AventureBoxExplore
Create your account
Morro Caxambu - Caxambu / MG

Morro Caxambu - Caxambu / MG

Lindo mirante com vista 360° da região do Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais

Hiking

Caxambu é uma cidade do interior de Minas Gerais na região sul do estado, e que faz parte do famoso Circuito das Águas, localizada bem no coração da Serra da Mantiqueira, próxima à atrativos e montanhas incríveis.

Em janeiro de 2019, de uma semana para outra, saí de mala e cuia do Rio de Janeiro e vim morar aqui. Troquei o agito da cidade grande, engarrafamentos, caos e calor por calmaria, certa qualidade de vida e temperaturas mais amenas.

Como uma boa cidade do interior, Caxambu tem uma pracinha arborizada com um coreto e um chafariz, claro. Além disso, a cidade é muito famosa pelo Parque das Águas, que possui doze fontes de água mineral naturalmente gaseificada, cada uma com composição e propriedades medicinais diferentes. Dentro dos limites do parque, está o Morro Caxambu, um mirante que possui 360º de vista para a própria cidade e toda a região com 1090m de altitude que abriga antenas de rádio, algumas lojinhas de souvenir e um restaurante.

Não apenas sendo um mirante belíssimo, o Morro Caxambu tem a importante função de recarregar os aquíferos subterrâneos por conta das suas brechas alcalinas, que acabam por mineralizar as diferentes águas do parque. Muita gente na cidade tem o morro como sendo um templo protetor dessas águas.

O acesso ao morro pode ser feito de três maneiras: trilha, carro ou teleférico. De teleférico, o valor por pessoa é R$20,00, podendo ser acessado por dentro do Parque ou por fora na entrada próxima à rodoviária. Esse passeio dura entre 7 e 10 min até o cume.

Teleférico que leva ao Morro Caxambu

De carro, a partir da Av. Ápio Cardoso basta seguir para a Av. Barão do Rio Branco, rua que fica atrás do Ginásio Poliesportivo Jorge Cury, até a bifurcação com placas para "Morro do Cristo". De lá é só seguir à esquerda na estradinha até o final.

Por trilha, o acesso é feito no centro, próximo ao Hospital de Caxambu e à Igreja Santa Isabel da Hungria, na Rua Monsenhor João de Deus. Dali, perto do final das casas, há uma entrada com cerca de arame farpado, é só passar e seguir o caminho.

O percurso total dura 15 minutos e faz algo próximo à uma espiral ao redor do morro: começa numa estrada mais aberta, como um bosque, e conforme vamos ganhando altitude, a estrada vai diminuindo a largura à medida que a vegetação fica mais baixa. Em determinado ponto, a trilha passa por baixo do teleférico, sendo possível ver toda a magestuosidade do sistema que sustenta as cadeirinhas morro acima. A trilha termina uns 100m antes do cume, quando se encontra com a estrada de carros. Dali é só continuar subindo até chegar na guarita.

Vista da cidade a partir do Morro Caxambu

Como tem diversas formas de acesso, é um passeio bem democrático, para toda família! Falando da trilha, super recomendo para iniciantes pela facilidade de acesso, e também por ser curtinha, tem 1,5km mais ou menos.

Esse é o passeio certeiro pra quem vem aqui na cidade. Fiz a trilha sozinha tantas vezes que nem sei mais rs, e também já levei vários amigos, meu namorado, minha prima...

A última vez que subi foi sábado passado 20/02 acompanhada do meu cachorrinho, que amou ficar rolando na grama enquanto admirava a paisagem! E vou falar, o Baunilhinha combina muito com a natureza, ficou lindão em todas as fotos!

Baunilha enroscado na coleira admirando a vista de Caxambu

Observações importantes:

Não há nenhuma restrição para animais domésticos nesta trilha, sendo recomendado apenas o bom senso, bem como as práticas de mínimo impacto.

Respeite os funcionários do morro e o horário de funcionamento do mirante. No cume, apesar de ter uma área com gramadinho, não é permitido acampar ou fazer piquenique.

É possível subir pela trilha e descer pelo teleférico. Para isso, basta ir ao restaurante e comprar o bilhete de descida por R$10,00. A saída fica em frente à rodoviária, na parte externa do Parque das Águas.

Caso encontre lixo na trilha, recolha-o. Não faça fogueiras.

Danielle Hepner
Danielle Hepner

Published on 02/22/2021 18:55

Performed on 02/20/2021

Views

145

Danielle Hepner

Danielle Hepner

Caxambu - MG

Rox
1690

típica nerd! professora de matemática apaixonada por montanhas, viagens e ukulele.

Adventures Map

6 Posts

See More

1116 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Peter Tofte and 375 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 132 others support the Together page.