/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5d6fdcd83312a/adventure/607e2caf133fb/607e2caf15d17-2.jpg)
Temos um cânion em nosso quintal e cada vez que vou lá exploro um pouco dele , dessa vez não foi diferente porém era apenas pra conhecer o outro lado do cânion e acabou se tornando uma travessia .
Saímos de Caxias as 14:30 pra ir até o cânion palanquinhos pra ver como estava a situação por lá , ouvimos falar que fechariam o aceso ao cânion tornando privativo . Assim que chegamos lá percebemos que havia cerca em torno do cânion e uma porteira , porém estava aberta a porteira e do lado tinha um acesso pra quem vai a pé . Não havia placa alguma proibindo a entrada , entramos pra ver se tinha alguém por lá até mesmo pra nós informar sobre o que mudaria por ali , não tinha ninguém então decidimos atravessar o cânion e tentar contato com o proprietário do outro lado " seu Juca " .
Deixamos o carro perto da porteira e iniciamos nossa trilha até o outro lado , atravessamos uma plantação de Pinheiros até chegar no rio que corre pelo cânion , seria o lugar mais acessível para passarmos para o outro lado . Atravessamos o rio passamos por algumas cercas e plantações ate chegar do outro lado aonde havia uma trilha das vacas que nos levaria até a ponta do cânion .
Não avistamos a casa de seu Juca para de fato pedir altorizacao , mas pelo que conversamos com o vizinho ele talvez não estaria por lá .
Enfim já estávamos lá, então se caso víssemos ele tentariamos conversar sobre alguns planos que tínhamos .
Bom ,seguimos a trilha das vagas por uns 40 minutos até chegar na ponta do cânion
O tempo estava mundando rapidamente e já estava se aproximando uma cerração , então montamos acampamento e começamos a nós acomodar , a cerração fechou todo nosso acampamento e nos obrigou a entrar dentro das barracas .
Foi uma noite daquelas de dorme e acorda , por ter ido ao berço cedo.
Acordamos cedo para ver o sol nascer só que não rolou , estava tudo fechado de neblina não conseguimos ver nada do outro lado nem mesmo o sol .
É isso aí , nem sempre terás uma vista linda pela manhã , valeu muito apena só por ter sentido o friozinho da manha na barraca e até mesmo testar alguns equipamentos novos .
Acordei dei uma caminhada pelo cânion, fiz meu mate e esperamos para ver se o sol dava as caras .
9:30 já com o acampamento desmontado e sem o sol aparecer décimos fazer a travessia já que tínhamos tempo e o clima estava agradável para percorrer um caminho maior . E assim fizemos começamos a decida pela lateral do cânion que nos levava até uma hidroelétrica aonde passaríamos e depois chegaria no rio .
Seguimos os caminhos das vacas até um certo tempo tentando achar alguma trilha que nos levasse até o rio sem precisar passar pela hidroelétrica , porém não achamos e fomos indo em direção a uma estrada que nos levaria até a hidroelétrica.
barragem hidroelétrica
caminho das vacas
Chegamos na hidroelétrica , passamos a cerca e logo seguimos em direção ao rio que nos levaria de volta ao cânion palanquinhos , escolhemos caminhar pela lateral do rio costeando , só que não foi uma boa escolha ,demoramos muito por esse caminho , tínhamos que subir e descer Pedras molhadas e escorregadias . A melhor opção é entrar na água e ir atravessando o rio por dentro .
Seguimos até a entrada inferior do cânion palanquinhos , que tem um cruzamento entre os dois rios , chegando no cruzamento descansamos, nos abastecemos de água por que teríamos uma trilha ingrime para subir até a borda do cânion novamente só que agora do outro lado .
Descansados seguimos até a entrada da trilha , eu já havia feito essa trilha só que sem carga e com o sol rachando , dessa vez tinha o lado bom que não tinha sol porém tinha a carga .
Foram em torno de 4 horas do acampamento até o topo do cânion , uma hora de trilha até a parte de cima . Uma subida no começo bem íngreme com escalaminhada . Depois você vai contornado o cânion e a trilha vai ficando mais suave .
Chegamos na parte de cima do cânion as 13: 30 e fomos em direção do carro.
Um final de semana sem grandes planos que no final valeu muito apena ter feito esse percurso.
Valeu Thiago por estar sempre a disposição de passar esses perrengues sem reclamar !
massa! inverno é a melhor época para trilhar. 🤘