André Leopoldino (Dino) 18/12/2018 23:44
    Volta em 7 praias de Arraial do Cabo - RJ em 1 dia

Uma bela caminhada passa por vários trechos de proteção ambiental do Parque Estadual da Costa do Sol.

RESUMO

Planejei esta caminhada para que finalizasse com o lindo pôr-do-sol no Pontal do Atalaia e passasse pelas 8 praias de Arraial.

É uma bela caminhada passa por vários trechos de proteção ambiental do Parque Estadual da Costa do Sol e há vista para todas as praias por diversos ângulos!

Não há dificuldade técnica quanto à exposição à altura ou cordas. Só caminhar. Não há muita sombra. Não existem pontos de água durante o percurso, apenas vendedores em quase todas as praias (depende de época do ano e dia da semana).

RELATO

Num sábado com boa previsão mas com início da manhã meio cinza, eu e meu amigo Charlie saímos de Cabo Frio em num ônibus de linha que nos deixou na entrada da antiga vila dos trabalhadores da Companhia Nacional de Álcalis. Ali começou a caminhada para a primeira praia.

1) Praia do Pontal

Do ponto de ônibus, em frente ao Condomínio Village do Pontal, até a praia caminhamos cerca de 1,5Km. Ao chegar admiramos a beleza, tiramos umas fotos e já subimos para a trilha que segue para a Prainha.

No caminho passamos pela Ponta do Gabriel e pela Ponta do Meio locais de pesqueiro. Este trecho de trilha possui 2,3Km.

No incío da trilha já é possível ter um lindo visual de toda Praia do Forte em Cabo Frio.
    A trilha não é muito íngreme e a maior parte trata-se de uma estrada de terra utilizada pelas equipes que fazem manutenção nas antenas que tem no topo deste morro.

Seguimos a trilha e chegamos nesta vista da Prainha.

2) Prainha
    Essa é a uma praia tranquila e quase sem ondas. É a primeira praia vista à esquerda da estrada para quem chega de Cabo Frio.

3) Graçainha

Uma minúscula praia muito utilizada pelos pescadores para recolha das redes.

De lá seguimos pela esquerda para a Ponta da Prainha onde fizemos um lanche e descansamos um pouco. Este trecho é longo e um pouco abafado. No fim deste trecho conseguimos visualizar a Praia do Forte de Cabo Frio bem do meio!

Partimos meio dia para a Ponta da Jararaca - outro pesqueiro. Seguimos então para a Praia do Forno.

4) Praia do Forno

Essa praia estava surreal de linda! Como tínhamos tempo sobrando ficamos quase 1h tomando banho e "almoçando". A água estava deliciosa!

5) Praia dos Anjos
    Esta foi só passagem pois não é muito interessante ao banho dada a proximidade do porto e do cais. Seguimos morro acima para as Prainhas do Pontal do Atalaia.

No caminho para a proxima praia tem um mirante da Praia dos Anjos (marcado no tracklog) com uma vista bem bacana! Vale dar uma paradinha para observar.

6) Prainhas do Pontal do Atalaia

Outra preciosidade da região. Por volta das 14h chegamos nesta praia paradisíaca e meu irmãosinho me encontrou para finalizarmos as últimas 3 praias do percurso.

Essa praia foi pra relaxar sem hora! No caminho descobri que a próxima praia estaria inundada pela maré e não valeria a pena nem ir =/.

Faltanto um pouco mais de 1h para o pôr-do-sol saímos em direção ao Pontal do Atalaia.

Chegamos no mirante e aguardamos o momento com certa apreensão visto que parecia existir umas nuvens no horizonte. O tão aguardado pôr não rolou! Realmente haviam as nuvens lá. O Sol passou por uma janela de nuvens e se foi.

7) Praia Brava
    A maré estava alta e não foi possível chegar nela. =/
    (cheque a tábua de marés caso queira ir lá)

7) Praia Grande
    Já depois do Sol se foi descemos para Praia Grande para tomar aquele mergulho e encerrar a caminhada com sucesso!

(não teve foto pq a bateria acabou!)

Foi um dia maravilhoso de caminhadas.

===============================================

Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto

Deixe somente pegadas
    Leve seu lixo
    Leave no trace.

Boas andanças!

Andre "Dino" Leopoldino

@caveirasdamontanharj

@dinoleopoldino

André Leopoldino (Dino)

Na praia, na montanha ou no caminho entre eles. independente e autossuficiente. Caminhada e fotografia Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto. @dinoleopoldino

www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=1015978

Peter Tofte, Dri @Drilify e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.