Cristiane Kinguti 13/12/2015 23:28
    Cachoeira do Pereque

Cubatão

A cachoeira fica dentro do parque do pereque, com 95 Metros é considerada uma das cachoeiras mais bonitas da região.

Cidade: Cubatão – SP

Como ir? De onibus Passagem – R$20,00 (ida) e R$20,00 (volta). Saída do Terminal Rodoviário do Jabaquara. Recomendo ir de onibus, pois alem dele parar bem perto do parte, tem muitos relatos de carros com vidros quebrados lá e radios roubados. Mas caso queira arriscar, na entrada do parque tem umas vagas.

Dificuldade: Média, um pouco de pedra molhada tem que ter cautela.

Quanto tempo: Varia de acordo com seu ritmo, mas caminhando entre 1:20 até 2:30 horas para chegar até a Cachoeira.

Poço para nadar: Sim, um pouco antes da queda principal e na cabeceira da cachoeira.

Um domingo chuvo mais mesmo assim lá fomos nos, não conhecia a trilha ainda, estava ansiosa, recebi o convite do Sandro, a tempo falavamos de ir e nunca iamos.

Comecamos a caminhada, o tempo ia fechando, a trilha é bem batida e sem nenhuma bifurcação.

Siga em frente durante alguns minutos, sempre beirando o rio que estará à sua esquerda, você tera de atravessar ele e continuar a trilha que fica na outra margem.

É facil ver o ponto o qual voce deve atravesar e agua bate na cintura (Vendo que eu tenho 1.50, se você muito mais alto sera no joelho, rsrs).

Atravessando o rio é só seguir a continuação da trilha. Você passará por alguns poços e terá uma parte que você usará uma corda como corrimão. Fique atento nesta parte, é a única parte mais perigosa da trilha.

Nesta parte você encontrará o poço onde pode tomar banho, infelizmente com a chuva a agua estava muito barrenta mesmo assim nao deixei de dar um mergulho, o Sandro inclusive saltou de um ponto alto a agua, para quem gostar é um local fundo e possivel de se fazer isso.

Desse ponto, indo em frente você iniciará uma subida e logo estará de frente para Cachoeira, são mais ou menos 20 minutos desse poço, a minha dificuldade foi que como a garoa nao dava tregua as pedras estavam muito molhadas, a terra era puro barro.

Chegando a cachoeira nao tem como nao ficar de boca aberta, alta, impontente e maravilhosa. Acho dificil tomar banho nela pois a quedra de agua é bem forte.

Se voce observar a esquerda tem uma trilha bem escondida, subindo ela uns 20 minutos você chegara no topo da cachoeira, e lá encontra outra cachoeira gigante, é possivel entrar na agua nesse ponto, claro com cuidado afinal se a corrente de agua estiver forte você tem que tomar cuidado para nao ir muito a beira da queda.

Quando estavamos lá a garoa piorou, o nivel da agua comecou a subir e ficamos com medo de pegar uma tromba de agua e fomos embora.

Vale a pena voltar em um dia de sol.