Divanei Goes de Paula 07/16/2019 15:08
/abcdn.aventurebox.com/production/uf/563f5bb456051/adventure/5d2c84554dcb5/5d2e0d5b63ffd-2.jpg)
PEDRA DO CARMO: Trekking na Terra dos Lobisomens
Subida até o cume de uma montanha pouco conhecida na divisa de Joanópolis e Piracáia-SP.
Hiking MountaineeringSubida até o cume de uma montanha pouco conhecida na divisa de Joanópolis e Piracáia-SP.
Hiking Mountaineering
Muito bom companheiro, sua historia é uma inspiração, para contemplar essa vida de montanha.
Valeu Samuel , a gente sempre na busca pelos roteiros alternativos, sempre buscando um pouco de paz nesse caótico mundo em que se tornou os esportes de aventuras nos últimos tempos.
Divanei, nunca comentei uma publicação sua, mas as leio desde quase 10 anos atrás. Nunca busquei seus textos mas sempre encontrei acidentalmente, buscando por informações de formações geológicas interessantes que vejo no mapa. Pois bem... em julho de 2019 eu descobri a tal Pedra do Carmo observando o mapa de relevo do Google Maps e me deparei com a mesma falta de informações que você. Tracei algumas possíveis rotas, mas deixei a empreitada para um futuro indeterminado já que a maioria dos meus colegas de trilha aqui ainda tem pouca experiência e toda responsabilidade acaba caindo sobre mim. Enfim, hoje descobri a pedra da Boracéia e tentando traçar uma rota à ela, me deparei com o seu relato, e pensei "Caramba, é o Divanei do fórum Mochileiros", hahaha. Por surpresa, me deparo agora com um relato muito menos esperado da Pedra do Carmo, que coincidentemente, você subiu poucos dias depois de eu descobrir, hahahaha. Acredito que tentarei outra rota, mas valeu por mais um relato!
(continuando) Minha dúvida é... por quê vocês não tentaram subir a partir daquela fazenda mais próxima da pedra? Precisamente falando, nas coordenadas: -22.988477, -46.142344 Me parece haver vários caminhos na plantação de eucaliptos ali que terminam muito próximos à rocha, totalizando uma rota de aproximadamente 2 kilometros, pelo que pude estimar. Vou ver se consigo reunir meus poucos amigos mais experientes para essa breve empreitada. Só para complementar... eu entendo sua indignação com o que vem acontecendo em decorrência da popularização do trekking na Serra da Mantiqueira. As pessoas estão descobrindo montanhas através de fotos de Instagram e levando seus hábitos urbanos para o mato. É revoltante e complicado, mas se nós não tentarmos conscientizar essa gente, quem vai? Não sei se vale a pena a gente só evitar e desistir destes lugares. Mais uma vez, obrigado pelo relato, admiro muito a coragem das suas expedições!
Marcelo , antigamente as pessoas subiam por onde vc está falando, o problema é que a fazenda fechou esse caminho mais fácil de ir.
Pessoal eu tinha acesso pelos sítios embaixo da pedra acho que ainda consigo acessar a pedra pela trilha mais curta já subi 3 vezes por lá 11950540226