Trav. Botafogo x Barra (BoBa) | PNT | RJ

Uma travessia de respeito dentro do Parque Nacional da Tijuca. Segunda tentativa: sucesso!

Hiking

Agendado desde o fim do ano passado, no último fim de semana, enfrentamos a BoBa.

De Botafogo até a Barra quase tudo por trilhas.

Em 2016 eu, seguindo o tracklog do sharkeugenio, tentei fazer sozinho mas abortei na Pedra Bonita pois tive cãimbras nas duas pernas.

Agora, convoquei os brothers Bruno Negreiros, Osório, Bruno Lacerda (Barba) e o Rafael Damiati para esta nova tentativa. Preparei o tracklog no GPS e iniciamos às 6 da manhã.

Com 13h de atividade concluímos o percurso!

A rota:

A caminhada se inicia no final da Rua Viúva Larcerda.

De início a trilha começa com um subidão danado! Daí seguimos para o primeiro trecho que vai da viúva Larcerda até o cruzo com a trilha Parque Lage x Cristo. Neste pedaço a trilha se encontra bem fechada.

Dalí varamos mato até o encontro da trilha Transcarioca, trecho 14, onde começamos efetivamente em trilha.
Seguimos em direção a cachoeira dos Primatas, passamos nos restos mortais da Figueira centenária e seguimos em direção à Vista Chinesa.

(aqui uma nota: diferente do tracklog do sharkeugenio, seguimos pela trilha e não pela estrada)

Passamos na cachoeira da imperatriz e seguimos em para a Vista Chinesa. Fazia um calor danado e estávamos ficando lentos...

Decidimos ficar na Vista Chinesa meia hora para o "almoço" mas acabou qeu ficamos uma hora cheia.

O trecho que nos esperava também era um pedaço bem íngreme e extenuante, mas para nossa sorte entraram umas núvens e começou a ficar menos quente. Chegando no Cochrane a trilha fechou! Tivemos que ir varando mato para encontrar o resquício da trilha que um dia existiu ali (em 2016 estava menos fechado). A partir de um ponto fomos acompanhando um encanamento branco e chegamos na região da antiga faculdade.

Atravessamos a rua e seguimos para outra trilha que seria novidade pra mim: rodear o a Agulhinha da Gávea por trilha. Tava tudo fechado! Voltamos e seguimos pela estradinha.

Neste ponto começou a cair uma chuva mas não pensamos em abortar!

Demos uma respirada e nos hidratamos naquela água antes da rampa de vôo e partimos para o ultimo trecho.

Para elevar o nível de emoção, assim que descemos a trilha em direção à pedra da Gávea, dois cachorros mostrando os dentes nos cercaram! Nos agrupamos e fomos andando em bloco até que o Osório usou suas técnicas de bravura e afastou os dois cachorros.

Em menos de 30min estávamos no colo entre a Pedra Bonita e a Pedra da Gávea (logo ao lado da chaminé Elly). A partir dali havia um bocado de árvores caídas.

Ainda com luz, chegamos numa área de captação de água dos moradores da região que tinha um monte de caixas de água. A trilha estava mais definida.

Seguindo em direção à saída, encontramos com a triha da Pedra da Gávea já bem perto da cahoeirinha.

Desta forma, depois de 13h em atividade, 22Km e 1900m de subida acumulada chegamos ao fim! Meta cumprida!

Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto.

👣 Deixe somente pegadas
🗑 Leve seu lixo
Leave no trace.

Boas andanças!

Para mais trilhas, checar meu perfil no Wikiloc.