AventureBoxExplore
Create your account
Queixo D'anta

Queixo D'anta

São Francisco do Xavier

Era uma terça feira de folga, Eu e o Zeca programávamos de fazer alguma trilha mais ainda não tínhamos nada certo, na última hora me aparece a Veve e com o time completo resolvemos ir ao queixo d'anta pois já era 11:30 quando chegamos em São jose, então optamos por um roteiro próximo mais com visual bonito.

O Pico Queixo D’Anta ou também como é conhecida na região, Serra do Queixo da Anta ou Focinho da Anta, tem o maciço rochoso em destaque na típica paisagem da Mantiqueira.

Eu já conhecia a trilha, havia feito uma trilha nortuna a 4 meses atrás para aproveitar o nascer do sol.

Dificuldade: Fácil.

Tempo: 3:30

Data: 31/03/3015

Passamos de São Jose a monteiro lobato, de lá resolvemos ir almoçar antes de começar a trilha em Saõ Francisco, vale a pena passar por lá, a cidade é bem próxima e com boas opções de gastronomia.

Saindo de São Francisco Xavier, próximo ao bairro dos Remédios, saímos do asfalto por uma estrada de terra até uma propriedade particular onde temos acesso à trilha, um carro nomral consegui subir a estrada de terra por tanto que não tenha chovido.

Os proprietários são o senhor Janildo e a Dona Ricardina, são muito simpáticos, eles cobram o valor de 15,00 reais por pessoa e podemos deixar o carro na casa deles, eles tem uma estrutura com banheiro que fica disponível também.

A trilha começa em terreno pouco íngreme em mata aberta e vai ficando mais fechada na medida em que subimos a encosta da montanha. Em meia hora de caminhada é bom repor água no cantil para não faltar quando a trilha ficar mais íngreme no trecho final, a trilha é auto guiada.

Na subida forte vamos passar por tocas de pedra e bromélias, o mato fechado tira um pouco de visual porém chegando à parte da trilha de pedra começamos a ter uma boa visão de mirantes.

O primeiro ponto é o Focinho da Anta, o ponto mais alto da pedra, a 1.740 metros de altitude. Deste ponto avistamos uma paisagem privilegiada da Serra da Mantiqueira, com vista para São Francisco Xavier, Serra dos Poncianos e o município de São José dos Campos – SP.

Após do focinho da anta existe um pequeno rapel para se fazer e chegar ao cume do Queixo D'Anta, rapel é bem pequeno e lá possui uma corda fixa para descer.

Chegando ao cume ficamos contemplando o visual, quando iniciamos a trilha ela não nos dava muita expectativa pois de longe o tempo estava fechado, mais chegando ao cume o tempo abriu e conseguimos aproveitar. Também existe um livro de cume no topo para se assinar.

A descida como sempre é mais rápida, pela mata ser bem fechada e úmida é possível levar alguns pequenos escorregões, por isso vale a pena ter um pouco de cuidado.

Chegando a propriedade, tomamos um bom cafe com bolo caseiro e retornamos.

Cristiane Kinguti

Cristiane Kinguti

São Paulo

Rox
443

Já me desafiei em trilhas como a Serra Fina em dois dias, Desafio Serra Fina, Bocaina, Chapada dos veadeiros, Torres del Paine, Transmantiqueira e muitas outras viagens.

Adventures Map
www.criskinguti.com.br

274 Following