AventureBoxExplore
Create your account
Trav. Grajaú x Horto | PNT | RJ

Trav. Grajaú x Horto | PNT | RJ

Primeiro treino de 2020! Era para acabar no Parque Lage mas não deu.

Hiking

Primeiro treino de 2020!
(e ainda falta um bocado de relato do ano passado! rs)

Resumo:
Reabrimos a trilha. Status em 11/01/2020.

Relato completo:

Este relato trata da segunda tentativa da nossa travessia da Ousadia, como carinhosamente a intitulamos. A travessia parte do Grajaú, setor A, em direção ao Pico da Tijuca, depois segue para o setor B passando pela Pelo Morro do Queimado, Pedra da Proa, Mesa do Imperador, Vista Chinesa, Cachoeira da Imperatriz, Cachoeira da Gruta, Cachoeira dos Primatas, Cristo Redentor, e finalmente Parque Lage.

Inicialmente a rota planejada era para chegar ao Parque Lage passando pelo Cristo mas não deu. Tava quente demais e não estávamos rendendo na trilha e decidimos abortar no Horto.
Planejamos o início da caminhada para 7 da manhã pois sabíamos que havia um trecho fechado e que gastaríamos tempo com facão. Por conta do problema de água que está ocorrendo no Rio não conseguimos comprar garrafas de água facilmente e isso atrasou o início. Só começamos a caminhada às 8 da manhã num dia que tinha previsão de ser bem quente (como foi!).

Subimos em direção ao Morro do Perdido, onde chegamos com cerca de 30min (não atacamos o morro), seguimos à esquerda em direção ao morro do Elefante. A trilha neste trecho se encontra aberta. O ponto de atenção é que após a primeira linha de transmissão deve-se subir o barranco à esquerda e não seguir reto.

Chegando na bifurcação à esquerda em cima do Morro do Elefante que o mato estava fechado (e onde abortamos da última vez). Abrimos no facão e seguimos em frente.

A partir dalí foi transpor o vale que dá na trifurcação entre o Andaraí Maior (esq) e o Pico da Tijuca (dir). Esta parte já possui sinalização da Transcarioca com pegadas pretas do trecho 11 Represa dos Ciganos x Bom Retiro. (Neste pedaço encontramos um cidadão perdido sozinho, sem mochila e sem água vindo dos Ciganos há mais de 4h... Demos agua e o reposicionamos na trilha. Sempre levem o básico para trilha, minha gente!)

Às 11h estávamos no Pico da Tijuca após darmos uma passada rápida no Tijuca Mirim. Fizemos o lanche-almoço e seguimos.

Parada estratégica para um coco na entrada do parque na pracinha Afonso Viseu e partimos para o lado B. Na cancela da Estrada do Redentor estava fechada por conta de um potencial deslizamento mas passamos porque faríamos a trilha para a direção do Horto. Fazia 34 graus e não ventava (sim, eu ando com termômetro) mas o moral do grupo ainda estava alto e o foco no objetivo estava firme!

Chegando na Pedra da Proa depois de cozinharmos dentro do morro do Queimado, o moral já começou a ficar balançado. Logo depois decidimos que o final seria no Horto mesmo.

Demos uma relaxada na cachoeira da Imperatriz e seguimos pra saída.


Assim, após 10h de atividade, 24Km e 2100m de subida acumulada terminamos nosso treino.

Presentes:
Dino
Henrique
Osório

Fotos de todo mundo.

===============================================

Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto

https://trilhandomontanhas.com/principios-de-minimo-impacto-em-trilhas
http://caminhodamataatlantica.org.br/minimo-impacto/
Deixe somente pegadas
Leve seu lixo
Leave no trace

Boas andanças!

Andre "Dino" Leopoldino

@dinoleopoldino
@caveirasdamontanharj
@nature.heineken

André Leopoldino (Dino)

André Leopoldino (Dino)

Rio de Janeiro

Rox
584

Na praia, na montanha ou no caminho entre eles.Caminhada e fotografia Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto Insta @dinoleopoldino

Adventures Map
www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=1015978

157 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 385 others support the Minimum Impact Manifest