AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Cânion Palanquinhos

Travessia Cânion Palanquinhos

Chegou o inverno 🤘

Camping Canyon Trekking

Temos um cânion em nosso quintal e cada vez que vou lá exploro um pouco dele , dessa vez não foi diferente porém era apenas pra conhecer o outro lado do cânion e acabou se tornando uma travessia .

Saímos de Caxias as 14:30 pra ir até o cânion palanquinhos pra ver como estava a situação por lá , ouvimos falar que fechariam o aceso ao cânion tornando privativo . Assim que chegamos lá percebemos que havia cerca em torno do cânion e uma porteira , porém estava aberta a porteira e do lado tinha um acesso pra quem vai a pé . Não havia placa alguma proibindo a entrada , entramos pra ver se tinha alguém por lá até mesmo pra nós informar sobre o que mudaria por ali , não tinha ninguém então decidimos atravessar o cânion e tentar contato com o proprietário do outro lado " seu Juca " .

Deixamos o carro perto da porteira e iniciamos nossa trilha até o outro lado , atravessamos uma plantação de Pinheiros até chegar no rio que corre pelo cânion , seria o lugar mais acessível para passarmos para o outro lado . Atravessamos o rio passamos por algumas cercas e plantações ate chegar do outro lado aonde havia uma trilha das vacas que nos levaria até a ponta do cânion .

Não avistamos a casa de seu Juca para de fato pedir altorizacao , mas pelo que conversamos com o vizinho ele talvez não estaria por lá .

Enfim já estávamos lá, então se caso víssemos ele tentariamos conversar sobre alguns planos que tínhamos .

Bom ,seguimos a trilha das vagas por uns 40 minutos até chegar na ponta do cânion

O tempo estava mundando rapidamente e já estava se aproximando uma cerração , então montamos acampamento e começamos a nós acomodar , a cerração fechou todo nosso acampamento e nos obrigou a entrar dentro das barracas .

Foi uma noite daquelas de dorme e acorda , por ter ido ao berço cedo.

Acordamos cedo para ver o sol nascer só que não rolou , estava tudo fechado de neblina não conseguimos ver nada do outro lado nem mesmo o sol .

É isso aí , nem sempre terás uma vista linda pela manhã , valeu muito apena só por ter sentido o friozinho da manha na barraca e até mesmo testar alguns equipamentos novos .

Acordei dei uma caminhada pelo cânion, fiz meu mate e esperamos para ver se o sol dava as caras .

9:30 já com o acampamento desmontado e sem o sol aparecer décimos fazer a travessia já que tínhamos tempo e o clima estava agradável para percorrer um caminho maior . E assim fizemos começamos a decida pela lateral do cânion que nos levava até uma hidroelétrica aonde passaríamos e depois chegaria no rio .

Seguimos os caminhos das vacas até um certo tempo tentando achar alguma trilha que nos levasse até o rio sem precisar passar pela hidroelétrica , porém não achamos e fomos indo em direção a uma estrada que nos levaria até a hidroelétrica.

barragem hidroelétrica

caminho das vacas

Chegamos na hidroelétrica , passamos a cerca e logo seguimos em direção ao rio que nos levaria de volta ao cânion palanquinhos , escolhemos caminhar pela lateral do rio costeando , só que não foi uma boa escolha ,demoramos muito por esse caminho , tínhamos que subir e descer Pedras molhadas e escorregadias . A melhor opção é entrar na água e ir atravessando o rio por dentro .

Seguimos até a entrada inferior do cânion palanquinhos , que tem um cruzamento entre os dois rios , chegando no cruzamento descansamos, nos abastecemos de água por que teríamos uma trilha ingrime para subir até a borda do cânion novamente só que agora do outro lado .

Descansados seguimos até a entrada da trilha , eu já havia feito essa trilha só que sem carga e com o sol rachando , dessa vez tinha o lado bom que não tinha sol porém tinha a carga .

Foram em torno de 4 horas do acampamento até o topo do cânion , uma hora de trilha até a parte de cima . Uma subida no começo bem íngreme com escalaminhada . Depois você vai contornado o cânion e a trilha vai ficando mais suave .

Chegamos na parte de cima do cânion as 13: 30 e fomos em direção do carro.

Um final de semana sem grandes planos que no final valeu muito apena ter feito esse percurso.

Valeu Thiago por estar sempre a disposição de passar esses perrengues sem reclamar !

Douglas Dessotti
Douglas Dessotti

Published on 04/20/2021 00:16

Performed from 04/17/2021 to 04/18/2021

2 Participants

Thiago Lazzari Trilhas Insanas

Views

170

1
Edson Maia
Edson Maia 04/20/2021 10:37

massa! inverno é a melhor época para trilhar. 🤘

Douglas Dessotti

Douglas Dessotti

Caxias Do Sul

Rox
775

Mtb Trekking Bikepacking Travessias Administrador do grupo TRILHAS INSANAS Administrador do grupo bikepacking caxias

Adventures Map

3 Posts


1532 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 396 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 150 others support the Together page.