/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5b82f4b2b85b3/adventure/5e3dc67f6dcc8/5e3dc67f7165b-2.jpg)
Trav. Botafogo x Barra (BoBa) | PNT | RJ
Uma travessia de respeito dentro do Parque Nacional da Tijuca. Segunda tentativa: sucesso!
HikingAgendado desde o fim do ano passado, no último fim de semana, enfrentamos a BoBa.
De Botafogo até a Barra quase tudo por trilhas.
Em 2016 eu, seguindo o tracklog do sharkeugenio, tentei fazer sozinho mas abortei na Pedra Bonita pois tive cãimbras nas duas pernas.
Agora, convoquei os brothers Bruno Negreiros, Osório, Bruno Lacerda (Barba) e o Rafael Damiati para esta nova tentativa. Preparei o tracklog no GPS e iniciamos às 6 da manhã.
Com 13h de atividade concluímos o percurso!
A rota:
A caminhada se inicia no final da Rua Viúva Larcerda.
De início a trilha começa com um subidão danado! Daí seguimos para o primeiro trecho que vai da viúva Larcerda até o cruzo com a trilha Parque Lage x Cristo. Neste pedaço a trilha se encontra bem fechada.
Dalí varamos mato até o encontro da trilha Transcarioca, trecho 14, onde começamos efetivamente em trilha.
Seguimos em direção a cachoeira dos Primatas, passamos nos restos mortais da Figueira centenária e seguimos em direção à Vista Chinesa.
(aqui uma nota: diferente do tracklog do sharkeugenio, seguimos pela trilha e não pela estrada)
Passamos na cachoeira da imperatriz e seguimos em para a Vista Chinesa. Fazia um calor danado e estávamos ficando lentos...
Decidimos ficar na Vista Chinesa meia hora para o "almoço" mas acabou qeu ficamos uma hora cheia.
O trecho que nos esperava também era um pedaço bem íngreme e extenuante, mas para nossa sorte entraram umas núvens e começou a ficar menos quente. Chegando no Cochrane a trilha fechou! Tivemos que ir varando mato para encontrar o resquício da trilha que um dia existiu ali (em 2016 estava menos fechado). A partir de um ponto fomos acompanhando um encanamento branco e chegamos na região da antiga faculdade.
Atravessamos a rua e seguimos para outra trilha que seria novidade pra mim: rodear o a Agulhinha da Gávea por trilha. Tava tudo fechado! Voltamos e seguimos pela estradinha.
Neste ponto começou a cair uma chuva mas não pensamos em abortar!
Demos uma respirada e nos hidratamos naquela água antes da rampa de vôo e partimos para o ultimo trecho.
Para elevar o nível de emoção, assim que descemos a trilha em direção à pedra da Gávea, dois cachorros mostrando os dentes nos cercaram! Nos agrupamos e fomos andando em bloco até que o Osório usou suas técnicas de bravura e afastou os dois cachorros.
Em menos de 30min estávamos no colo entre a Pedra Bonita e a Pedra da Gávea (logo ao lado da chaminé Elly). A partir dali havia um bocado de árvores caídas.
Ainda com luz, chegamos numa área de captação de água dos moradores da região que tinha um monte de caixas de água. A trilha estava mais definida.
Seguindo em direção à saída, encontramos com a triha da Pedra da Gávea já bem perto da cahoeirinha.
Desta forma, depois de 13h em atividade, 22Km e 1900m de subida acumulada chegamos ao fim! Meta cumprida!
Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto.
👣 Deixe somente pegadas
🗑 Leve seu lixo
Leave no trace.
Boas andanças!
Para mais trilhas, checar meu perfil no Wikiloc.
Irado irmão, parabéns pela pernada!!!
Muito Loko, top cara
Valeu Bruno! Foi um bom vara-mato!
hahhah vlw Clara
Foi muito irado!!
Galera top. Uniram vários tracking. Parabéns!!
Boa, rolando outras penadas dessa da um alô, só estou conseguindo fazer bate e volta.