AventureBoxExplore
Create your account
Cambará do Sul

Cambará do Sul

Viajem de família. Férias de 2015.

Em nossa viajem de férias conhecemos várias cidades na região Sul do Brasil, mas esse relato é sobre nossa passagem por Cambará do Sul, que é conhecida como Terra dos Cânions.

Como não havíamos pesquisado muito sobre o lugar, ao chegar na cidade contratamos um guia, o Roni (54) 81231610. Ele nos levou ao Cânion da Fortaleza e nos deu dicas legais sobre o Itaimbezinho e a Cachoeira dos Venâncios, os quais conhecemos por nossa conta no dia seguinte.

Logo de cara, em um mirante avistamos um vale na direção da cidade de Laguna e sobre ela estava essa bela nuvem Lenticular em formação.

Na medida que nos aproximamos da borda do cânion a euforia aumentava....

O vento aqui é impressionante.... tem umas quedas d´água que não chegam até o chão, elas sobem até o topo do cânion

Chegar na borda e tirar essa foto em família foi show....

O lugar é incrível, de tirar o fôlego mesmo

A caminhada por ali é tranquila, não tem grandes subidas/descidas. A trilha é bem demarcada.

Nos deparamos com umas raposas, conhecidas como Graxaim. Pareceu-me que estão acostumadas com as pessoas, porque os filhotes chegaram perto de nós, inclusive uma estava brincando com um pedaço de papel. Imediatamente o guia notificou via rádio os fiscais do parque que havia uma situação de risco para os animais.

A caminhada inclui passar por riachos como esse, que em algum momento, despencam da borda do cânion.

Só precisamos achar o melhor lugar para assistir o espetáculo...

No dia seguinte, fomos então ao Cânion Itaimbezinho, já sem o guia.

O espetáculo continua....Esse mirante fica bem no encontro de duas bordas do cânion. Dá pra descer pela borda, do lado esquerdo e ver uma cachoeira sensacional, que está na foto a seguir.

Um vôo rápido de reconhecimentoFlowersAlgumas partes do Cânion chegam a 800 mts. de altura. No fundo, o Rio do Boi, o qual é possível percorrer também com guias. Existem empresas que exploram esse passeio. Infelizmente não deu pra fazer.Cafuné e cochilo numa paisagem dessas.... não tem preço !Outro momento inesquecível pra família....Por sugestão de um amigo, fomos até a Cachoeira dos Venâncios, que fica em uma propriedade particular. Pagamos um valor de entrada (não me lembro mais o valor) e compramos doces produzidos ali mesmo. É um lugar bem espaçoso, do tipo que as famílias vão para passar o dia. Tinha gente fazendo churrasco quando fomos.

A cachoeira é bem extensa, são várias quedas, acho que dá uns 100 metros de extensão, na foto não foi possível registrá-la por inteiro. A única dica é: leve repelente.No final, pegamos uma tempestate, ou melhor, ela nos pegou. Caiu um raio bem próximo de nós na estrada, que nos assustou um pouco, mas nada que nos fizesse achar que não valeu a pena. Só para registrar, fomos em janeiro, verão, em São Paulo estava cerca de 30 graus. Em Cambará, não passou de 23º C.

Essas aves aí em baixo são as Curucacas, muito comuns em Cambará.

Esse relato conta um pouco de nossa passagem por Cambará do Sul. Acredito que com mais tempo é possível explorar melhor o lugar. Ficamos 3 dias, acredito que o ideal seriam pelo menos 5 dias. Sem dúvidas, eu recomendo.

Claudemir
Claudemir

Published on 01/31/2017 00:37

Performed from 01/14/2015 to 01/18/2015

Views

2578

3
Renan Cavichi
Renan Cavichi 01/31/2017 11:04

Que bacana Claudemir! Grande privilégio reunir a família para uma aventura! Região linda essa! Tem uma trilha que passa por dentro dos Cânions que ainda quero conhecer!

Claudemir
Claudemir 02/28/2017 09:24

Privilégio mesmo, Renan... também quero voltar lá pra fazer a trilha do Rio do Boi. Abraço !

Denise Santos
Denise Santos 04/08/2017 20:46

Os canions são mesmo espetaculares. Estive lá no início de 2016. Infelizmente por conta do mal tempo não pudemos fazer todas as trilhas, mas em alguns meses voltarei lá. O lugar é mesmo sensacional.