Samuel Oscar 04/12/2018 14:39
    TRAVESSIA LENÇÓIS MARANHENSES - 05 DIAS

Travessia Lençóis Maranheses, percorrido no trajeto de Barreirinha a Santo Amaro. Realizado em 05 dias Trekking: aproximadamente 70km.

Trekking

TRAVESSIA LENÇOIS MARANHESES

Observação: Caso não tenha experiencia em navegação e não esteja com condicionamento fisico, não recomendo esse trajeto pois, é uma navegação bem complicada em dunas e o caminhar por 10hrs é bem desgastante.

PERCURSO AERROPORTO SÃO LUIZ / BARREIRINHA

- Procure por Uber pois, ficou a metade do preço cobrado pelo taxi até a rodoviária.

- São Luiz a Barreirinha dura em torno de 04hrs

- Empresa Onibus CisneBranco R$51,00 (06h00/08h45/14h00/19h30)

- Denilson viagens transfer São Luís/ Santo Amaro (98)988089190

- Jorge Arruda Levatur para transfer São Luís/ Barreirinhas ele sai bem cedo na madrugada e pega vc onde tu estiver. (98) 999694544

ROTEIRO

TRAJETO

1º DIA DO TREKKING - Rio Preguiça / Canto de Atins

São Luiz / Barreirinhas / Rio Preguiça / Atins / Canto de Atins
    Tenha tempo Revoada dos Guarás no fim da tarde [R$25,00 pp]. Para isso, é necessária uma canoa para atravessar o Rio Preguiças até o lado dos Pequenos Lençóis.

-Onde pernoitamos na Pousada Irmão Atins.

-Embarcar em lancha voadeira com destino a Atins, descendo pelo Rio Preguiças por aproximadamente 1 hora.

Rio Preguiças até Caburé. De lá, atravessamos Trekking para Atins (Aproximadamente 8 km em 2h20m de caminhada e curti o melhor camarão da vida: na lenha!

TREKKING

2º DIA DO TREKKING - Canto de Atins / Baixa Grande (vilarejo) – 32km

Acordar de madrugada 03h00, caminhada dura por volta de 08h00/09h00

- Saímos de Canto de Atins às 4h da manhã e chegamos às 7h em Bonzinho – 13 km de caminhada pela praia.

- Às 10h chegamos na Lagoa Caiçara e tomamos um banho revigorante!

- Duas a três paradas, totalizando 02h00/02h30

-Chegar hora do Almoço 13h00 (Baixa Grande), primeira Pernoite

DA BANDEIRA DA LAGOA VERDE EM CANTO DE ATINS AO OÁSIS DE BAIXA GRANDE

TOTAL PERCORRIDO APROXIMADO: 20 km, sendo 18 km até o Oásis + 2 km [ida e volta] para assistirmos ao pôr do sol.

TEMPO GASTO: 8 HORAS, COM PARADAS PARA FOTOS E BANHOS

Cuidado que a entrada do Oasis eh bem complicado, fique atento.

Valores - Casa do Seu Moacir: dormida, almoço, jantar, café da manhã, 2 garrafas grandes de água – total R$72

3º DIA DO TREKKING - Baixa Grande / Queimada dos Britos(vilarejo)/ Paulos – 11km

Percurso Curto, 05h30 caminhada

- Casa do Seu Raimundo: pernoite, jantar, café da manhã, água de coco, garrafa grande de água – total R$50

- Jantar com carne de cabrito, e mais prosa com Seu Raimundo e Dona Joana. (Guiada Cabrito)
    - Perguntar sobre as gravações do filme Casa de Areia

Visitamos a comunidade Queimada dos Britos e logo após a Queimada dos Paulos. Não vale a pena ficar na Queimada dos Britos pois o caminho a ser percorrido posteriormente na madrugada do dia seguinte tem muita água, e levaria cerca de 40 minutos para finalizar – à noite e no frio seria muito ruim. O ideal é ficar no último rendário (Dona Jesus) pois é o ponto seguinte ao início de caminhada, sem água para enfrentar logo cedo.

4º DIA DO TREKKING – Queimada dos Paulos / Bethânia – 18 km

Acordar 04h00 chega se ao destino as 11h00

Chegando em Betânia da Travessia vc precisará pegar um barquinho para os redários. Lá é uma região bem alagada… e linda! A galera geralmente coloca a canga na beira do rio para apreciar as estrelas.

Lagoa das Cabras, que, segundo Joel, é perene e só é conhecida por aqueles que optam por fazer o trajeto Queimada dos Britos / Betânea, em vez de seguir direto para Santo Amaro. Confesso que me emocionei bastante diante daquela visão: lagoa extremamente verde, dunas em toda a sua volta, inclusive com vegetação, uma ilha de areia no meio da lagoa dominada pelas gaivotas etc.

-Trecho mais bonito de lagoas

- MAIS BONITA “Lagoa das Emendadas”, umas das mais bonitas por lá.

- Lagoa das Andorinhas, Agua transparente Azul

-Lagoa Gaivota

-Lagoa do Junco – Junco é uma planta que em geral cresce em alagadiços

5º DIA DO TREKKING – Bethânia /Santo Amaro – 12 km

- DE BETÂNEA A SANTO AMARO, caso consiga um barco economiza um bom tempo de trekking.

- 12 km em 7 horas de caminhada pelas dunas dos Lençóis Maranhenses. Nesse dia é muito importante sair muito cedo. O despertar é feito ainda de madrugada.

- Foi bem difícil o transporte até a rodovia para pegar um transporte para BarreirinhaSão Luiz

ESTUDAR

Pousada Água Doce: camarão na chapa, prato pra 2 pessoas R$ 70, cerveja R$ 6

Hospedaria São José: diária do quarto com ventilador com café da manhã R$ 30, água de coco R$2

Em Santo Amaro separada das dunas pelo Rio Alegre. Chega-se na casa da simpaticíssima Dona Chaga,

Jardineira Santo Amaro-Sangue: R$20

- Suco de Caja

- Guisado de carneiro à base de leite de coco preparado por Dona Joana

DICAS

• Cuide muito bem dos pés ANTES de iniciar a trilha. Depois que as bolhas se formam, o desconforto é muito pior. Recomendo fortemente que usem a fita Nexcare impermeável. É uma mão na roda ;]
    • No meio do ano faz muito calor então não é necessário levar muita roupa de frio.
    • A alimentação é feita nos “oásis”, povoados no meio do deserto. Então não chore desconto com essa galera em relação à alimentação. É muito difícil para eles transportar alimentos. São comunidades carentes. Ajude sempre que possível e seja grato pela comida no meio do nada.
    • Você terá a oportunidade de dormir em redes! Aproveite esse momento, mesmo que você ache desconfortável. Dica boa: durma na diagonal, assim vc vai dormir mais “retinho”.

EXTRA

# TRACKLOG

Autor: Trek Mundi

# A viação Cisne Branco faz o percurso de ônibus em cerca de 4 horas.

# Na alta estação [Junho, julho e agosto], se for de ônibus para Barreirinhas, compre a passagem com antecedência ¬ R$ 28,00. Partem lotados. A viagem dura em média 4h30min a 5h. A estrada estava boa [Cisne Branco: https://vendas.cisnebrancoturismo.com.br/cgi-bin/br5.cgi ];

# AIRbnb Boa OPÇÃO - (Santo Amaro / Atins / Barrerinhas)

# Barreirinha, cidade bem estruturada (muita bagunça, não gostei), onde fica lagoa Azul, Lagoa Bonita

# Distância percorrida durante os 5 dias Trekking: aproximadamente 70km. Para quem está acostumado a grandes travessias não vai encontrar tanta dificuldade;

# Caso for fazer os passeios clássicos de Barreirinhas e não tiver muito tempo, escolha o circuito da Lagoa Bonita, pois além de ser a mais bonita da região de Barreirinhas é menos procurada [quem fez o circuito da azul confirma]. Vá à tarde para curtir o pôr do sol, que é fantástico;

# Dica iníciar do Trekking em Canto de Atins, o vento sopra sempre a nosso favor e o sol não castiga o nosso rosto;

# Caso tenha tempo, faça a travessia em 6 dias, pois entre Queimada dos Britos e Betânia você vai enlouquecer com a beleza da Lagoa das Cabras, principalmente com a comunidade de Betânia.

# Lagoa Bonita, que parte de Barreirinhas e custou R$60,00 pp.

# Revoada dos Guarás no fim da tarde [R$25,00 pp]. Para isso, é necessária uma canoa para atravessar o Rio Preguiças até o lado dos Pequenos Lençóis.