/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5d6fdcd83312a/adventure/609b053371f2e/609b053374579-2.jpg)
Sai de Caxias do Sul as 00:00 de sexta em direção a Araranguá aonde buscaria o paulo pra irmos até o restaurante longaretti , que fica em morro grande lá estava o restante do grupo e a equipe de condutores do sul do mundo agencia que promoveu o evento .
Cheguei em Araranguá por volta das 3:30 e foi ao posto mais próximo pra tirar uma pestana até às 4:30 horário combinado com o Paulo .
As 4:30 já com a mensagens de Paulo me avisando que estava pronto fui em direção a casa dele para buscá-lo e partimos até morro grande que estava a uns 50 km de onde estávamos .
Chegamos no restaurante e pousada longaretti as 5:30 e a galera toda estava dormindo , então ficamos por ali tomando um mate até começarem a se despertar.
Bom , por volta das 7:00 a galera começou a levantar e fomos nos apresentando até por que não conhecia ninguém ali a não ser por redes sociais .
Com todos já prontos e cargueiras carregadas íamos pegar uma carona de trator até o início do trilha algo que nos popariam as pernas. ( sempre é bom usar de alguns recursos oferecidos 🤘)
De trator até o início da trilha levamos uma hora depois teríamos mais 5 horas de trilha até o platô do Realengo .
Chegando no início da trilha descemos do trator tivemos uma rápida conversa com os guias sobre o percurso e socamo a bota . Sabíamos que iríamos molhar as botas já no começo, porque teríamos travessias de rios .
Dizem que esse trekking é um dos mais dificies do sul , então programei minha mente pra algo extremo .
Começamos caminhando no plano costeando o rio e atravessando por algumas vezes , isso durante uma hora até começar a subir . A trilha estava bem visível .
Toda subida de trilha tem suas dificuldades e com a cargueira pesando 17kg fica ainda mais difícil. Subimos ,subimos e subimos .
Por causa das últimas chuvas na região os pontos de água estavam bem abastecidos então não teve dificuldade no abastecimento de água .
Subimos na minha visão em um ritmo até que bom , sem muitas paradas , as paradas já estavam programadas pela equipe do sul do mundo o que facilitou.
Chegamos em um trecho aonde as pedras estavam bem soltas pelo caminho o que dificultava um pouco se apoiar ,aí entra a eficiência de se usar bastões de caminhada.
Caminhamos umas 4:30 até chegar na parte do platô , cada um no seu ritmo .
Tinha o grupo da frente que abria a trilha que estavam no ritmo melhor , tinha a galera que estava no meio e a galera que fechava a trilha .
Durante o percurso fui mesclando o ritmo , um pouco andava com o grupo da frente e um pouco lá atrás .
O grupo da frente descansava mais ,quando parava pra esperar o grupo de trás ,então não era muito bom descasar tanto assim por que a trilha estava bem úmida e quanto mais parado mais gelava o suor .
Chegamos no platô e fomos em direção do acampamento uns 20 minutos até o acampamento ,passamos pela garganta do diabo.
Quando chegamos próximo ao acampamento o tempo começou a se fechar e a neblina tomou conta , logo se abriu novamente e podemos olhar a beleza do Realengo.
Montamos acampamento antes do sol se por e o restante da noite tivemos pra descansar , conversamos. jantamos e fomos dormir porque a noite começou a esfriar, uma noite tranquila sem barulho nem vento .
As 5:00 levantei da barraca e o céu estava magnífico , sem dúvida o céu e noite mais lindo que já vi , apenas adimirei aquele momento e voltei para barraca .
Então as 6:30 sai da barraca já com vozes do lado de fora e comecei a preparar meu mate na espera do astro rei . Que mais uma vez não me desapontou com sua beleza .
( Canion Realengo,Janela do céu,Pico Realengo)
O sol realmente veio pra se fazer presente nesse nosso trekking , com a vista para janela do céu e pico Realengo ficou ainda mais lindo .
Foto: Diego bandeira
Desmontamos acampamento e fomos em direção a cabeça do urso pra últimas fotos antes de começar a descer . Teve gente que ficou na dúvida se parece uma cabeça de urso ou não hehehe . Tem semelhança 🐻
🐻 Cabeça do urso
Aproveitamos pra abastecer as garrafas de água na fonte que tinha ali perto e partimos em direção a trilha de acesso a descida . Tínhamos que estar lá em baixo as 14:00 horário combinado com o cara do trator que nos buscaria .
Passaríamos novamente pela garganta do diabo agora com uma vista melhor do que a anterior.
Lugar fora de sério , começamos a descer e a trilha estava bem escorregadia então o cuidado teria que ser redobrado . A descida tem suas dificuldades , principalmente o joelhos que são muito mais castigados. Porém nada absurdo .
É isso foram umas 4 horas de descida até o local de início da trilha, esperamos o trator chegar e fomos até o restaurante lazzaretti para nosso almoço e depois partimos cada um pra sua cidade .
Sul do mundo trekking Realengo
23 km ida e volta
Morro grande
Serra do Realengo
Trilha nível moderado /difícil
Que lugar incrível
Lugar lindíssimo. Que trilha top.
Que lugar incrível 👏🔝✌️
Muito massa, Dodô! E esse amanhecer... Demais! 🤘👏
Essa subidinha do Realengo é puxada... rsrsrs, mas faria de novo.
A vista compensa né Andrey 🤘