Maria Comprida | Petrópolis | RJ

Trilha curta e íngreme com 21 lances de corda. Visual lindo!

Neste final de semana fui com o grupo Caveiras da Montanha para Petrópolis subir num morro bastante vistoso na região: a Maria Comprida.

Trata-se de uma formação rochosa aguda com quase 1000m de altura.

A trilha é dura, bem íngreme e com algumas passagens técnicas. Existem pelo percurso 21 lances com cordas fixas e num trecho é necessária a utilização de rapel para proceguir no caminho.

Uma dos trechos mais bonitos é a passagem dos Camelos, onde a trilha percorre uma estreita passarela entre dois abismos.

Conduzidos pelo grande Marcelo de Figueiredo, levamos 5h para subir e 3h para descer. Sendo o tempo total em atividade foi de 9h 32min.

Importante lembrar que para acessar o local por esta rota é necessário estar com guia e o limite diário é de 5 pessoas.

Fomos guiados pelo Marcelo de Figueiredo que pode ser contactado através do telefone ## ########.

Outro guia que indico para o roteiro é o é o Felipe Lombardi.

Durante a atividade do grupo estávamos sempre rastreados pelo Spot GEN3.

===============================================

Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto.
Algumas fontes para leitura:

👣 Deixe somente pegadas
🗑 Leve seu lixo
Leave no trace.

Boas andanças!
Dino

Para mais trilhas, checar meu perfil no Wikiloc.

André Leopoldino (Dino)

Na praia, na montanha ou no caminho entre eles. independente e autossuficiente. Caminhada e fotografia Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto. @dinoleopoldino

www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=1015978

Bruno Negreiros, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.