AventureBoxExplore
Create your account
3° Edição Travessia Da Ferrovia Do Trigo

3° Edição Travessia Da Ferrovia Do Trigo

1° PARTE A Ferrovia do Trigo é um dos trekkings mais clássicos do Rio Grande do Sul. Com um percurso de 50 km

Trekking

Vou começar me apresentando !

Me chamo Douglas Dessotti, fundador do grupo TRILHAS INSANAS aqui da minha cidade de Caxias do Sul . Nosso grupo é gratuito então o propósito é reunir amantes da aventura ,para se aventurar em trilhas da região .

Bom vamos lá !

Reunimos uma galera de todos os lados Canoas ,Santa Catarina ,Caxias do Sul e santa Maria, éramos oito homens e uma mulher.

Nos encontramos na cidade de Muçum as 7:00hs da manhã do dia 23/11"sábado " aonde iríamos terminar nossa travessia , ali deixaríamos os carros para pegar no dia 24/11 após o término da travessia .

1° Dia da travessia

Depois da foto de chegada na cidade e com todos já presente , fomos até a rodoviária de Muçum para pegar o ônibus até a cidade de Guaporé aonde se inicia a travessia de fato .

O ônibus sai de muçum as 7:50 da manhã e chega em Guaporé por volta das 9:00hs

Chegamos no nosso ponto de desembarque e caminhamos até o início da ferrovia , daí pra frente vc só vai ouvir barulho de cascalho .

Nosso objetivo do primeiro dia era caminhar 22km até o camping casa recanto da ferrovia

Começamos nossa travessia as 9:15 da manhã caminhando sobre o trilhos do trem , todo o percurso é de cascalho grosso então uma bota de solado grosso é essencial .

Caminhamos por volta de 7 a 8 km e fomos presenteados com a presença do trem passando durante o dia uma coisa inédita para mim que já havia feito outras 2 vezes a travessia e por sorte ainda parou perto da gente .

A galera não perdeu tempo e já foram subindo no trem pra registrar o momento , pois poucas pessoas que já fizeram essa travessia tiveram essa chance .

Depois desse momento de eufória por causa do acontecido , continuamos nossa caminhada , próximo objetivo era chegar no VIADUTO MULA PRETA um dos três viadutos vazados de todo o percurso . Até o viaduto teríamos mais uns 4 km.

Continuamos caminhando e logo chegamos ao viaduto MULA PRETA um momento tão esperado por todos , quem tem labirintite não é recomendado passar por cima sozinho o viaduto é auto e se você caminhar rápido pode ficar tonto imediatamente.

VIADUTO MULA PRETA tem cerca de 365 metros de comprimento e 96 de altura , você terá que passar sobre o dormentes um de cada vez . O viaduto é todo vazado ele não tem escoras nas laterais para vc se apoiar então vai na fé , a cada 20 metros ele tem uns recuos que voce pode subir caso o trem venha nesse momento .

um lugar muito insano , Mas com uma bela vista . Sempre é recomendado atravessar o viaduto em grupos pequenos que caibam nós recuos em caso do trem vir .

Bom do incio até chegar aqui no mula preta se caminha 12 km chegamos no viaduto por volta de 12:20 ,ali faríamos uma pausa para o almoço e mais fotos , algumas insanas kkkk

Bom com almoço já feito continuamos nossa caminhada até o camping que será mais 10 km .

Ao longo do caminho da travessia passaremos por muitos túneis e 22 viadutos .

Saindo do mula preta um dos próximos túneis, terá cerca de 2 km de extensão , se caminha por no mínimo 30 minutos dentro dele , Lanternas são obrigatório para essa travessia . Os túneis também tem recuos nas paredes caso o trem passe, a cada 50 metros aonde voce pode se abrigar e aguarda o trem passar .

Caminhamos e caminhamos os ombros já doloridos das cargueiras os pés com alguns sinais de dor e bolhas . Mas todo certo estávamos quase chegando no camping aonde passaríamos a noite .

Encontramos estações abandonas .

Por fim chegamos ao camping por volta de 15:30

O camping CASA RECANTO DA FERROVIA fica localizado na cidade de dois lajeados em frente ao 2° viaduto vazado que é chamado VIADUTO PESSEGUINHO no segundo dia falo mais dele .

Chegamos no camping e como eu já conhecia fomos logo largando as mochilas e nos preparando para fazer um trilha até a cachoeira BEM ESTAR que fica dentro da propriedade do camping .

Começo da trilha

a trilha voce passa por baixo do viaduto pesseguinho aonde pode ter uma noção de quanto é alto .

A cachoeira é realmente linda e tem uma água gelada demais

surreal um paraíso , tomamos nosso banho e voltamos pela trilha ingrime para o camping para arrumar nossas barracas . A galera forçou um pouco na foto , não era pra tanto .hehehehe

Voltamos para o camping e começamos a montar acampamento , como já tínhamos reservado o camping com jantar o dono providenciou nossa janta então até a hora da janta tínhamos tempo para descansar e tirar algumas fotos no viaduto pesseguinho.

Fotos do camping

Douglas Dessotti
Douglas Dessotti

Published on 12/10/2019 01:46

Performed from 11/23/2019 to 11/24/2019

1 Participant

Trilhas Insanas

Views

1883

3
Gabriel Baldo
Gabriel Baldo 12/10/2019 12:52

Topppp de mais galera, recomendo!

Douglas Dessotti
Douglas Dessotti 12/10/2019 14:01

👏👏👏👏 grande Gabriel

Tallu Fernandes
Tallu Fernandes 05/15/2021 22:41

Objetivo de vida... hahaha... Show😜👏👏👏

Douglas Dessotti

Douglas Dessotti

Caxias Do Sul

Rox
798

Mtb Trekking Bikepacking Travessias Administrador do grupo TRILHAS INSANAS Administrador do grupo bikepacking caxias

Adventures Map

3 Posts


1555 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Dri @Drilify and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Peter Tofte, Renan Cavichi and 156 others support the Together page.