AventureBoxExplore
Create your account
Penedo e Visconde de Mauá

Penedo e Visconde de Mauá

Rio de janeiro

Visconde de Mauá e Penedo estão localizadas no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira, no circuito das águas, com altitude variando de 1.400m a 2.200m. Ela engloba o sul de Minas Gerais, o sul do Rio de Janeiro e o norte de São Paulo, e faz fronteira com o Parque Nacional de Itatiaia.

Até o final de 2011, o acesso à partir de Penedo era bem complicado devido aos 30km de estrada de terra. Mas em 2012 o acesso foi totalmente renovado: a estrada está asfaltada, diminuindo significativamente o tempo de viagem e eliminando o desconforto enfrentado ao passar pelos antigos buracos do caminho.

A região é composta por três vilas: Maringá, Maromba e Visconde de Mauá; esta última, entretanto, acaba sendo o nome generalizado para toda essa área da serra. A região apresenta variadas opções de ecoturismo e cachoeiras, além de um clima de romantismo no inverno, com ótima gastronomia.

Como chegar:

1. Vindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro – acesso pela Rodovia Presidente Dutra, entre os municípios de Itatiaia e Resende.

Depois de sair da via Dutra, seguir pela RJ163 até Visconde de Mauá pela Estrada Parque Visconde de Mauá – estrada asfaltada. De Penedo até Visconde de Mauá são 34 km de serra.

2. Vindo de Minas Gerais – utilize a Rodovia BR 267, que vai de Juiz de Fora a Caxambú. Entrar na cidade de Liberdade. A partir daí, siga em direção a Bocaina de Minas, Santo Antônio, Mirantão, e

Visconde de Mauá.

O feriado da pascoa se aproximava e estávamos sem um roteiro, então dias antes encontramos um hotel bacana em Penedo e pé na estrada, Eu, minha irmã Beth, o Wagner e o Zeca.

Ficamos 2 dias em Penedo.

O primeiro dia:

Saindo de São Paulo até Penedo são aproximadamente 4 horas, chegamos lá por volta das 11:00, fomos ao hotel e então resolvemos que o roteiro seria ir a cachoeiras sentido Maringá, claro que no caminho demos uma volta na vila de visconde de maua.

Cachoeira do Alcantilado

Ao chegar, há uma recepção onde deve-se pagar uma taxa de 14 reais de entrada. Existem lanchonetes no local e é possível alugar casas e chalés. O famoso pastel de pinhão pode ser encontrado no parque.

A caminhada dentro do parque, de cerca de um quilômetro e meio por trilha, passa por nove quedas d´água, corredeiras e piscinas naturais. O ponto final é a Cachoeira do Alcantilado, com 50 metros – mas que está interditada para banhos. O caminho é feito dentro de uma propriedade particular

As cachoeiras são bem bonitas e a trilha é bem leve.

Minhas preferidas foram: A do Alcantilado e a do Lajeado.

Acessem o site do parque para conferir: http://www.cachoeirasdoalcantilado.com.br.

Após uma tarde de cachoeiras precisávamos fazer uma paradinha para o almoço, a cidade de penedo é bem famosa por suas trutas então fomos comer uma no restaurante chamado Bukano, ele é simples mais é muito bom.

Segundo dia:

Pico do Selado.

No segundo dia, saímos cedo da cama e lá fomos nós a caminho do pico selado, o pico é um dos pontos mais altos da região de visconde de maua com seus 2300 metros de altitude e possui uma curiosa forma de uma sela de cavalo, daí a origem de seu nome.

Chegando ao local onde ela se encontra é uma propriedade partículas com uma base, o valor por pessoa é de 10 reais, nessa base possui estrutura de comidas, bebidas, banheiros e o dono e sua esposa são muito simpáticos e acolhedores.

A trilha é bem aberta e sinalizada, pelo percurso é possível se encontrar alguns bancos para uma eventual paradinha, para quem quiser se banhar existem 2 quedas de agua no caminho, são aproximadamente 30 minutos de subida ate a primeira cachoeira, após a segunda cachoeira a mata se fecha em um bosque, estávamos eu, minha irma, o zeca e o wagner.

A subida exige um pouco de condicionamento físico, minha irmã achou que a subida estava um pouco puxada, então os meninos continuaram a trilha e eu abortei com ela.

É difícil a escolha de não ir ao cume de uma montanha mais sempre temos que observar os sintomas e como nosso corpo está se sentindo, ele dá sinais de cansaço e quando alguém não se sentir bem também é importante saber abrir mão para que todos fiquem bem.

Eu e minha irmã fizemos uma parada para um bom banho de cachoeira.

Os meninos subiram até o cume e as fotos de lá foram cedidas por eles.

Encerramos a noite na cidade com um pouco mais de gula e boas risadas de um otimo feriado.

Em breve pretendo voltar mais dessa vez em uma noite de lua cheia para curtir a noite, afinal deve ter um nascer do sol sensacional. E ai, quem anima?

Cristiane Kinguti
Cristiane Kinguti

Published on 07/16/2015 08:04

Performed from 04/13/2015 to 04/14/2015

Views

1049

Cristiane Kinguti

Cristiane Kinguti

São Paulo

Rox
443

Já me desafiei em trilhas como a Serra Fina em dois dias, Desafio Serra Fina, Bocaina, Chapada dos veadeiros, Torres del Paine, Transmantiqueira e muitas outras viagens.

Adventures Map
www.criskinguti.com.br

273 Following