Danielle Hepner 30/06/2020 18:47
    Base das Prateleiras - Solo

Domingo de passeio na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, Rio de Janeiro - RJ

Montanhismo Hiking

Domingo acordei 4h da manhã e às 5h peguei a estrada rumo à parte alta do Parque Nacional de Itatiaia. Da minha atual cidade, levei por volta de 2h30 até a entrada do Parque. De Caxambu - MG pego a estrada ao Rio de Janeiro passando pelas cidades de Pouso Alto, distrito de Capivari e Itamonte. Depois de Itamonte, mais 20km pela serra até a Garganta do Registro. Já na Garganta há a estrada de terra que dá acesso ao parque, cerca de 14km até o Posto do Marcão.

Fui de carona com um amigo que iria competir Mountain Bike em Itanhandu - MG.

O dia estava lindo, e minha intenção, por estar sozinha, era apenas caminhar os 3km até o Abrigo Rebouças para passar o dia. Levei alguns livros, câmera... A ideia era tentar me reconectar nesse lugar que tanto amo.

Como eu imaginava, não consegui ficar apenas lá e fui para a base das Prateleiras.

Do Rebouças até lá são cerca de 2,5km. Basta voltar à estrada principal e seguir no sentido oposto ao da Portaria. Neste caminho também há o acesso à Cachoeira das Flores. Dali, no alto de um lajeado de pedras há a indicação da Travessia Ruy Braga e da trilha de acesso às Prateleiras. Na bifurcação da trilha, toma-se o caminho da direita.

É bastante marcado, e tranquilo. Apenas no trecho final da trilha há um pequeno trepa pedra, mas sem grandes mistérios. Levei cerca de 35min para percorrer todo o trecho.

O parque estava totalmente vazio, pouquíssimas eram as pessoas que faziam alguma trilha. Percorri quase todo o caminho sem ver ninguém, até que quase no final encontrei um grupo de SP que faria o ataque ao cume.

Eu me dei por satisfeita de estar ali na base, contemplando a vista linda da Mantiqueira, Serra Fina, além das cidades de Itatiaia e Resende. Ao fundo, do lado oposto, as Agulhas Negras.

Passei quase 2h lá comendo, curtindo, contemplando até que o tempo começou a fechar e o prenuncio de temporal se fez. Desci até o Abrigo Rebouças onde preparei meu lanche, e quando deu umas 14h começou a cair uma chuva torrencial. Consegui uma carona e a aventura teve seu fim na Garganta do Registro.