André Leopoldino (Dino) 01/07/2019 00:38
    Travessia Alto da Boa Vista x Parque Lage (solo) | PNT | RJ

Num lindo domingo dei um pulo no parque para espairecer e acabei andando 23Km.

Hoje acordei com uma vontade de caminhar mas não tinha destino muito certo...

Lembrei que há muito não visitava o Setor B do Parque Nacional da Tijuca (o lado que fica o Cristo Redentor e a Vista Chinesa). Me veio a mente fazer a travessia Alto da Boa Vista x Horto.

Fiz aquela convocação em cima da hora e, como meio esperado, não tive retorno... rs Arrumei a mochila e parti sozinho sem lenço nem documento nem tracklog.

Comecei a andar bem tarde por volta das 10h da manhã mas estava de boas por se tratar de uma trilha curta. No meio do caminho chegando na Pedra da Proa, quando vi aquele panorama com o Cristo Redentor à esquerda, lembrei-me instantaneamente que já tinha estudado aquela rota para fazer vários trechos da Transcarioca numa tacada só. Aí já era.

A trilha

O percurso que fiz corresponde aos trechos 14 ao 19 da Transcarioca (mais detalhes podem ser obtidos aqui https://trilhatranscarioca.com.br/os-trechos/ - inclusive tracklogs bem detalhados)

Todos os trechos se encontrarm bem abertos e bem sinalizados. No trecho 14 não tem fonte de água mas do 15 pra frente tem um córrego a cada Km praticamente.

No primeiro trecho tem o Mirante da Freira de onde é possível ver a Pedra da Gávea e parte do bairro da Barra da Tijuca. Mais a frente tem um mirante em que é possível avistar o Parque Nacional Serra dos Órgãos. Outro mirante bem bonito é o do Morro do Queimado

(Mirante da Freira)

(Mirante do Morro do Queimado)

[Não tive paciência para esperar a fila na Pedra da Proa que parece bem famosa pois tinha gente fazendo a trilha só para chegar lá]

Como disse acima, ao ver o Cristo, minha memória ativou e aí fui seguindo as marcas pretas com pegada amarela.

Com pouco mais de 7h de caminhada finalizei no Parque Lage.

===============================================

Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto.
    Algumas fontes para leitura:

👣 Deixe somente pegadas
    🗑 Leve seu lixo
    Leave no trace.

Boas andanças!
    Dino

Para mais trilhas, checar meu perfil no Wikiloc.

André Leopoldino (Dino)

Na praia, na montanha ou no caminho entre eles. independente e autossuficiente. Caminhada e fotografia Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto. @dinoleopoldino

www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=1015978

Peter Tofte, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.