AventureBox
Create your account Login Explore Home
Danielle Hepner 02/22/2021 18:55
    Morro Caxambu - Caxambu / MG

    Morro Caxambu - Caxambu / MG

    Lindo mirante com vista 360° da região do Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais

    Hiking

    Caxambu é uma cidade do interior de Minas Gerais na região sul do estado, e que faz parte do famoso Circuito das Águas, localizada bem no coração da Serra da Mantiqueira, próxima à atrativos e montanhas incríveis.

    Em janeiro de 2019, de uma semana para outra, saí de mala e cuia do Rio de Janeiro e vim morar aqui. Troquei o agito da cidade grande, engarrafamentos, caos e calor por calmaria, certa qualidade de vida e temperaturas mais amenas.

    Como uma boa cidade do interior, Caxambu tem uma pracinha arborizada com um coreto e um chafariz, claro. Além disso, a cidade é muito famosa pelo Parque das Águas, que possui doze fontes de água mineral naturalmente gaseificada, cada uma com composição e propriedades medicinais diferentes. Dentro dos limites do parque, está o Morro Caxambu, um mirante que possui 360º de vista para a própria cidade e toda a região com 1090m de altitude que abriga antenas de rádio, algumas lojinhas de souvenir e um restaurante.

    Não apenas sendo um mirante belíssimo, o Morro Caxambu tem a importante função de recarregar os aquíferos subterrâneos por conta das suas brechas alcalinas, que acabam por mineralizar as diferentes águas do parque. Muita gente na cidade tem o morro como sendo um templo protetor dessas águas.

    O acesso ao morro pode ser feito de três maneiras: trilha, carro ou teleférico. De teleférico, o valor por pessoa é R$20,00, podendo ser acessado por dentro do Parque ou por fora na entrada próxima à rodoviária. Esse passeio dura entre 7 e 10 min até o cume.

    Teleférico que leva ao Morro Caxambu

    De carro, a partir da Av. Ápio Cardoso basta seguir para a Av. Barão do Rio Branco, rua que fica atrás do Ginásio Poliesportivo Jorge Cury, até a bifurcação com placas para "Morro do Cristo". De lá é só seguir à esquerda na estradinha até o final.

    Por trilha, o acesso é feito no centro, próximo ao Hospital de Caxambu e à Igreja Santa Isabel da Hungria, na Rua Monsenhor João de Deus. Dali, perto do final das casas, há uma entrada com cerca de arame farpado, é só passar e seguir o caminho.

    O percurso total dura 15 minutos e faz algo próximo à uma espiral ao redor do morro: começa numa estrada mais aberta, como um bosque, e conforme vamos ganhando altitude, a estrada vai diminuindo a largura à medida que a vegetação fica mais baixa. Em determinado ponto, a trilha passa por baixo do teleférico, sendo possível ver toda a magestuosidade do sistema que sustenta as cadeirinhas morro acima. A trilha termina uns 100m antes do cume, quando se encontra com a estrada de carros. Dali é só continuar subindo até chegar na guarita.

    Vista da cidade a partir do Morro Caxambu

    Como tem diversas formas de acesso, é um passeio bem democrático, para toda família! Falando da trilha, super recomendo para iniciantes pela facilidade de acesso, e também por ser curtinha, tem 1,5km mais ou menos.

    Esse é o passeio certeiro pra quem vem aqui na cidade. Fiz a trilha sozinha tantas vezes que nem sei mais rs, e também já levei vários amigos, meu namorado, minha prima...

    A última vez que subi foi sábado passado 20/02 acompanhada do meu cachorrinho, que amou ficar rolando na grama enquanto admirava a paisagem! E vou falar, o Baunilhinha combina muito com a natureza, ficou lindão em todas as fotos!

    Baunilha enroscado na coleira admirando a vista de Caxambu

    Observações importantes:

    Não há nenhuma restrição para animais domésticos nesta trilha, sendo recomendado apenas o bom senso, bem como as práticas de mínimo impacto.

    Respeite os funcionários do morro e o horário de funcionamento do mirante. No cume, apesar de ter uma área com gramadinho, não é permitido acampar ou fazer piquenique.

    É possível subir pela trilha e descer pelo teleférico. Para isso, basta ir ao restaurante e comprar o bilhete de descida por R$10,00. A saída fica em frente à rodoviária, na parte externa do Parque das Águas.

    Caso encontre lixo na trilha, recolha-o. Não faça fogueiras.

    Danielle Hepner
    Danielle Hepner

    Published on 02/22/2021 18:55

    Performed on 02/20/2021

    Views

    1004

    Danielle Hepner

    Danielle Hepner

    Rio de Janeiro - RJ

    Rox
    2385

    nerd! professora de matemática apaixonada por montanhas, viagens, doguinhos e ukulele.

    Adventures Map

    Minimum Impact
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Renan Cavichi and 420 others support the Minimum Impact Manifest


    Together
    Inclusive Adventures
    Rox

    Bruno Negreiros, Bruna Fávaro and 163 others support the Together page.