AventureBoxExplore
Create your account
Caminho de Santiago

Caminho de Santiago

A pé de bike, de natureza religiosa, espiritual ou por esporte, o Caminho de Santiago de Compostela é sempre uma aventura especial.

Em 2013 eu e meu noivo tivemos nossa primeira grande aventura outdoor, a rota francesa do Caminho de Santiago, na Espanha. Para quem não conhece, o Caminho de Santiago é um destino de peregrinação existente há muitos séculos e sua história é um mix de catolicismo e misticismo. Muitos peregrinos procuram o percurso em busca de autoconhecimento, outros por questões religiosas e outros ainda por esporte. No fim das contas tudo se mistura durante a peregrinação.

O ponto de partida dessa caminhada não é de fato um único ponto. Na verdade estão espalhados pela França, Espanha e Portugal. De onde se sai não importa, o importante é chegar à Catedral de Santiago (algumas vezes um pouco mais além), onde são preservados os restos do Apóstolo Tiago. Existem pelo menos 5 rotas com grau de dificuldade e distâncias diferentes: O Caminho Francês, o Português, o Inglês, o do Norte e o Primitivo. No caminho Francês é possível partir de Saint-Jean-Pied-Port (o mais comum), Le Puy, Tours e outras cidades, incluindo Paris. Porém, como muita gente diz, o ponto de partida é você quem escolhe, as rotas apenas guiam a direção das setas amarelas.

No nosso caso, a jornada começou na cidade de Sain-Jean-Pied-Port (França), de onde teríamos mais ou menos 800km até Santiago. Saímos sem muito preparo físico e como todo bom principiante, sem ter muita noção sobre o que levar na mochila, extrapolamos. Quando se excede no peso da mochila as opções são poucas, ou vai se livrando das coisas pelo caminho ou se encontra um correio e despacha o excesso para retirar em Santiago, fizemos os dois - deixamos um pouco das coisas para traz e outras despachamos para Santiago. Para mim, 7kg na mochila é o ideal, mas cada um deve levar em consideração o seu limite.

Muita gente pensa em fazer a peregrinação, mas tem receio do que possa encontrar. Para aventureiros experientes e para principiantes, a estrutura do caminho pode até surpreender. Enquanto planejávamos chegamos a pensar em acampar para o caso de não encontrarmos albergues, ainda bem que não levamos a idéia adiante. Apesar dessa idéia parecer linda pelo visual que teríamos, deixaríamos de ter a experiência do convívio com os outros peregrinos que é um aprendizado sensacional. Além do mais, a cada etapa do caminho uma cidade, povoado ou que seja um ponto de apoio, esperam pelos os peregrinos com restaurantes, farmácias, mercadinhos e o principal: albergues. Claro que muitas vezes o ponto de parada é uma vila que só possui o albergue mesmo, mas no geral é possível encontrar tudo que é essencial.

É comum em mapas e guias, ter uma visão macro da rota com alguns pontos normalmente chamados de etapas. Essa é mais ou menos uma distribuição da quilometragem em relação à dificuldade do percurso, distância e facilidades para o descanso. Muita gente segue exatamente essa distribuição, mas não tem necessidade. Caso o corpo agüente ou esteja cansado demais, fazer sua própria rota é a melhor opção. Houveram dias que andamos somente 10km e em outros chegamos a 40km, tudo depende do limite de cada um.

De Saint-Jean à Santiago passamos pelas regiões de Navarra, La Rioja, Castilla y León e finalmente Galicia. É impressionante a diferença entre elas. Em Navarra pegamos muita chuva e terrenos bastante úmidos diferente de Castilla y León, onde em alguns dias não agüentamos de calor. Sem falar das paisagens incríveis que essas regiões possuem.

E assim é o Caminho. Foram 28 dias de jornada, uma experiência diferente de qualquer outra que já vivi, foi doloroso porque meu corpo sentiu esses 800km, mas foi extremamente gratificante, tanto em relação ao físico pelos limites que superamos quanto pelo espiritual. Como eu disse logo no inicio, no fim das contas espiritual, religioso e esporte se misturam e mudam para sempre nossas vidas.

Buen Camino!

Juciara Nepomuceno
Juciara Nepomuceno

Published on 07/08/2015 23:56

Performed from 06/01/2013 to 06/28/2013

Views

2942

1
Lsperegrinos
Lsperegrinos 11/04/2015 10:38

Vamos fazer em Maio do ano que vem. As suas informações foram ótima! Obrigada por compartilhar!

Juciara Nepomuceno

Juciara Nepomuceno

Florianópolis - SC

Rox
37

Eng. de Computação, aspirante a mochileira, nível baby em práticas outdoor, mas apaixonada pelo pouco que viu desse novo mundo. Aventuras compartillhadas também no Destino Algum.

Adventures Map
www.destinoalgum.com.br

39 Following