AventureBoxExplore
Create your account
Serra Fina, fora de feriado

Serra Fina, fora de feriado

Desfrutar a essência das montanhas da Serra da Mantiqueira, entrar em conexão com o ambiente natural na sua forma mais pura.

Trekking Mountaineering

Quando pensamos em ir para as montanhas, para muitas pessoas isso está associado a um ambiente mais selvagem, inóspito, sentar em um cume vazio e escutar o vento, entrar em conexão com o ambiente natural na sua forma mais pura, sem sinais da interferência humana.

Também adoramos o ambiente social que a montanha oferece, compartilhar um vinho e uma boa comida com os amigos, conhecer gente nova que está na mesma freqüência, fazer uma musica artesanal com os instrumentos que porteamos até o cume.


A Travessia da Serra Fina é um ambiente em que conseguimos ter tudo isso, mas agora já precisamos escolher bem as datas. Durante feriados prolongados de 4 dias, que se pode realizar a trilha no formato clássico isso já é bem difícil.


Mais que a tranqüilidade e conexão com a montanha que perdemos, os sinais da interferência humana são grandes, lixos espalhados em alguns acampamentos, papel higiênico por todos os lados, inclusive próximos as poucas fontes de água, degradação da mata nativa para abertura de novos lugares para acampar.


A parte alta da Serra da Mantiqueira é uma zona muito sensível, inserida no bioma dos Campos de Altitude apresenta uma vegetação campestre entre afloramentos rochosos, áreas cobertas por gramíneas, onde se predominam arbustos e pequenas árvores e regiões encharcadas e ricas em matéria orgânica.

Mas essa aparente monotonia dos campos de altitude esconde uma rica biodiversidade de fauna e flora, abrigando diversas espécies endêmicas, que só existem nesse ambiente da Serra da Mantiqueira.


Ademais, algumas áreas de acampamento não suportam o número de pessoas que transitam na montanha durante um feriado. E com a logística de diversas agências operando na montanha, todos esses locais já vão estar ocupados quando vocês chegarem.

Nós, como uma agência que opera na Serra Fina nos encontrávamos nessa situação, e não gostávamos de estar ai nesse ambiente, tendo que fazer tudo às pressas para garantir um bom lugar.

Optamos por não realizar a travessia durante feriados, sabemos que perdemos as maiores possibilidades de armar um grupo, já que muitas pessoas não tem outra opção para realizar esse trekking.


Mas seguimos resistentes nesse ideal que queremos compartilhar com quem vai a montanha com a gente, queremos que todos sintam e desfrutem dessa essência da montanha, que ainda se pode encontrar durante uma semana qualquer do inverno.

Agora montamos nossos roteiros para a Serra Fina fora de feriados, com grupos reduzidos, temos a possibilidade de ainda viver essa plenitude dos altos cumes da Serra da Mantiqueira.

Thiago Freela
Thiago Freela

Published on 05/29/2018 13:39

Performed from 07/25/2017 to 07/28/2017

Views

1217

5
Edson Maia
Edson Maia 05/29/2018 13:46

Aí sim! Sem crowd, é a vibe perfeita... sempre tenho este cuidado, fugir de feriados e grupos pequenos. Parabéns pela iniciativa! Esse é o espírito!

Thiago Freela
Thiago Freela 05/29/2018 13:59

Valeu Edson! É isso o que buscamos, manter esse espírito e desfrutar as montanhas! Um abraço.

Felipe Meira
Felipe Meira 05/30/2018 15:09

Não conheço, ainda, esta travessia, mas pelo que percebo ela precisa de intervenção o mais rápido possível. Pensei em ir este ano, mas já imagino como a sujeira deve estar, então fica para o ano que vem. Ultimamente minhas caminhadas tem sido dia de semana, mais tranquilas.

Talita Limma
Talita Limma 06/25/2018 09:09

Lindo!

Leandro do Carmo
Leandro do Carmo 05/24/2019 19:00

Olá Felipe, fiz a Serra Fina no feriado da Semana Santa. A teilha encontra-se em bom estado e sem lixo...

Thiago Freela

Thiago Freela

Mantiqueira | Patagônia | Himalaia

Rox
308

Montanhista, escalador, viajante. Vivendo entres as temporadas de montanha na Serra da Mantiqueira, Patagônia e Himalaia como guia de trekking da agência Cumbre Montanhismo

Adventures Map
www.cumbremontanhismo.com.br

501 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 385 others support the Minimum Impact Manifest