AventureBoxExplore
Create your account
Pico da Tijuca e Tijuca Mirim - PNT

Pico da Tijuca e Tijuca Mirim - PNT

Uma das minhas trilhas favoritas no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Mountaineering Hiking

O Pico da Tijuca e o Pico da Tijuca Mirim ficam no Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro - RJ. O PNT é conhecido por abrigar a Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo, tendo diferentes setores com acessos em diferentes pontos da cidade.

O acesso para o Pico da Tijuca e o Tijuca Mirim acontece no setor Floresta, na Praça Afonso Viseu, bairro do Alto da Boa Vista. É possível chegar à entrada de ônibus (linhas 301, 302 e 345) ou carro. Sempre acessei de carro e o deixava no estacionamento do Largo do Bom Retiro, em frente ao início da trilha. Porém, devido aos protocolos seguidos pelo parque durante a pandemia, o acesso de veículos está vetado, sendo necessário caminhar 4km no asfalto desde a entrada do parque até o início da trilha.

O cume do Pico da Tjuca está a 1021m de altitude, sendo considerado o ponto culminante do parque. A trilha de acesso é uma das que mais gosto de frequentar no Rio. É fresquinha e bem abrigada do Sol, passando por vários trechos de mata mais fechada. Aliás, eu gosto tanto que tô sempre levando alguns amigos nela!

A trilha de 2,8km acontece em uma subida leve em zigue-zague super bem marcada até uma pequena bifurcação. À esquerda está a trilha para o Bico do Papagaio, e seguindo pela direita leva ao Pico da Tijuca.

Mais adiante há uma bifurcação mais discreta, onde tomando o caminho da esquerda vamos ao Tijuca Mirim a partir de uma descida leve seguida da subidinha ao cume, que não tem muita vista dados arbustos e árvores mais altos.

Plaquinha do cume do Tijuca Mirim - agosto de 2018

Em uma ocasião que fui com dois amigos, Caju e Marcos, seguindo uns poucos metros depois da placa indicativa do cume, encontramos um pequeno local na pedra, com sombra, e com uma vista bem bonita para toda a mata da floresta, além de algumas clareiras com vista para a cidade.

Na bifurcação que mencionei, seguindo no caminho da direita, ao Pico da Tijuca, está uma enorme escadaria esculpida na pedra. É necessário subir os 117 degraus de rocha para acessar um pequeno caminho que leva ao cume.

Eu e minha prima na escadaria do Pico da Tijuca - setembro de 2018

Vale dizer que a escadaria rende fotos belíssimas, mas é preciso ter bastante atenção pra subir. São degraus íngremes e altos. Com frequência são utilizadas as correntes que acabam funcionando como corrimãos para subida. Já na descida boa parte das pessoas o faz sentado.

Do alto de seus 1021m acima do nível do mar, o Pico da Tijuca oferece uma vista muito bonita da cidade, é possivel ver toda a orla da Zona Sul, incluindo a icônica Pedra da Gávea, a Pedra Bonita, o Morro Dois Irmãos, além da Zona Norte, com a vista do aeroporto, Maracanã, Ponte Rio-Niterói... E sim, o Rio de Janeiro é lindo demais!

Vista do cume do Pico da Tijuca - setembro de 2018

A área do cume é bem grande e aberta, não tem muitos locais com sombra.

Para retornar, basta seguir pelo mesmo caminho até voltar ao Largo do Bom Retiro.

Considerações:

É sempre importante lembrar de não deixar lixo nas trilhas, mesmo que cascas de fruta! Ainda que em algum momento elas entrem no processo de decomposição, isso leva tempo, trazendo mau cheio e prejudicando o estado natural desse ambiente. Papel, embalagens, garrafas etc... Isso não preciso nem comentar! Não queremos transformar a montanha num lixão, então se cada um levar seu pacotinho e trazer de volta seu lixo, a gente ajuda a preservar a natureza.

Além disso, não é permitido fazer fogueiras ou acampar, e nem acessar os picos fora dos horários de abertura do parque, gerando multas bem salgadas caso alguma pessoa seja pega em flagrante.

No mais, se trata de uma trilha gostosa e leve, que rende uma caminhada bacana e fotos bem legais!

Danielle Hepner
Danielle Hepner

Published on 11/17/2020 16:31

Performed on 11/14/2020

Views

427

Danielle Hepner

Danielle Hepner

Rio de Janeiro - RJ

Rox
2266

nerd! professora de matemática apaixonada por montanhas, viagens, doguinhos e ukulele.

Adventures Map

9 Posts

See More

1369 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Dri @Drilify, Fabio Fliess and 411 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 159 others support the Together page.