AventureBoxExplore
Create your account
Ibitipoca Blues

Ibitipoca Blues

Ibitipoca

Lugar: Ibitipoca
Dificuldade: Medio
Data : 19/08/2016
Distancia: 550 km, como chegar? Saindo de SP ir ate Baependi e de lá para Ibitipoca, aproximadamente 8 horas de viagem.

Onde ficar: Hostel Casa real (Organizado, as donas Ene e Roseli são maravilhosas, nos receberam super bem, o bar do hostel quem também é um hostel tem opções de lanches deliciosos e a localização boa, fica na entrada da cidade).

Onde comer: Cleusa’s Bar (Comida caseira deliciosa).

Bom Estava em casa um belo dia quando li uma postagem sobre o Ibitipoca Blues, logo me enchi de vontade de ir e fui a caça dos amigos que topavam. Eu já conhecia o lugar em 2012 estava lá com minha irmã.

A Angelica e o Bruno encararam cair na estrada comigo e então sexta após o trabalho pé na estrada, sai de SP as 17:30 com a Angelica e fomos ate Baependi, onde nos encontramos com o Bruno e fomos recebidas na casa dele com uma pizza feita pela dona Ruth.

O Parque está localizado no sul de MG, no distrito de Conceição de Ibitipoca, que pertence ao município de Lima Duarte.

Possui uma boa infra-estrutura, dispõe de portaria, centro de visitantes, estacionamento, restaurante onde se vende PFs e área de camping para 10 barracas em dias de semana e 15 nos finais de semana com banheiros. As caminhadas pelo parque são divididas em

3 circuitos:

das Águas

do Pico do Pião

da Janela do Céu.

Todas as trilhas são auto guiadas com placas indicativas e distâncias, por isso não existe a necessidade de guias. Horário de funcionamento: 08:00 às 17:00 hrs.Ao entrar no Parque, é fornecido um folder que contem um mapa com as principais atrações do lugar, assim como as distâncias entre eles.Valores do Parque - Em agosto de 2016 Entrada: $15,00/pessoa (dias úteis) e $20,00 (fds e feriados) – estudante paga meia.

Telefone do Parque: (32) 3281-1101Site: www.ibitipoca.tur.br/parque/

Sabado: Circuito Janela do Céu.

É o circuito mais longo de todo o parque, entre ida e volta tem cerca de 16 Km e no início possui um aclive muito acentuado de aproximadamente 450 metros de desnível.

Entre as atrações estão o Morro do Cruzeiro, Gruta da Cruz, Lombada (ou Pico do Ibitipoca), Gruta dos Fugitivos, Janela do Céu e por fim cachoeirinha.

A Janela do Céu possui uma queda de aproximadamente 20 metros, mas não é possível visualizar sua cachoeira, somente a parte alta.

Durante o caminho:

Gruta da Cruz:De formação quartzítica, essa gruta possui 3 salões e algumas escadas para acessar os lugares mais altos. No centro do primeiro salão existe uma claraboia que permite a entrada de luz natural e sua entrada é caracterizada por árvores de pequeno porte como bromélias e samambaias.

Gruta dos 3 arcos:É caracterizada por apresentar 3 grandes aberturas que se convergem, tendo no centro um desnível para um dos arcos. Formada por um único salão, é a única que não necessita de lanternas, já que a mesma é bastante iluminada.

Janela do Céu:Considerado um dos pontos principais do Parque e um dos mais procurados.O lugar é um mirante, localizado no topo da cachoeira e que tem uma vista panorâmica de todo vale.

Cachoeirinha:É uma queda de uns 30 metros do Rio Vermelho de pequeno volume e que deságua em um pequeno poço rodeado por paredões e um banco de areia, formando uma pequena praia.

Ibitipoca Blues: o ingresso foi 130,00 reais.
O evento é organizado em 2 dias.
Fomos apenas no sábado pela distancia de São Paulo.
Evento bem organizado, estruturado e com um excelente som
Se eu voltaria? Ano que vem estarei lá sem duvidas.
Agradeço aos meus copilotos pelo final de semana cheio de risadas, aventuras, paciência, e claro muito alto astral.

Domingo: íamos fazer o circuito da agua mais por conta de chuva, voltamos a São Paulo, porém irei postas as dicas de acordo com outra vez que fui:

Circuito das Água: https://aventurebox.com/criskinguti/ibitipoca/report (com fotos e um relato bem detalhado, algumas dicas vão abaixo)

É o circuito mais tranqüilo dos três e pode ser feito até por crianças, claro que acompanhadas dos pais. Tem um percurso de aproximadamente 6 Km, entre ida e volta.
Seu trajeto passa por poços, cachoeiras, praias, lindas formações rochosas e com ótimos lucais.

Lugares que se passa:

Ducha:É uma pequena cachoeira com queda de aproximadamente 4 metros, formando um pequeno lago na sua base, perfeito para um banhoLago dos Espelhos:É uma piscina natural com um banco de areia nas suas margens, tendo uma pequena cachoeira. É cercado de vegetação.Paredão de Santo Antônio:e o primeiro atrativo desse circuito

Pedra:Formação rochosa que tem o aspecto de um grande arco, servindo de passagem para as águas do Rio do Salto. No topo é possível atravessar de um lado ao outro, como se fosse uma ponte mesmo.

Cachoeira dos Macacos:Não é uma cachoeira com queda muito alta e se localiza bem no final do túnel da Ponte de Pedra. Em sua base existe uma piscina natural

Prainha:Local de fácil acesso que se assemelha a uma pequena praia, poucos minutos do Restaurante. Nesse trecho o rio é rasinho mais para criança e um bom local a banho

O Circuito Pico do Pião ainda não realizei, mais está na lista, quando realizar aguardem que tera mais um Post.

Ida: 10 horas

Volta: como houve um acidente na pista 12 horas

Recomendo irem em um feriado.

Quer saber mais?

www.criskinguti.com.br

Cristiane Kinguti
Cristiane Kinguti

Published on 08/24/2016 22:22

Performed from 08/19/2016 to 08/21/2016

Views

2277

Cristiane Kinguti

Cristiane Kinguti

São Paulo

Rox
443

Já me desafiei em trilhas como a Serra Fina em dois dias, Desafio Serra Fina, Bocaina, Chapada dos veadeiros, Torres del Paine, Transmantiqueira e muitas outras viagens.

Adventures Map
www.criskinguti.com.br

274 Following