AventureBoxExplore
Create your account
Caminho Da Fé

Caminho Da Fé

Foram 633 km percorridos durante 23 dias no caminho da fé saindo do Ramal de Franca-SP com destino a Aparecida-SP.

Trekking Hiking

O Caminho da Fé aqui no Brasil, foi inspirado no milenar e tradicional caminho da de Santiago e Compostela na Europa.

Possui varios pontos de partidas em cidades espalhadas pelos estados de Minas Gerais e São Paulo; tais pontos de partidas são chamados de portais para ramais (caminhos direcionados) que passam por diversas cidades, percorrendo trilhas e estradas dentro de bosques, parques nacionais como o da Serra da Mantiqueira onde mais de 90% do trajeto se faz em perimetro rural.
São Mais de 900 km de trajetos possiveis até chegar em Aparecida - SP.

O ramal principal do Caminho da Fé esta localilazado na cidade Águas da Prata que foi onde nasceu a inspiração e a fundação do caminho.
Durante todo ano, centenas de peregrinos percorrem o Caminho da Fé á pé ou de bicicleta, tendo em seus corações inspirações religiosas ou objetivos dos mais variados passando pelo turismo, busca de auto conhecimento, superação pessoal, aventura e momentos de reflexão ou de encontros pessoais consigo mesmo e com o inexplicavél e divino amor de Deus em algum momentonto.
Sem duvidas foi a maior das melhores aventuras que vivi em toda minha vida.

Quando decidi fazer o caminho da fé, muita gente pensou que seria loucura fazer uma caminhada tão longa assim, devido a distancia e a demanda de dias que são exigentes não consegui ninguem pra acompanhar-me nesta aventura, no entanto algo mais forte crescia dentro do meu coração como que se fosse um chamado, além disso eu precisava mesmo de um tempo sozinho para refletir sobre minha vida e reorganizar meus pensamentos e sentimentos, não houve medo que me parasse, duvidas ou receios, não fiz uma preparação fisica especifica para suportar os dias de caminhada; na verdade a preparação foi muito mais espiritual do que qualquer outra coisa.
Antes do caminho fiz a Quaresma de São Miguél Arcanjo e a Novena de Santa Terezinha do Menino Jesus, ganhei uma rosa no oitavo dia da novena, mesmo dia de São Miguel Arcanjo e um trecho de um um poema escrito pela propria santa em que que ela dizia que lá do céu transformaria os caminhos de pedras em caminhos de rosas para quem de fato acreditasse em sua irtecessão junto á Jesus.
Relato este fato, pois só quem já realizou tamanha caminhada sabe o quanto a aventura é desafiadora para peregrinos de primeira viagem. A gente se preoculpa com o caminho que nunca percorremos antes, animais perigosos, possiveis emboscadas, lesões no meio do caminho entre outros. Uma das coisas que mais preocupavam pessoas que ja fizeram peregrinações são as bolhas nos pés, um desconforto que faz mancar e pizar errado no chão aumentando ainda mais o desgaste fisico e possibilidade de entorces de tornozelo o que poderia por um fim precoce numa empreitada tão linda.

Fato é que durante todo o percurso nenhuma bolha se quer surgiu em meus pés, e foram mais de 600 km percorridos á pé, passando por longos trechos de subidas bruscas e descidas cheias de pedras e pedregulhos soltos e acredite se quiser, numa peregrinação de tão longa distancia subir é bem melhor do que descer. Nas descidas o impacto aumenta muito sobrecarregando os calcanhares e a musculatura da coxa o que faz aumentar a fadiga muscular e o aparecimento de bolhas nos calcanhares, sem contar o tipo de solo e calçado que podem ser uma combinação perigosa proporcionando escorregões inesperados.

No primeiro dia caminhei um pouco mais de 30 km entre Franca-SP (ponto de partida) até Patrocinio Paulista-SP onde passei a noite descnasando.

Em momento algum pensei em desistir, mas no primeiro dia me assustei muito e cheguei a duvidar que conseguiria chegar ao meu objetivo devido á grande demanda de esforço que a caminhada do primeiro dia me exigiu. Meus pés doiam muito, o sol estava muito forte e chegou a queimar minhas panturrilhas á ponto de forçar-me vestir a calça termica, foi exaustivo.
Os tres primeiros dias foram os mais dificieis, 30 km no primeiro dia, 20 km no segundo dia e mais 30 km no terceiro dia, no quartro dia foram 25 e no quinto eu ja me sentia adaptado chegando a percorrer quase 50 km em apenas um dia.
Quando se tem um objetivo e ele nasce de dentro de você você não controla, se deixa ser alimentado por ele e se fortalece, além disso coisas magicas acontecem pelo caminho que ninguém com a mais pura razão logica poderia explicar.
Vou dar apenas um exemplo: No quinto dia, tinha covido um pouco a noite, a estrada estava cheia de agua em alguns trechos e em um deles caminhei 2 km por um lugar muito lindo com arvores altas dos dois lados da estrada, percebi que havia muitos passarinhos que voavam em minha volta de um lado para o outro naquele trecho, parei para gravar um video daquela dança, no entanto quando parei os passarinhos pararam também e nenhum foto consegui fazer, voltei a caminhar e o passarinhos voltaram a voar ao meu redor, voavam e cantavam, eu achei estranho e dificil de acreditar que seria possivel, parei mais uma vez e eles pararam também, então pensei que não seria possivel aquilo estar acontecendo e comecei acelerar o passo quasse correr e por incrivel que pareça eles me acompanhavam mesmo naquela velocidade, meus olhos se encheram de lagrimas de emoção. Eu não me sentia sozinho em nenhum momento.
Coisas lindas e surpreendentes foram acontecendo, cachorros que me acompanhava, até o gado no pasto chegou a me seguir, pessoas que do nada apareciam trazendo frutas quando mais sentia fome e meu estoque ja havia acabado, traziam agua também quando minhas reservas ja tinham se consumido, era como se alguem soubesse que em determinados momentos eu iria estar passando ali.

Foi uma jornada incrivel da qual eu paro e me emociono com cada lembrança que trago comigo, se fosse relatar tudo aqui deria um livro, algo que estou á escrever e em breve vou ver publicado.
Conheci muitas pessoas durante a jornada, e pretendo realizar de novo uma vez por ano pelo menos; vi vivi e aprendi coisas simples mas que fizeram mudar muito minha forma de ver as coisas. Uma das coisas que eu ouvi e que mais tocaram meu coração foio que Amaro um peregrino que conheci em Aguas da Prata me disse: Denner, não importa onde você vai ou quanto tempo demore pra você chegar, o que mais importa é que você sempre tenha pra onde voltar.

Outra coisa que eu ouvi e faz muito sentido é que no caminho da fé, não importa muito seu objetivo principal, muita gente faz por fé mesmo, faz por esporte, por aventura, por turismo, por auto conhecimento, superação e auto controle, mas em algum momento é inevitavel, todo mundo tem um encontro pessoal com o inexplicavél.

Denner Moraes
Denner Moraes

Published on 09/09/2020 10:11

Performed from 10/01/2019 to 10/23/2019

Views

337

Denner Moraes

Denner Moraes

Franca - SP

Rox
39

Cristão Católico, 32 anos, formado em Ed. Fisica, Ex atleta profissional do Salto em Altura, Aventureiro, Trilheiro, Apaixonado por esporte de aventura e pela natureza.

Adventures Map
www.meupequenouniverso.net

22 Following