dia.

    Dia 2 - 17/07/2022

    Acordamos bem cedo, tomamos café da manhã com mcalma e saímos do camping por volta das 7:45. Fomos progredindo devagar e, logo 1km depois, encontramos Gautama e Mafra, enfim todos juntos, seguimos para o Itaguaré.

    Descemos e subimos a manhã inteira, chegávamos em um clarão novo e procurávamos a trilha correta… foi irado! Aos poucos, já estávamos subindo para a Base do Itaguaré. Lá, passamos pelas pedras empilhadas, fomos tirando as mochilas uma por uma. Algumas pessoas muito cansadas, outras mais dispostas… Não demorou muito, estávamos todos na base por volta das 11:00. Os mais cansados resolveram descansar enquanto outros subiam.

    O Pico do Itaguaré.

    Varando as lajes de pedra, escalaminhando aqui, pulando ali, em cerca de 20 minutos chegamos lá em cima… enquanto uns paravam para tirar fotos, Negreiros foi adiantando a colocação da corda no Pulo do Gato, Nó de um lado, pulo e nó do outro… essa corda foi fundamental, já que ela deu confiança a todos passarem… geral PULOU. Tiramos a corda e fomos desviando pela esquerda, logo depois da silhueta do gato. Chegamos ao cume, mas queríamos ir no ponto alto do livro. Demos a volta na pedra encaixada, subimos de chaminé e pulamos… do outro lado, jogamos a corda para que todos também fossem. Aos poucos, estávamos todos no cume do Itaguaré.

    O Pulo do Gato.

    Lá em cima, teve vôo de drone e muita felicidade… A GALERA TAVA FELIZONA COM O DIA LINDO DE SOL, SEM VENTO E A CONQUISTA DE TODOS OS CUMES DA TRAVESSIA. Uhuuuuuul…

    Fomos logo descendo, passando o pulo novamente com cuidado e chegando na Base do Itaguaré. Encontramos todos descansados e progredimos para a descida final… era perto das 13:00 quando tocamos para baixo.

    Dali, não desce pelo vale, mas sim pela laje de pedra mesmo. Sobe, passa entalado e desce o lajeado com um pé na rocha e outro no solo desagregado… pegamos a trilha e… mais solo erodido e desagregado que merecia cuidado para não cair…. Cerca de 14:30 estávamos no ponto de água… bebendo muito e comemorando… estava quase no fim. Mais 20 minutos e chegamos lá no clarão de baixo, já comprando umas cervejas e cocas no camelô do Seu Clóvis… muito felizes e animados… finalizamos a Marins x Itaguaré… mas podia ficar ainda a melhor… Beto chegou com uma quentinha para cada um… mano, pessoal FICOU FELIZÃO.

    Fim da Travessia...

    Pegamos o transfer, passamos no Seu Clóvis, trocamos para a van e voltamos para o Rio de Janeiro… Evento finalizado com sucesso.

    Estávamos muito felizes, já que essa travessia significou a primeira caminhada do Clube Outdoor, três anos atrás… agora voltamos e tivemos um desempenho incrível, mostrando organização e maturidade… que muitas mais montanhas mundo venham para conquistarmos… um salve ao CO.

    Link do vídeo feito por um dos participantes, Gautama Reddy:

    https://www.youtube.com/watch?v=VtOSV-cu9Iw

    Clube Outdoor
    Clube Outdoor

    Publicado em 05/08/2022 08:27

    Realizada de 16/07/2022 até 17/07/2022

    5 Participantes

    Bruno Negreiros Adhemar Danielle Hepner Marcio Mafra Diego Piffaretti

    Visualizações

    646

    4 Comentários
    Marcio Mafra 05/08/2022 09:46

    Organização impecável do Clube Outdoor. O grupo era heterogênio em termos de experiência, idade, estilo de trekking, preparo físico e até nacionalidade, porém homogênio em empatia, bom humor e disposição. O rolê foi sensacional e merecia mesmo um relato para ficar registrado.

    2
    Clube Outdoor 05/08/2022 10:22

    Obrigado pelo carinho, Mafra... que seja a primeira caminhada de muitas!!

    Marcelo A Ferreira 05/08/2022 09:54

    haha, que legal. Feliz por ter participado desta caminhada. Foi o meu primeiro evento (de muitos, assim espero) com o clube outdoor. Sofri um pouco por causa do sedentarismo da pandemia, mas aos poucos vou voltando ao ritmo da montanha. 

    2
    Clube Outdoor 05/08/2022 10:22

    Faremos muita coisa legal ainda juntos, Marcelo!!! Só vamo!

    Clube Outdoor

    Clube Outdoor

    Rio de Janeiro

    Rox
    2311

    Grupo de amantes da natureza com o objetivo de promover práticas outdoor e o desenvolvimento do autoconhecimento e da conscientização crítica, ambiental e social.

    Mapa de Aventuras
    clubeoutdoor.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Peter Tofte e mais 451 pessoas apoiam o manifesto.