Diego Vicentini 08/04/2016 14:32
    Hidrolândia

Visita a região de Hidrolândia, distrito de Iuna - ES. Parada no camping Cachoeira do Dioney e poço do Egito

Esse final de semana peguei meu uninho, minha esposa e mais 02 amigos e fomos desbravar a tão falada Hidrolandia, que fica no distrito de Iuna - ES.

Embora Hidrolândia seja um distrito de Iuna, ela fica um pouco longe da entrada da cidade (aprox. 26km). É uma região localizada aos pés do Pico da bandeira, e não sei dizer se fica dentro do PARNA Caparaó.

Saindo de Vitória, pegando a BR 262 sentindo Minas Gerais, segue-se 200km (cerca de 3 horas e meia). A entrada para Hidrolândia não esta sinalizada, mas fica a cerca de 300 metros antes de chegar ao Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda - ES, da pra se ver uma entrada a esquerda, uma descida em estrada de chão. Se voce passar pelo posto fiscal, é só fazer o retorno e entrar a direita uns 300 metros após o posto fiscal, o que foi que aconteceu comigo eheheh.

Entrando na estrada de chão as placas começam a aparecer e ai fica mais facil de se localizar. Nossa primeira parada foi no camping Cachoeira do Dioney, ou antigo camping Rio Claro. Foi cerca de 14km do começo da estrada de chão até o camping. No caminha passamos pela entrada para Hidrolandia. Decidimos primeiro ir ao camping para montar acampamento e depois desbravar a região.

Sobre o camping:

O camping tem uma estrutura muito curiosa. Na propriedade se passa um rio, e o dono (Dioney) fez um pequeno desvio e nesse desvio uma barreira, formando assim uma piscina. Do lado da barreira uma estrutura em madeira. Essa barreira é funda, dando até pra pular da estrutura de madeira sem medo.

A estrutura de camping é boa, uma grande area verde, com pontos pra se fazer fogueira para churrasco e pontos de energia bem localizados. Tem tambem uma cabana com um bar, aonde são vendidos salgados e bebidas em geral, alem disso possui SKY e sinal wi-fi com velocidade razoavel, mas se tratando do local, chegou a ser surpreendente esse tipo de estrutura.O dono é uma pessoa bem receptiva e nos deixou bem a vontade, nos mostrou toda a propriedade, deixou o freezer dele a nossa disposição, se precisasse gelar agua ou qualquer coisa do tipo. Os pontos negativos que não pude deixar de falar, pois não da pra passar batido: o camping embora seja muito bonito devido a sua natureza, esta um tanto quanto abandonado. Claro que não podemos esperar muito de banheiro de camping, mas esse em especial era tenebroso, nao via uma limpeza a um bom tempo, e olha que ja vi muito banheiro ruim de camping. Aranhas e outros insetos tomam conta do banheiro, portas enferrujadas e cabeamentos do chuveiro a mostra, ferrugem para todo canto, paredes sem reboco e muito mofadas, coisas que com uma pequena manutenção poderiam ser resolvidas, mostrando assim um certo abandono pelo proprietario. A cozinha tambem é outro ponto negativo a se falar, tudo muito sujo, minha esposa não é fresca mas chegou num ponto de se recusar a entrar na cozinha.O fogão industrial tinha restos de comida em volta, crostas de gorduras,parece que não ve uma limpeza a tempos, assim como o fogão a lenha com muitas panelas em cima dele com coisas mofadas dentro. Não sei se por ser uma epoca de baixa temporada, as coisas estavam meio jogadas, mas o que vimos ali não pode ser ignorado, mas enfim, não foi o suficiente para estragar o nosso passeio.

Montamos acampamento e ja pegamos o carro para voltar cerca de 5km para chegarmos em Hidrolandia.

O lugar é uma propriedade privada. Assim que chegamos vemos uma cancela bem rustica aonde é informado que é proibida a entrada de bebidas, alem de ser cobrado uma entrada de R$ 5,00 por pessoa. Estacionamos o carro e entramos. Na casa principal foi montado um bar com umas mesas de madeira para o lado de fora. Lá nos finais de semana é servido um almoço com o custo de R$ 20,00, servido em forma de PF. Achamos um pouco salgado, mas por não se ter mais nada em volta e a fome batendo pesado encaramos. Não posso reclamar da comida, simples mas boa e em grande quantidade.

Após nosso almoço, demos uma descansada e ja descemos pela trilha sinalizada ao lado do banheiro. Depois de uns 100 metros de descida de trilha chegamos ao primeiro poço. A agua cristalina é realmente muito bonita, da pra se ver o fundo de pedras. A agua é bem gelada, mas não tanto para nos impedir de entrar. Esse primeiro poço embora não pareça é fundo e da até para arriscar uns saltos do alto da pedra.

Depois de apreciar continuamos descendo a trilha agora de pedras. Nesse ponto é preciso um pouco de coordenação motora e bastante atenção. O caminho tem muitas pedras soltas e quedas as vezes grandes o suficiente pra se machucar feio caso voce escorregue e caia por la.

Descemos uns 50 metros de dificuldade moderada e chegamos em outro poço agora maior e mais fundo. Ficamos curtindo o local que é estonteante de lindo e como ja estava escurecendo resolvemos voltar, ja que iria demorar pra voltar pelo trecho de pedras.

Voltamos para o nosso camping, encaramos o banheiro tenebroso, tomamos um banho e fizemos nossa janta, strogonoff de frango desfiado da VAPZA com arroz e batata Lays. Não é só porque estamos acampando que temos que comer mal né =D

De bucho cheio, conversamos um pouco e com o friozinho batendo ja nos recolhemos para descansar e encarar um outro dia.

Acordamos cedo e decidimos após o cafe aproveitar a estrutura do camping. Após uns pulos e tentativas de atravessar o slack-line montado por cima da piscina decidimos explorar mais a região e fomos ao poço do egito. Logo após sair do camping continuamos seguindo em frente e dobramos a primeira esquerda. Após subir uma estrada apertada chegamos no poço. Fomos surpreendidos na entrada com a cobrança de R$ 10,00 por cabeça. Relutante acabamos pagando, ja que a gente ja estava la mesmo. O poço é bem bonito, de mais facil acesso que Hidrolandia, pra quem não gosta de se arriscar nas pedras, é uma boa pedida. Mas como gostamos de programa de indio mesmo, o sangue de cabra escaladora dos alpes ferveu na veia e fomos descendo o rio pelas pedras e após uns 50 metros de descida encontramos um poço bem maior, mais fundo e lindo demais. A mistura do verde em volta da região, com as pedras e agua cristalina fazem o lugar ter uma beleza impar. Demos uns bons mergulhos e depois com um pouco de câimbra devido a agua fria tomamos rumo de volta a nossa base. Depois de um descanso e um merecido almoço, desarmamos acampamento e rumamos de volta a Vitória.

Uma ótima trip pra quem não tem muito tempo. Fomos no sabado, voltamos no domingo e curtimos bastante a região. Ficamos de voltar mais vezes, pois ainda tem lugares para serem visitados. Espero que tenham gostado do relato.

Por enquanto ainda não tenho todas as fotos que tiramos, mas a medida que eu recebe-las vou atualizando o post.

Custos:

Realizada de 02/04/2016 até 03/04/2016

Diego Vicentini

Vitória - ES

Apaixonado pelo mato, sempre em busca de trilhas e camps com o minimo contato possivel com o ser humano.