AventureBoxExplore
Create your account
Trekking Realengo

Trekking Realengo

Cânion Realengo

Camping Canyon Trekking

Sai de Caxias do Sul as 00:00 de sexta em direção a Araranguá aonde buscaria o paulo pra irmos até o restaurante longaretti , que fica em morro grande lá estava o restante do grupo e a equipe de condutores do sul do mundo agencia que promoveu o evento .

Cheguei em Araranguá por volta das 3:30 e foi ao posto mais próximo pra tirar uma pestana até às 4:30 horário combinado com o Paulo .

As 4:30 já com a mensagens de Paulo me avisando que estava pronto fui em direção a casa dele para buscá-lo e partimos até morro grande que estava a uns 50 km de onde estávamos .

Chegamos no restaurante e pousada longaretti as 5:30 e a galera toda estava dormindo , então ficamos por ali tomando um mate até começarem a se despertar.

Bom , por volta das 7:00 a galera começou a levantar e fomos nos apresentando até por que não conhecia ninguém ali a não ser por redes sociais .

Com todos já prontos e cargueiras carregadas íamos pegar uma carona de trator até o início do trilha algo que nos popariam as pernas. ( sempre é bom usar de alguns recursos oferecidos 🤘)

De trator até o início da trilha levamos uma hora depois teríamos mais 5 horas de trilha até o platô do Realengo .

Chegando no início da trilha descemos do trator tivemos uma rápida conversa com os guias sobre o percurso e socamo a bota . Sabíamos que iríamos molhar as botas já no começo, porque teríamos travessias de rios .

Dizem que esse trekking é um dos mais dificies do sul , então programei minha mente pra algo extremo .

Começamos caminhando no plano costeando o rio e atravessando por algumas vezes , isso durante uma hora até começar a subir . A trilha estava bem visível .

Toda subida de trilha tem suas dificuldades e com a cargueira pesando 17kg fica ainda mais difícil. Subimos ,subimos e subimos .

Por causa das últimas chuvas na região os pontos de água estavam bem abastecidos então não teve dificuldade no abastecimento de água .

Subimos na minha visão em um ritmo até que bom , sem muitas paradas , as paradas já estavam programadas pela equipe do sul do mundo o que facilitou.

Chegamos em um trecho aonde as pedras estavam bem soltas pelo caminho o que dificultava um pouco se apoiar ,aí entra a eficiência de se usar bastões de caminhada.

Caminhamos umas 4:30 até chegar na parte do platô , cada um no seu ritmo .

Tinha o grupo da frente que abria a trilha que estavam no ritmo melhor , tinha a galera que estava no meio e a galera que fechava a trilha .

Durante o percurso fui mesclando o ritmo , um pouco andava com o grupo da frente e um pouco lá atrás .

O grupo da frente descansava mais ,quando parava pra esperar o grupo de trás ,então não era muito bom descasar tanto assim por que a trilha estava bem úmida e quanto mais parado mais gelava o suor .

Chegamos no platô e fomos em direção do acampamento uns 20 minutos até o acampamento ,passamos pela garganta do diabo.

Quando chegamos próximo ao acampamento o tempo começou a se fechar e a neblina tomou conta , logo se abriu novamente e podemos olhar a beleza do Realengo.

Montamos acampamento antes do sol se por e o restante da noite tivemos pra descansar , conversamos. jantamos e fomos dormir porque a noite começou a esfriar, uma noite tranquila sem barulho nem vento .

As 5:00 levantei da barraca e o céu estava magnífico , sem dúvida o céu e noite mais lindo que já vi , apenas adimirei aquele momento e voltei para barraca .

Então as 6:30 sai da barraca já com vozes do lado de fora e comecei a preparar meu mate na espera do astro rei . Que mais uma vez não me desapontou com sua beleza .

( Canion Realengo,Janela do céu,Pico Realengo)

O sol realmente veio pra se fazer presente nesse nosso trekking , com a vista para janela do céu e pico Realengo ficou ainda mais lindo .

Foto: Diego bandeira

Desmontamos acampamento e fomos em direção a cabeça do urso pra últimas fotos antes de começar a descer . Teve gente que ficou na dúvida se parece uma cabeça de urso ou não hehehe . Tem semelhança 🐻

🐻 Cabeça do urso

Aproveitamos pra abastecer as garrafas de água na fonte que tinha ali perto e partimos em direção a trilha de acesso a descida . Tínhamos que estar lá em baixo as 14:00 horário combinado com o cara do trator que nos buscaria .

Passaríamos novamente pela garganta do diabo agora com uma vista melhor do que a anterior.

Lugar fora de sério , começamos a descer e a trilha estava bem escorregadia então o cuidado teria que ser redobrado . A descida tem suas dificuldades , principalmente o joelhos que são muito mais castigados. Porém nada absurdo .

É isso foram umas 4 horas de descida até o local de início da trilha, esperamos o trator chegar e fomos até o restaurante lazzaretti para nosso almoço e depois partimos cada um pra sua cidade .

Sul do mundo trekking Realengo

23 km ida e volta

Morro grande

Serra do Realengo

Trilha nível moderado /difícil

Douglas Dessotti
Douglas Dessotti

Published on 05/13/2021 11:01

Performed from 05/08/2021 to 05/09/2021

1 Participant

Trilhas Insanas

Views

187

6
Nicole Pierotti
Nicole Pierotti 05/13/2021 11:08

Que lugar incrível

Reynaldo Ferreira
Reynaldo Ferreira 05/13/2021 11:08

Lugar lindíssimo. Que trilha top.

DEISE MAGNUS SCHINEIDER
DEISE MAGNUS SCHINEIDER 05/13/2021 11:46

Que lugar incrível 👏🔝✌️

Thiago Lazzari
Thiago Lazzari 05/13/2021 11:59

Muito massa, Dodô! E esse amanhecer... Demais! 🤘👏

Andrey Moré
Andrey Moré 05/20/2021 07:55

Essa subidinha do Realengo é puxada... rsrsrs, mas faria de novo.

Douglas Dessotti
Douglas Dessotti 05/20/2021 14:07

A vista compensa né Andrey 🤘

Douglas Dessotti

Douglas Dessotti

Caxias Do Sul

Rox
722

Mtb Trekking Bikepacking Travessias Administrador do grupo TRILHAS INSANAS Administrador do grupo bikepacking caxias

Adventures Map

3 Posts


1474 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 386 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 142 others support the Together page.