AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Danielle Hepner 01/07/2020 20:26
    Branca de Neve - Parque Estadual dos Três Picos

    Branca de Neve - Parque Estadual dos Três Picos

    Ataque à Branca de Neve, princesa em forma de montanha

    Montanhismo Hiking

    Sabe aquele lugar que você imagina estar em um conto de fadas?! O Parque Estadual dos Três Picos é esse lugar pra mim... Parece que saiu de um filme totalmente encantado. Gosto de dizer que ele é um lugar democrático, tem atrativo pra todo mundo e é impossível encontrar um defeitinho que seja ali.

    Pois bem, depois de já ter feito a travessia Deuses x Frades em 2016 e em 2017 ter passado meu aniversário acampada lá indo na Cabeça de Dragão e Caixa de Fósforos, levei praticamente um ano pra retornar e realizar um pequeno sonho: subir a Branca de Neve. Então, em 28 de julho de 2018 retornei a esse lugar mágico pra fazer o ataque.

    De carro, saí do Rio de Janeiro bem cedinho em direção à Rodovia Washington Luis, e de lá pro acesso à Rio x Teresópolis. Até o Mirante do Soberbo, cartão postal de Terê, vai mais ou menos 1h30.

    Deste ponto, segui pela RJ130, rodovia que leva a Friburgo, em direção à Cachoeira dos Frades, mais ou menos na altura do km20 tem uma estradinha de terra à direita. É bem tranquilo de chegar, tem bastante placa no caminho todo. Por volta de 5 km depois chegamos à Cachoeira dos Frades. Seguindo mais 5km cheguei na porteira da Fazenda Itatyba, que é onde começa a trilha.

    Os carros ficam estacionados do lado de fora da propriedade, e basta entrar caminhando por uma porteirinha, que permanece sempre aberta. Depois da porteira, é só seguir para a direita, num caminho que leva às casas da propriedade, como se você estivesse andando pelo quintal mesmo.

    Vai ter um caminho bem grande de pasto, que por si só já é belíssimo. É bem verdinho e florido, com uma vista linda para os Três Picos, Caixa de Fósforo e o Vale dos Frades... Depois disso, vem uma parte mais fechada, com mata, bastante eucalipto, sempre subindo. Seguindo esse trajeto cheguei num trecho bem íngreme que tem uma corda duvidosa presa em algumas raízes e tronco de árvores. A partir desse ponto a trilha fica bem mais pesada, até que descortina um lajeado de pedra e todo o resto do percurso é feito por ali, em subida bastante íngreme. Ao final, praticamente no cume, tem um 'vara mato' e aí sim, topo!

    Se não engano, foram aproximadamente 3 horas de caminhada. Me guiei por algumas fitas amarradas em troncos pelo caminho, e na parte do lajeado por diversos totens.. Além disso, tina separados dois tracks diferentes no Wikiloc.

    Olha, minha felicidade lá em cima não cabia em um sorriso viu... Realizar um sonho é algo que emociona demais! Fiquei por lá um bom tempo, comendo, olhando besta aquela paisagem absurda... Tem aquela vista de ficar embasbacado, né... Um 360º da região, dá pra ver toda a área do Vale dos Deuses e dos Frades, inclusive localizei o carro na entrada da Fazenda Itatyba. Do lado oposto, mais montanhas... É uma sensação que eu não sei nem descrever, viu!

    Depois de um tempo iniciei a descida pelo mesmo caminho, mas sinceramente não lembro quanto tempo levei não... Na verdade, pouco me importava... Eu estava radiante de ter estado ali, e segui curtido todo e cada momento!

    Quase no fim, achei umas framboesas selvagens. E foi isso, voltei pra casa feliz demais!

    Danielle Hepner
    Danielle Hepner

    Publicado em 01/07/2020 20:26

    Realizada em 28/07/2018

    Visualizações

    1760

    2 Comentários
    Bruno Negreiros 01/07/2020 20:28

    Lembrei daquela rampa final....nossa!

    Fabio Fliess 01/07/2020 20:34

    Visual incrível dessa montanha... Pra voltar sempre!

    Danielle Hepner

    Danielle Hepner

    Rio de Janeiro - RJ

    Rox
    2473

    nerd! professora de matemática apaixonada por montanhas, viagens, doguinhos e ukulele.

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Fabio Fliess e mais 444 pessoas apoiam o manifesto.