AventureBoxExplore
Create your account
Dainara 02/26/2021 00:26
Cachoeira Do Marciano

Cachoeira Do Marciano

Complexo da Cachoeira do Marciano, Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira

Waterfall Mountaineering Trekking

O Complexo da Cachoeira do Marciano é um verdadeiro paraíso perdido no interior do país, mais precisamente no Estado de Minas Gerais.

Está situadoo dentro do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira, que foi criado em 2018 após oito anos de intensa mobilização de ambientalistas da região de Lima Duarte e adjacências e decreto do então Governador Fernando Pimentel.

O Parque, recém-criado, ainda é pouco conhecido por turistas que visitam a região, já que a maioria deles prefere desfrutar das belezas naturais da região de Ibitipoca, distrito mais conhecido que o Município de Lima Duarte, onde fica a famosa Janela do Céu.


A trilha para o Complexo da Cachoeira do Marciano começa 40 min após percorrer uma estrada de terra, que em períodos chuvosos pode ser impossível para carros de passeio.


São 8 km ida e volta, andando por um terreno bastante irregular devido à ocorrência da erosão do solo. Na maior parte do trajeto, os aclives e declives não são tão acentuados, mas é preciso ter atenção para não se lesionar.


Apesar da dificuldades, a trilha é de nível intermediário. Não exige profissionalismo na prática de trekking, com poucos trechos de escalaminhada (uso das mãos) em uma parte de mata fechada (trechos escorregadios).


O complexo surpreende pela beleza e por sua natureza quase inexplorada. Além da Cachoeira do Marciano com 60 m de altura, desfrutamos da Cachoeira do Nariz (nome que faz jus ao desenho da rocha onde a cachoeira passa) e da Cachoeira de baixo (porque fica logo abaixo da Cachoeira do Marciano).


O Parque é riquíssimo em fauna e flora. É morada do Lobo Guará e de Tucanos, por exemplo.

De acordo com o nosso guia, há ainda muito a ser explorado. Muitas quedas d'água ainda inacessíveis, praticamente desconhecidas.


Para aqueles que não se limitam a indicações de sites turísticos e gostam de destinos diferentes, um tanto exóticos, explorar o Parque rende uma boa aventura.

📝Dicas:


✔️Preferir os períodos poucos chuvosos para evitar raios⚡. Entre final de março e outubro.


✔️Levar capa de chuva☔.


✔️Contratar um guia é essencial.


As trilhas não estão bem demarcadas, nem há qualquer sinalização.


✔️Usar bastão para trekking e calçados impermeáveis.

Dainara
Dainara

Published on 02/26/2021 00:26

Performed on 02/26/2021

Views

85