AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Thiago Freela 28/02/2019 16:19
    Nevada de verão em Laguna Negra

    Nevada de verão em Laguna Negra

    Nossa programação era fazer a Travessia das 5 Lagunas, o prognóstico anunciava uma tormenta nas montanhas, mesmo assim decidimos ir.

    Trekking Montanhismo Acampamento

    Quando marcamos uma expedição com antecedência, mesmo na temporada de trekking sempre estamos a mercê das intempéries da natureza. Quando a data do roteiro foi se aproximando a previsão do tempo marcava uma forte tormenta chegando na montanhas com muita chuva e até mesmo neve, em pleno verão, pensei que com o passar dos dias isso poderia mudar.

    Tínhamos um grupo marcado com 4 pessoas para fazer a Travessia das 5 Lagunas, um trekking incrível de 5 dias pelas montanhas de Bariloche. Nossa data era de 07 a 11 de janeiro e todos já tinham suas passagens de ida e volta, só tínhamos essa semana.

    Dois dias antes de iniciar a travessia estávamos com todo o grupo em Bariloche e os dias estavam lindos, mas o prognóstico seguia afirmando que viria uma tormenta, e por aqui a previsão do tempo não costuma falhar.

    Abrimos o mapa e começamos a pensar em todos os planos que teríamos se realmente a neve chegasse, em nossas expedições pela Cumbre Montanhismo sempre recomendamos um mínimo de equipamento, e todos do grupo estávamos bem preparados com roupas técnicas para montanha, botas, uma boa mochila, barraca, fogareiros, bastões de trekking, e comida para os próximos 5 dias.

    Em acordo com todos do grupo na manhã do dia 07 de janeiro partimos para a montanha, com os planos em aberto, sem saber as reais condições que íamos encontrar. Já começamos o trekking com uma chuva fina e bastante frio, com o passar do tempo a chuva foi aumentando e o frio também. Nesse primeiro dia nosso destino era a Laguna Negra, onde está o Refúgio Itália, a beira da laguna.

    A medida que ganhávamos altura o frio e o vento se intensificavam, um clássico dia patagônico, não foi comodo caminhar mais de 4 horas sobre a chuva, mas por fim chegamos no Refúgio Laguna Negra, o vento era muito forte, mas conseguimos encontrar um bom lugar reparado do vento para armar as barracas.

    Com as roupas quentes conseguimos estabilizar um pouco do frio, mas essa noite com tudo molhado estava difícil ativar. Cozinhamos na varanda da barraca uma clássica lentilha com vegetais, que foi suficiente pra todos recarregar as energias e ter uma boa noite de descanso.

    Na manhã seguinte o frio era intenso e nem dava vontade sair da barraca, mas quando abrimos a porta já tivemos essa surpresa incrível, estava tudo branco. Pela noite a temperatura baixou e o que era chuva virou neve, a previsão estava se cumprindo.


    Com o dia cansativo que tivemos e com a neve que seguia caindo já decidimos que esse dia ficariamos instalados ai mesmo em Laguna Negra. Ter um refúgio a nossa disposição nesse ambiente era um luxo, e queríamos curtir um pouco isso. Na noite anterior o refúgio estava lotado, mas com a tormenta todos baixaram da montanha, fomos um dos poucos que seguimos por lá pra esperar o que viria a acontecer.

    Foi uma tarde incrível pra descansar, comer bem, curtir os arredores com a neve que seguia caindo aos poucos, até o sol apareceu por alguns minutos. Parecia que seria só aquilo, mas pelo final da tarde a nevada se intensificou e começou a pintar tudo de branco. Foi incrível viver esse momento, para alguns era a primeira vez vendo a neve cair dessa forma.

    A neve deixava tudo incrível, parecia que estávamos em uma pintura em preto e branco. Tivemos uma noite incrível compartilhando no refúgio, música, pinturas e com um bom vinho e uma pizza fomos dormir revigorados, afinal estamos na montanha para passar bem, em abundância.

    Quando despertamos no outro dia novamente tivemos uma surpresa, outra noite de muita neve, parecia que acordamos em outro lugar, tudo era diferente, a neve traz uma calma, um silêncio, somente se escutava o vento que nunca parou de soprar. Foi como se estivéssemos em uma outra dimensão de tempo.

    Com essa grande nevada todos os caminhos na montanha estavam fechados e muito perigosos, nossa única opção era seguir ali, mas em nenhum momento isso foi um problema, tudo estava maravilhoso, depois de 3 dias parados, parece que cada dia estávamos em um lugar diferente, e sempre com a energia renovada.

    Passamos um outro dia lindo caminhando pelos arredores de Laguna Negra e desfrutando esse presente de estar nas montanhas nessa ocasião especial. Todos os planos mudaram, mas nem por isso deixamos de viver intensamente essa essência da montanha, fomos privilegiados com tudo isso. Pela noite o vento e a neve pararam um pouco e fomos jantar no bosque mágico, onde estavam as barracas.

    E como sempre depois da tormenta vem a calmaria, no dia seguinte amanheceu um sol incrível, sem nenhuma nuvem e devolveu a cor as paisagens, que antes estavam em preto e branco. Curtimos o sol, secamos tudo e pegamos o caminho de volta para Bariloche.

    Foi uma experiência única, que certamente ficará marcada na mente de todos que viveram esses momentos especiais, pra nós da Cumbre esse sentimento de ter clientes que se transformam em amigos é sensacional, é isso o que queremos em nossas expedições, criar essas conexões entre pessoas e a natureza.

    Foi uma expedição que envolveu muita tomada de decisão e um forte compromisso, mas por ter a mente aberta e um grupo flexível conseguimos viver esses momentos com a segurança de todos sempre em primeiro lugar.

    Na próxima temporada de 2020 estaremos de volta para fazer a Travessia das 5 Lagunas, não sabemos o que vai acontecer, mas de qualquer forma certamente vai ser uma experiência incrível.

    Thiago Freela
    Thiago Freela

    Publicado em 28/02/2019 16:19

    Realizada de 07/01/2019 até 11/01/2019

    Visualizações

    4585

    3 Comentários
    Paula @mochilaosabatico 01/03/2019 12:18

    Uauauuu! Nós fizemos essa travessia na primeira semana de fevereiro, um mês depois de vcs. TODOS os dias ensolarados, com direito a banho de lagoa para nos refrescar do calor. O clima patagônico é mesmo surpreendente. Daqui a pouco vou fazer um relato por aqui, para vc comparar as fotos com Sol.

    Renan Cavichi 06/03/2019 15:52

    Lindo demais!

    Rosana. 24/08/2023 11:29

    É tudo muito lindo!!🤗

    Thiago Freela

    Thiago Freela

    Mantiqueira | Patagônia | Himalaia

    Rox
    363

    Montanhista, escalador, viajante. Vivendo entres as temporadas de montanha na Serra da Mantiqueira, Patagônia e Himalaia como guia de trekking da agência Cumbre Montanhismo

    Mapa de Aventuras
    www.cumbremontanhismo.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Peter Tofte e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.