Divanei Goes de Paula 13/09/2021 16:09
    PICO MAIOR- RJ : Escalada ao Topo da Serra do Mar no Brasil

"Se é da natureza da montanha te vencer, então tá na hora de mudar de estratégia e usar as mesmas armas que ela usa."

Trekking Montanhismo Escalada
    Divanei Goes de Paula 13/09/2021 16:10

NOTA IMPORTANTE: Esse relato foi escrito para as pessoas em geral, que na sua grande maioria, não escalam e não compreendem os termos técnicos da escalada, portanto, na medida do possível, tentei fazer um texto simples, focando mais nas experiências humanas do que na técnica da escalada. E esse texto passa longe de querer ensinar como se escala uma montanha dessa envergadura, mesmo porque, eu não me considero escalador e sim, um bom carregador de cordas. Mesmo assim, acredito que para quem vai escalar o Pico maior pela primeira vez, esse texto contém algumas dicas bem interessantes, porque a escalada Clássica não se resume apenas no ato de trepar em pedras e paredes, vai muito mais além disso.

Divanei Goes de Paula

Sumaré - SP

Quase 30 anos me dedicando às grandes trilhas e travessias pelo Brasil e por alguns países da América do Sul .