AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Serra Fina em 2 dias (2016)

Serra Fina em 2 dias (2016)

Um linda e pesada caminhada na Mantiqueira

Não pretendo aqui descrever um guia para realizar esta caminhada (já tem muitos pela internet). Caso deseje estudar detalhadamente indico o tracklog do Chico Trekking no wikiloc que é pra lá de bom.

RELATO

Em agosto de 2016, com os amigos do Caveiras da Montanha mais 2 do CEB, realizamos o percurso da trilha em 2 dias, com camping no cume da Pedra da Mina. Fomos num grupo de 6: eu, Barba, Erick, Marcelo, Andressa e o Rafael.

Planejávamos essa caminhada desde a temporada 2015. Por diversos motivos de previsão do tempo e compromissos pessoais fomos reagendando a caminhada. Até que em agosto/2016 todos os planetas se alinharam e conseguimos finalmente ir! Somente um já havia realizado a rota mas não se sentia apto a levar.
Seguimos então com nossos dispositivos GPS e croquis de estudos prévios para 22h de caminhadas (11 por dia).

Trata-se de uma trilha íngreme e que exige bastante preparo físico - e psicológico - para ser realizada em 2 dias. (Mas não é impossível como muitos sites dizem) Logísticas com 3 ou mais dias diluem o esforço.

Preparo

Para esta travessia me preparei com afinco para que no final só tivesse alegria e não dores musculares. Comecei um treino mais puxado sempre fazendo trilhas com minha cargueira com cerca de 12Kg, corridas semanais no Maracanã e subir escadas. Muitas escadas. E com mochila.

Infelizmente numa viagem do carnaval contraí chikungunya. Então fiquei até o fim de maio sem conseguir treinar porque doía tudo quanto era junta. =/

No meio de junho eu retornei a passos lentos os treinos. Lentos mas focados. Em agosto eu já estava me sentindo preparado para a caminhada.

Dia 1

Saímos do Rio por volta das meia noite e seguimos para Passa Quatro para a casa do Edinho que nos levaria para a Toca do Lobo.

Às seis da manhã estávamos entrando na trilha insones. Eu sabia que o início seria íngreme, mas não esperava que fosse tão cedo! Atravessamos o rio na Toca do Lobo e a motanha já dava aquele "bom dia"com um chute no estômago! Pelas 4h seguintes subimos com joelho na cara.

A grande parada dessa trilha é que vemos praticamente todo o percurso que falta ser percorrido. Nessa parte que é cobrado o preparo mental.

O dia que iniciava já esboçava que seria perfeito: céu azul, sem previsão de chuvas e temperatura amena.

Seguimos firme e forte como um pequeno bloco de 6 pessoas. Sempre juntos.

Paramos no Capim Amarelo para um lanche e uma respirada após 4h subindo. A partir dali tem vários vales e subidas.

às 17h estávamos chegando na Pedra da Mina! Foi lindo ver nosso objetivo do dia sendo completado com sucesso! A temperatura estava 9ºC segundo o termômetro de um montanhista que já estava acampado lá. Tínhamos cerca de 25min antes do pôr do sol. Tempo mais que suficiente para levantar acampamento.

Uma coisa: QUE PÔR DO SOL! (infelizmente minha foto não representa 5% do que meus olhos avistaram).

Dia 2

Acordamos, tomamos café tranquilos e saímos pelas 7h. A noite não foi tão fria quanto a noite anterior que havia congelado o vale do Ruah segundo a turma que encontramos e que realizava em mais dias.

Fotinha de lembrança no cume da Mina e segue o curso!

Já na descida da Mina chegamos no vale do Ruah. Uma vegetação gigantesca com uns matos de 2m de altura. Nunca tiva visto uma parada daquelas. O solo é meio instável nessa parte da caminhada.

Por volta do meio dia chegamos no Pico dos Três Estados e paramos para o "almoço".

Logo a frente na trilha começou um banbuzal que daria nos nervos se o nível de felicidade não estivesse tão elevado. Mas ele agarrava em tudo! rs

Às 18h e 40 min finalizamos o percurso todos felizes e inteiros! =D

Essa foi a caminhada mais irada com a equipe mais entrosada e todos os problemas foram contornados sabiamente pelo grupo. Foi simplesmente sensacional!

Fotos minhas e do Marcelo.

Para 2019 meu objetivo é realizar a travessia em 1 dia. E, se sobrar tempo, em 4 dias.

===============================================

Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto

Deixe somente pegadas
Leve seu lixo
Leave no trace.

Boas andanças!

Andre "Dino" Leopoldino

@caveirasdamontanharj

@dinoleopoldino

André Leopoldino (Dino)
André Leopoldino (Dino)

Publicado em 30/12/2018 23:30

Realizada de 27/08/2016 até 28/08/2016

2 Participantes

Caveiras da Montanha Bruno Lacerda

Visualizações

2570

1 Comentários
Talita Limma 09/01/2019 14:35

Show!!!

André Leopoldino (Dino)

André Leopoldino (Dino)

Rio de Janeiro

Rox
909

Na praia, na montanha ou no caminho entre eles. independente e autossuficiente. Caminhada e fotografia Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto. @dinoleopoldino

Mapa de Aventuras
www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=1015978


Mínimo Impacto
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Fabio Fliess e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.