AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Coutro x Prateleiras

Travessia Coutro x Prateleiras

Que tal uma voltinha pelo PNI? Na minha opnião uma das travessia mais bonitas

Saímos de são Paulo dia 22 de abril eu, Elton , Carlinho, a Karine e o Fabio, para acampar próximo ao parque do Itatiaia, optamos por dormir na noite anterior próximo do parque pois por ser feriado imaginamos que estaria lotado.

Dormimos no camping da pousada dos lírios, 20 reias por pessoa, lugar lindo, bem estruturado e o melhor bem próximo ao parque.

http://www.pousadadoslirios.com.br/

Dia 23/04 – Acordamos cedinho e seguimos para o parque, chegamos as 6:40 na portaria e já estava bem movimentado. Fizemos a ficha de entrada, onde cada pessoa paga 15 reais para entrar no parque e o condutor ganha a braçadeira, que sinaliza qual trilha você fara.

O parque tem um limite de pessoas por dia nas trilhas por isso em um feriado vale chegar cedo.

Tomamos um bom café e iniciamos a caminhada da Couto prateleiras. A trilha começa com uma subida saindo do estacionamento, e depois fica um pouco plano, quando se avista o couto você verá uma escalamimmada gigante em sua frente e ali está o cume do Morro do Couto, que é considerada a 8ª maior montanha do Brasil (com 2.680m) ele é impressionante, aliás a trilha toda tem um visual lindíssimo, que da para ver o Vale do Paraíba, boa parte das montanhas do PNI, incluindo a bela e singela Asa de Hermes e as agulhas negras.

Saindo de lá seguindo as Prateleiras o visual muda, você irá começar a andar num plano e depois subidas e descidas, vale a pena olhar para trás e ver o quanto o couto é impressionante, quando você chegar no meio da travessia tem uma placa indicando por onde seguir e um ponto de água, vale a pena abastecer o camelback.

Paramos para almoçar lá e seguimos, logo depois o cenário muda novamente você entra num visual de capim elefante e logo chega na toca do índio.

Passando a toca do índio em pouco tempo você irá avistar as prateleiras, UAU como são imponentes, como você se senti uma formiga perto daquelas formações mesmo de longe.
Ai você vai cainhando por uma trilha até a base do Pico das Prateleiras, outra montanha localizada no parque ( 2.548m).

A trilha é realizada em média de 4 a 6 horas de caminhada, depende do ritmo de cada um, lembrando que quando chegar nesse ponto é necessário voltar ate o abrigo Rebouças e o estacionamento que dá mais 5 km. Ah além de ir conhecer a trilha nos também fomos filmar o vídeo acima, então fizemos varias paradas na trilha para poder captar cada uma dessas imagens incríveis.

Agradeço a Zimba filmes e os companheiros de viagem pela paciência e por compartilharem comigo desse momento tão especial.

Ficha técnica:

Extensão da trilha: 16 km – ida e volta.

tempo estimado: 6 horas

nível: Fácil porém para quem tem medo de altura pode dar um pouco de vertigem a subida do couto.

Site zimba: http://zimbafilmes.com/

Quer saber mais? Olha lá no site: www.criskinguti.com.br

Cristiane Kinguti

Cristiane Kinguti

São Paulo

Rox
443

Já me desafiei em trilhas como a Serra Fina em dois dias, Desafio Serra Fina, Bocaina, Chapada dos veadeiros, Torres del Paine, Transmantiqueira e muitas outras viagens.

Adventures Map
www.criskinguti.com.br

274 Following