AventureBoxExplore
Create your account
MOTOTRIP CHAPADA DIAMANTINA EP1 | ITAETÊ + IGATU

MOTOTRIP CHAPADA DIAMANTINA EP1 | ITAETÊ + IGATU

Primeira parte de uma volta de moto por locais pouco explorados na chapada diamantina

Motor Adventure Trekking Camping

Já perdi as contas de quantas vezes fui na chapada, mas mesmo assim cada experiência é única. Dessa vez resolvi aproveitar os dias de carnaval e fazer um rolé diferente, mas por ser uma época de alta temporada, os locais mais comuns ficam cheios e tudo que eu buscava era paz.

Fiz toda a viagem de moto, pois como tinha poucos dias, seria praticamente inviável depender de transporte para se locomover entre os pontos que queria, no total rodei 1480 km.

DIA 1

Saí de Salvador com destino a Itaetê, uma região pouco turística da chapada que fica a 420 km da capital. Preferi fazer um caminho que já conheço e sei que a estrada é mais tranquila, passando por Ipirá e logo mais chegando em Itaberaba.

No primeiro dia apenas cheguei em Itaetê e saí pra tomar uma cerveja com uns amigos, afinal, já era 15h. Acertei com o guia para sairmos às 6h da manhã do dia seguinte e fazer a trilha da Cachoeira Encantada.. acabei adiando pra 7h por causa de uma mini-ressaca kkk

Fiquei numa pousada bem simples (R$40 casal) e fiz meu café no quarto mesmo, com o material de camping e algumas coisas que tinha comprado no dia anterior.

Saímos as 7h e percorremos aproximadamente 30 km de estrada de barro até onde deixei a moto e iniciamos a trilha. Caminho bem tranquilo, a pior parte é no início que precisamos subir um pouco, mas no resto é praticamente tudo plano. Trilha fácil pra quem tem costume de andar no mato, poderia tranquilamente ter ido apenas pelo wikiloc.

Primeiro cânion da trilha

Andamos cerca de 2h, beirando sempre o leito do rio e chegamos bem próximo a encantada. Não desprezando as outras cachoeiras da chapada, mas a encantada faz jus ao nome que tem, chega ser estranho ela não ser tão popular (ainda bem). Chegar lá e não ter ninguém foi uma das melhores coisas que aconteceu nesse dia, toda a paz que eu desejava estava ali.

Pequeno poço antes da cachoeira encantada

Fomos guiados por Edi, que foi totalmente paciente e em nenhum momento ficou nos dando pressa. Gosto muito de fotografar e essa é uma atividade que exige as vezes muito tempo parado em um local.

Cachoeira encantada e eu

Por conta da época, a cachoeira não tava com um grande volume de água, mas mesmo assim a beleza e imensidão do lugar é ímpar.

DIA 2

Aproveitamos pra conhecer um pouco da região, que é marcada pelo seu clima de savana, diferente das regiões vizinhas da chapada.

Eu e Teresa nas ruínas da casa de pedra

DIA 3

Saímos de Itaetê por volta das 11h rumo a Igatu, queríamos ir na cachoeira california, enfrentamos uma estrada de uns 40 km de offroad e um sol brutal. Após 1h pilotando em estrada de terra, chegamos no asfalto e entramos em Igatu.
Assim como no offroad, não dá pra andar rápido por Igatu, afinal, a estrada que dá acesso ao miolo da cidade é toda de pedra e a pista é bem estreita. Chegamos por volta das 14h, montamos a barraca no camping de LP e já seguimos para a trilha da Cachoeira Califórnia.

O início da trilha é bem de boa, porém mesmo com o wikiloc acabei me perdendo em alguns pontos, o pior deles foi quando estávamos a menos de 50 m da cachoeira, dava pra ouvir o barulho mas não foi tão fácil achar o caminho para chegar até o cânion (o GPS fica bugado em locais fechados) e pra completar, minha bota acabou soltando o solado e tive que ficar descalço mesmo. Depois de muito insistir e tentar inúmeros caminhos, finalmente chegamos.. e para nossa surpresa, NÃO TINHA NINGUÉM.

Tudo perfeito, visual sensacional, água não tão gelada. Aproveitamos bastante e antes do sol cair fomos embora. Dessa vez muito mais tranquilo pois já sabíamos o caminho.

Cachoeira california

Continua no EP2

Diego Morais
Diego Morais

Published on 02/06/2021 14:56

Performed on 02/05/2021

Views

162

2
Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 02/06/2021 14:59

Que foto da Cachoeira Encantada...

Eduardo Chaves
Eduardo Chaves 02/17/2021 09:50

Irado!!!

Diego Morais

Diego Morais

Salvador - BA

Rox
62

Seja de bike, a pé, de carro ou moto, o importante é ter uns perrengues pra contar.

Adventures Map

110 Following