AventureBoxExplore
Create your account
Trilha do Rio do Boi

Trilha do Rio do Boi

Trilha pelo interior do Cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa entre SC e RS.

A trilha do Rio do Boi é realizada no interior da fenda do Cânion Itaimbezinho, um paredão vertical com cerca de 700 m de altura. O acesso para a trilha se dá por Praia Grande, SC. A trilha só pode ser realizada com guia. Contratamos uma guia da agência Canyons do Sul.

A trilha tem uma duração em torno de 8 horas. Iniciamos por dentro da mata, até chegar no leito do rio. O caminho então é percorrido ao longo do leito do rio, andando muito sobre pedras e atravessando o rio diversas vezes, fazendo uma corrente humana. Ao longo do caminho passamos por cachoeiras e piscinas naturais, onde tomamos banho. Mesmo no verão a água é gelada, mas muito boa :)

Antes de iniciar a trilha nós precisamos colocar perneiras para nos proteger de cobras. Durante a trilha a nossa guia avistou uma cobra no nosso caminho, que ela conseguiu afastar para que pudéssemos passar. Vi também uma cobra debaixo de uma pedra.

Ao chegarmos na metade do caminho fizemos um lanche (nosso almoço), e avistamos os paredões.

Na volta, ao entrarmos na mata novamente, eu já estava tão cansada que só baixei a cabeça e segui adiante, sem pensar em nada, louca para retornar para casa. A trilha exige bastante fisicamente, mas com certeza vale a pena! O contato com a natureza, as vistas, os banhos de cachoeira, tudo isso compensa todo o esforço!

Débora Aroche
Débora Aroche

Published on 10/26/2018 16:54

Performed on 01/31/2015

Views

1287

4
Fabio Fliess
Fabio Fliess 10/29/2018 19:24

Que lugar lindo Débora!!! Está na minha lista, com certeza!

Débora Aroche
Débora Aroche 10/30/2018 16:39

Vale a pena! :)

Lucas Giovanni Teixeira
Lucas Giovanni Teixeira 10/31/2018 09:11

Bom dia Débora, existe alguma indicação na entrada do parque que proíba a realização da trilha sem guia ? Pergunto isso pois no site do Parna Aparados da Serra consta como facultativo

Débora Aroche
Débora Aroche 11/08/2018 22:42

Olá, Lucas! Eu não lembro se existia alguma placa sobre isso, mas foi o que nos informaram. Estive semana passada no parque e vi uma placa informando que a Trilha do Cânion Malacara precisava de guia, então acredito que para a do Rio do Boi também seja obrigatório.