Divanei Goes de Paula 16/11/2015 18:06
    Sajama-Bolívia, Um Brasileiro na "Cacunda" do Vulcão

Subida à maior montanha da Bolívia. Uma jornada solitária de um brasileiro que sobreviveu sem barraca,dormindo enterrado no gelo a 5.700 m .

Alta Montanha Montanhismo Trekking
    Sandro 31/05/2017 09:47

Divanei ótimo relato! Já tem historias para contar pros netos..kkk Entendo sua frustração com a decisao da expedicao franco-brasileira, mas acho que qualquer outro grupo faria o mesmo.. é muita responsabilidade levar alguem pra cima da montanha..se acontecesse qualquer acidente com vc com certeza eles seriam responsabilizados.. abraço

Divanei Goes de Paula 01/06/2017 08:28

Entendo ! Mas quanto aqueles montanhistas de araque eu poderia ter carregado os dois nas costas , mesmo não tendo experiencia em alta Montanha. Enquanto eu cheguei lá encima brincando, os dois se arrastaram montanha acima carregando apenas mochila de ataque. sinceramente contratar um batalhão de gente para auxiliar naquela escalada eu acho muito fora de propósito, ter usar 4 x 4 , mula, porteador, guia e cozinheiro me parece um exagero. Pra mim, gente assim não pode ser chamado de montanhista nunca, são apenas subidores de montanha mesmo, gente querendo acumular cumes na vida, sei lá, talvez eu esteja errado.

Sandro 06/06/2017 09:11

kkk, grande verdade!!! está se tornando cada dia mais comum pessoas endinheiradas usando exercito de serviçais para que possam bater no peito e dizer eu conquistei essa montanha.. enfim... viva o capitalismo... grande abraço e mais uma vez obrigado pelos ótimos relatos das aventuras, quando leio vivo um pedacinho da tua aventura. :)

Adeilton Alves 05/06/2020 11:56

Sempre tem uns pé no saco querendo atrapalhar os sonhos com negatividade, pessimismo e mi mi mi. Seria inveja deles por você conquistar sozinho e eles gastando horrores . Kkkkkk

Divanei Goes de Paula 05/06/2020 14:37

Adeilton, ficaram as lembranças de um lugar incrível, uma experiencia única.

Diná Barros 24/08/2022 20:01

Muito legal seu relato, estou planejando ir ano que vem, meu marido e eu, e estava pesquisando justamente a possibilidade de fazer "solos" já que realmente os guias são muito caros,  fiquei com algumas dúvidas sobre por exemplo como chegar a Vila de Sajama, existem opções de transporte para contratar? E as trilhas são "auto guiadas"? Nunca fomos para alta montanha,  mas temos experiências nas montanhas brasileiras,  e que bom que vc não se abateu por comentários de gente que não te conhece, não sabe as suas ganas de subir e realizar seu sonho! Já estou me inspirando em sua história.... parabéns pela conquista

Divanei Goes de Paula 25/08/2022 10:59

Então, isso foi em 2013, as coisas podem ter mudado muito por lá, mas na epoca, tinha a opção de pegar o onibus que vai ao Chile e descer na entrada do vilarejo de Sajama e seguir a pé . Mas hoje deve ter transporte regular até lá, na verdade já tinha, mas acho que saia bem de madrugada . Também poderá ir até Patacamaia e alugar um transporte, geralmente são muito baratos. Quanto a subir até o cume, aí a pegada é outra, talvez tem que ter uma experiência um pouco maior e eu aconselharia a talvez fazer uma montanha guiada antes, pode ser aquelas a partir de Lapaz, mas se quiser ir até o Campo Alto, que está há 5.800, pode ir de boa, não vai encontrar nenhuma dificuldade técnica , pelo menos no verão . Ir até o cume, já é outra história e ai, não consigo te dar maiores informações , mas como eu disse, eu estava fisicamente em boa forma e se tivesse com algum companheiro, teria ido ao cume sem equipamento nenhum, mas isso já é outra história, rsrsrsrsrsrrs

Divanei Goes de Paula 18/04/2023 15:59

ESSE MES, está fazendo uma década, 10 anos dessa estupidez e desse tempo para cá, eu só consegui SER MAIS ESTÚPIDO AINDA, não aprendi nada com a vida, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsr

Rodrigo Oliveira 19/05/2023 23:21

Relato sensacional.

Divanei Goes de Paula 22/05/2023 12:22

Valeu meu amigo, obrigado.

Divanei Goes de Paula

Sumaré - SP

Quase 30 anos me dedicando às grandes trilhas e travessias pelo Brasil e por alguns países da América do Sul .