AventureBoxExplore
Create your account
Aquatrekking em São Bento do Sapucaí

Aquatrekking em São Bento do Sapucaí

Para esses dias quentes de verão, uma maneira diferente e divertida de explorar o ambiente natural.

Trekking

Nesse verão me vi em uma situação bastante diferente dos últimos anos, há 8 anos consecutivos passava todos os verões na Patagônia, fugingo do calor e das chuvas da Serra da Mantiqueira.

Com as restrições para entrada de brasileiros durante a pandemia na Argentina, tive que adiar as saídas de montanha dessa temporada com a Cumbre Montanhismo, poderia ter viajado por ter a residência argentina, mas com todo esse caos achei melhor ficar essa temporada de verão pela Mantiqueira.


Foi assim que reativei esse roteiro que já tinha realizado algumas vezes mas estava parado há muitos anos, o Aquatrekking para a Cachoeira dos Amores, e o verão é a melhor época para desfrutrar das águas geladas que descem das montanhas da Mantiqueira.

O aquatrekking consiste em caminhar por dentro dos rios, transpondo pedras, quedas d'água, e outros obstáculos que vão aumentando o desafio, não existe um caminho traçado, cada um vai descobrindo a melhor rota e cada vez que vamos o caminho é diferente.


Percorremos o Rio do Toldi, onde passamos pela Cachoeira dos Encontros e finalizamos na Cachoeira dos Amores, são aproximandamente 3 horas de caminhada pelas águas, o Rio do Toldi não é profundo e perfeito para essa prática, são diversos poços e pequenas quedas que vão aumentando a aventura, o retorno é feito por uma trilha que vai margeando o rio.


Caminhar por dentro do rio abre novas perceptivas do ambiente e passamos a observas coisas que em geral passam despercebidas. É uma caminhada bastante técnica, com muitos obstáculos naturais e pedras escorregadias, em um momento saimos pela trilha para evitar a maior queda da cachoeira.


Acabei encontrando uma excelente alternativa para enfrentar esses dias quentes de verão, em um lugar inexplorado, onde estaremos sozinhos pelo rio durante todo o percursso. Se alguém se interessar, teremos saídas fixas em vários finais de semana durante essa temporada de verão, toda a atividade tem em torno de 5 horas de duração, no site da Cumbre Montanhismo tem mais informações.

Thiago Freela
Thiago Freela

Published on 02/02/2021 15:32

Performed on 01/10/2021

Views

112

3
Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 02/02/2021 18:26

Que maneiro!!

Dani Franco
Dani Franco 02/05/2021 05:49

Deve ser incrivel!

Thiago Freela
Thiago Freela 02/05/2021 13:17

É bem legal mesmo pessoal, vale experimentar essa experiência por algum rio!!

Thiago Freela

Thiago Freela

Mantiqueira | Patagônia | Himalaia

Rox
317

Montanhista, escalador, viajante. Vivendo entres as temporadas de montanha na Serra da Mantiqueira, Patagônia e Himalaia como guia de trekking da agência Cumbre Montanhismo

Adventures Map
www.cumbremontanhismo.com.br

501 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 396 others support the Minimum Impact Manifest