Débora Aroche 30/10/2018 18:39
    Calanques de Cassis, França

Trilhas pelas calanques de Cassis e subida de carro no Cap Canaille, no sul da França.

Em abril desse ano fizemos uma viagem para França e Itália, de Paris à Roma, e quando eu estava planejando a viagem eu queria incluir algum lugar com alguma trilha ou beleza natural fantástica para visitar. Foi então que descobri que do lado de Marselha, cidade que iríamos visitar, existe uma cidadezinha pequena chamada Cassis, uma vila de pescadores com um porto pequeno, famosa por suas "calanques".

As calanques são tipo fiordes ou penhascos circundados pelo mar. Têm uma coloração clara devido aos seus componentes minerais, como calcário. Nesta região existem diversas calanques que podem ser acessadas por trihas ou por passeios de barco.

Então o dia separado para conhecer Cassis começou da pior maneira possível: chovendo muito. Além disso, fomos alugar um carro em Marselha e o cara nos deixou esperando por uma hora, sendo que a reserva tinha sido feita antecipadamente pela internet. Chegamos em Cassis já era umas 11h da manhã.

Tinha parado de chover, mas o tempo estava nublado. Fomos então almoçar. Durante o almoço o tempo foi abrindo. Tiramos belas fotos da praia com um mar azul de um tom incrível!

Fomos então no Centro de Informações peguntar se era possível fazer a trilha com aquele tempo. A moça me disse que não era possível ir até Calanque D'En Vau, a mais famosa, porque ia estar escorregadio e perigoso.

Então pra não perder o dia, decidimos fazer um passeio de barco que passava por três calanques, sendo a última na famosa Calanque D'En Vau. Foi um passeio muito gostoso. Durante o passeio o tempo foi firmando, e vimos as pessoas fazendo as trilhas por cima das calanques. Decidimos fazer as trilhas também.

Deixamos o carro numa ruazinha próxima ao primeiro calanque: Port-Miou. Iniciamos a trilha por volta das 15:30. Em Port-Miou avistamos de cima esse lugar que é uma enseada só para barcos.

Calanque de Port-Miou

Continuamos na trilha, seguindo o mapa que pegamos no Centro de Informações. As trilhas são demarcadas por cores, indicadas por traços nas pedras. Cerca de meia hora depois chegamos em Port Pin.

Em Port Pin tinha uma praiazinha muito bonita. Mas como era abril, início da primavera, a água estava geladíssima.

Calanque de Port Pin

Continuamos a subir. Durante todo o caminho tínhamos uma vista linda do mar e da falésia Cap Canaille.

Às 17h chegamos na parte de cima do Calanque D'En Vau, famoso por sua praia paradisíaca.

Calanque D'En Vau e sua praia lá em baixo

A minha intenção inicial era ir até a praia. Porém já estava tarde, nem tinha mais sol pegando na praia, e eu não sabia quanto tempo iria levar até chegarmos lá. Fiquei preocupada com o horário da volta, pois poderia começar a escurecer no meio da trilha. Então nós fomos só mais um pouquinho adiante e voltamos.

Na volta, meu marido Lucas deu um mergulho rápido no mar gelado de Port Pin só pra dizer que mergulhou no Mediterrâneo...

Subimos então de carro no Cap Canaille, que é a maior falésia da Europa. É só seguir pela Route des Crêtes, uma estradinha bem boa de alfalto. Terminamos o dia com um lindo pôr do sol.